Home > Dicas

Como remover um programa que não tem um desinstalador

Dá um pouquinho de trabalho, mas você não precisa ficar com um programa que não usa mais ocupando espaço no PC só porque ele não tem um desinstalador. Basta seguir estes passos.

Lincoln Spector e Rafael Rigues

29/05/2012 às 17h47

Foto:

Mesmo em pleno século 21 alguns desenvolvedores não seguem as boas práticas e distribuem programas sem um desinstalador, gerando um incômodo para o usuário na hora de removê-los. Felizmente ainda assim é possível se livrar deles, embora seja necessário um pouco de “trabalho braçal”. Basta seguir estas nossas dicas.

Antes de mais nada, tenha certeza de que não há um desinstalador. Olhe na pasta do programa no menu Iniciar, pode haver um link para ele ali. Você também deve checar a lista do Windows de desinstaladores. Clique no botão Iniciar e digite appwiz.cpl (seguido de Enter) no campo de pesquisa. A janela que surge lista todos os programas instalados na máquina. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre um deles e selecionar a opção “Desinstalar” para removê-lo do PC.

Às vezes um programa não tem um desinstalador oficial, mas há uma ferramenta de terceiros que faz o serviço. Experimente fazer uma busca no Google pelo nome do programa, seguido da palavra Uninstall. Se nem isso resolver, é hora de arregaçar as mangas e “despejar” o programa indesejado na marra. Veja como:

1) Crie um ponto de restauração do sistema, para que você possa reverter as mudanças caso algo dê errado. Clique no botão Iniciar, digite Criar ponto no campo de pesquisa e tecle Enter. Uma janela de Propriedades do Sistema deve aparecer na tela. Clique no botão Criar... nessa janela e siga as instruções na tela.

2) Entre em modo de segurança: Reinicie o PC e antes do Windows começar a carregar (ou seja, antes da animação com as luzes coloridas) tecle F8. Você pode ter de tentar alguma vezes para acertar o ritmo. No menu que surgir use as setas do teclado para selecionar a opção Modo de Segurança e tecle Enter

3) Encontre o caminho até a pasta que contém o programa. Se houver um atalho para ele no menu Iniciar ou no Desktop, clique com o botão direito do mouse sobre ele. O caminho é tudo o que está no campo Destino:, exceto o nome do arquivo. Por exemplo, se o campo diz C:\Arquivos de Programas\Bricked Software\ErodeCode.exe o caminho até o arquivo é C:\Arquivos de Programas\Bricked Software

desinstalar_propriedades-360px.jpg
Encontre o caminho até os arquivos do programa para saber o que apagar

Se não há um atalho no Desktop ou menu Iniciar, vá até C:\Arquivos de Programas e veja se consegue identificar a pasta com o programa. Olhe também na pasta C:\Arquivos de Programas (x86).

4) Apague a pasta com o programa. Se o caminho é C:\Arquivos de Programas\Bricked Software vá até C:\Arquivos de Programas no Windows Explorer e apague a pasta Bricked Software. Clique sobre ela e tecle Delete. Confirme e pronto.

5) Limpe o registro: agora você precisa remover todas as referências ao programa do Registro do sistema. Um utilitário gratuito como o CCleaner deve resolver o problema. E você nem precisa instalá-lo em seu PC: pode usar uma versão como o CCleaner Portable, que roda direto a partir de um pendrive.

desinstalar_ccleaner-360px.jpg
Use o CCleaner (ou a versão Portable) para limpar o registro do PC

Não importa a versão, abra o CCleaner e clique no ícone Registry no canto painel esquerdo da tela e no botão Scan for Issues. Quando a varredura estiver completa, clique em Fix Selected Issues. E sim, aceite o backup antes que as mudanças no registro sejam feitas.

6) Apague os atalhos. Todos eles, tanto no menu Iniciar quanto no desktop. 

7) Reinicie o computador. Pronto, o programa foi removido.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail