Home > Dicas

Como remover uma partição de um PC com dual boot

Se decidir que chegou a hora de eliminar um sistema operacional do seu PC, veja como proceder para apagá-lo do disco rígido.

Lincoln Spector, da PC WORLD/EUA

28/12/2009 às 8h20

WindowsXP_particao_ilustra150.jpg
Foto:

WindowsXP_particao_ilustra150Já descrevemos as instruções para fazer dual boot com o Windows 7. Hoje a dica será para quem deseja remover o sistema antigo (ou o próprio Windows 7, depende do usuário), seja para liberar mais espaço em disco ou porque não está mais utilizando uma das versões do sistema.

No exemplo descrito vamos remover a partição antiga, mas, caso queira apagar a partição do Windows 7, basta executar os procedimentos abaixo nessa partição.

Criar o dual boot foi fácil, entretanto, a remoção de um dos sistemas é um processo longo. Por isso dividimos o texto em duas partes: a primeira se concentra em mover os dados da partição antiga para a partição do Windows 7. A segunda parte explica como remover a partição antiga.

Para apagar a partição recomendamos utilizar o programa EASEUS Partition Master. A versão de 32 bits é gratuita, mas se você utiliza um sistema de 64 bits, terá que baixar a versão Professional, que tem o custo de 32 dólares.

Primeiro é interessante fazer backup ou imagem do sistema. Para isso indicamos o programa Macrium Reflect. Será necessário um disco externo para o backup. Essa parte não modifica em nada o processo de apagar a partição, mas garante a segurança de seus dados, caso aconteça algum imprevisto durante o processo.

Copiando os dados do XP ou Vista para o Windows 7
No Windows 7 abra duas janelas do Windows Explorer. Abrir uma em C:\Users\login, onde login é o nome do seu usuário no Windows. Na outra janela do Windows Explorer será aberta a seguinte pasta da partição antiga D:\Users\login ou D:\Documents and Settings\pasta login.

Leia também:
>> Como fazer dual boot com Windows 7
>> Como instalar vários sistemas operacionais em seu PC
>> Perguntas e respostas para quem está no XP e quer migrar para o windows 7
>> Backup: cinco passos para cuidar de seus dados adequadamente

Estamos supondo que a partição antiga esteja nomeada como unidade D, mas caso você tenha alterado, então utilize a letra na qual esteja direcionada a partição antiga.

Em seguida você pode simplesmente arrastar todas as pastas visíveis a partir da unidade D para uma pasta da unidade C. Por exemplo, uma pasta chamada sistema_old. Mas há uma ressalva caso você esteja usando o Windows Vista como sistema anterior: a pasta AppData não deve ser movida. O motivo é que pode haver algum conflito com o Windows 7, que também possui a pasta de mesmo nome.

tela_copia_580.jpg
Fazendo a cópia das pastas da partição antiga para a partição do Windows 7

Portanto, antes de fazer a cópia, recomendamos renomear essa pasta. Uma sugestão é AppData_old. Por que essa pasta é importante? Pelo motivo de que os dados dos aplicativos que você utilizava no sistema antigo estão todos nela. Se você usava o Outlook, por exemplo, seus contatos estarão nessa pasta.

O mesmo acontece para outros programas em que você guardava dados pessoais. Portanto, copiar o conteúdo da pasta AppData poderá ser bastante útil quando precisar dessas informações.

Caso o sistema antigo for o Windows XP, não haverá a pasta AppData, mas sim as pastas Application Data e Local Settings. Nesse caso, faça a cópia normalmente.

copia_350.jpg

Durante a cópia, cuidado para não substituir arquivos
ou diretórios com o mesmo nome

Se você tiver mais de um login em seu computador, cada um terá sua própria pasta Users (no caso do Windows Vista) ou Documents and Settings (no caso do Windows XP). Então repita as instruções acima para cada pasta.

Você também deve fazer isso para a pasta Pública, caso o sistema antigo for o Windows XP. Agora vamos ao próximo passo: remover a partição antiga de forma que o Windows 7 possa inicializar o computador.

Segunda parte - removendo a partição e deixando o HD com apenas um sistema
Antes de qualquer ação para apagar a partição antiga, ainda é necessário mover outro diretório dessa partição. Ele se encontra no diretório raiz e leva o nome de Bootmgr.

No Windows 7, abra duas janelas do Windows Explorer. Uma em C: e a outra na raiz da partição antiga (provavelmente D:). Selecione Organizar e, em seguida, Pastas e opções de pesquisa.

Clique na guia Exibir. Selecione Arquivos ocultos, pastas e drives. Agora  desmarque a opção Ocultar arquivos protegidos do sistema (recomendado). Confirme que realmente quer fazer isso, e clique em Ok.

opcoes_350.jpg

Agora arraste a pasta Bootmgr de D: para C:. Se o Windows informar que você precisa de permissão administrativa, clique em Continuar. Quando a pasta acabar de ser copiada, é necessário retornar para a caixa de diálogo Opções de Pasta e ocultar os arquivos do sistema operacional novamente. Em seguida, feche ambas as janelas.

Entra em ação o programa EASEUS Partition Master, citado na primeira parte dessa matéria. Carregue o programa e, com o botão direito do mouse, clique na partição do Windows 7 e selecione a opção Advanced. Em seguida escolha o item Set Active e clique em Ok.

easeus_580.jpg

Telas do programa EASEUS Partition Master

O programa irá reiniciar o sistema quando você clicar no botão Apply. A opção de dual boot continuará a aparecer, como se você ainda tivesse o sistema antigo, pois ainda não removemos a partição. Então escolha Windows 7.

Seu PC começa a inicializar, mas como o EASEUS Partition Master fez alterações, uma mensagem de erro será exibida. Não entre em pânico, pois essa situação era a esperada. Então coloque o DVD do Windows 7 na unidade óptica e reinicie. O sistema irá perguntar se deseja iniciar pelo DVD. Responda que sim pressionando qualquer tecla.

Na primeira tela, onde será solicitado para selecionar um idioma, simplesmente escolha o botão Seguinte. Na próxima tela será perguntado se deseja instalar o Windows, então,  escolha a opção Reparar seu computador, no canto inferior esquerdo.

Após alguns segundos, você será informado de que “O Windows encontrou problemas na inicialização do computador”. Em seguida o sistema pergunta: “aplicar correções e reniciar o computador?” Clique em Reparar e reiniciar.

Leia também:
>> Como instalar, configurar e usar o Modo XP no Windows 7
>> Como mover as mensagens do Outlook Express para um novo PC
>> Veja como simplificar e agilizar a instalação do windows

>> Cinco coisas de que ninguém sentirá falta no windows Vista

Desta vez deixe o Windows iniciar normalmente. De volta ao Windows 7, carregue o AESEUS Partition Manager. Clique com o botão direito do mouse na partição do sistema antigo e selecione Delete.

Após apagar a partição antiga, clique com o botão direito do mouse na partição do Windows 7 e selecione a opção Resize/Move. Então aumente a partição até preencher toda a área restante. Clique em Ok. Quando sair do programa, clique em Yes e o computador irá reiniciar.

A partir de agora você tem o HD inteiro para o Windows 7. Mas você irá perguntar: mas porque ainda aparece a tela de dual boot na inicialização?

Para corrigir isso, selecione Iniciar, clique com o botão direito do mouse em Computador e selecione Propriedades. Escolha Configurações avançadas do sistema. Na guia Avançado, no item Inicialização e Recuperação, clique no botão Configurações.

opcao_boot7.jpg

Desmarque a opção de tempo para iniciar o sistema automaticamente

Então certifique-se que o sistema operacional padrão esteja como Windows 7. Em seguida desmarque a opção Tempo para exibir lista de sistemas operacionais.

Finalmente sua máquina está apenas com o Windows 7.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail