Home > Dicas

Como restaurar os movimentos de três dedos do Snow Leopard no Lion

Ação de deslizar os dedos possui gestos diferentes no novo sistema para Macs; dica de leitor ajuda a contornar o problema com apenas uma tecla

Macworld / EUA

25/08/2011 às 15h25

Foto:

Nos dias de glória do sistema Snow Leopard, os movimentos de deslizar (swipe) com três dedos podiam ajudar a navegar pelo Finder: um deslizar com três dedos para a esquerda levava para um passo de volta em sua navegação no Finder; o mesmo movimento para a direita ia frente de novo.

No Lion, obviamente, os movimentos de swipe com três dedos desempenha uma função muito diferente – eles navegam entre espaço (você pode mudar esse gesto para um swipe de quatro dedos no painel Trackpad das Preferências de Sistema; lembre-se também que se você habilitar o movimento de arrastar com três dedos, então o Lion habilita o swipe com quatro dedos automaticamente).

Um leitor do nosso fórum Hints (Dicas) descobriu uma maneira intrigante de restaurar o comportamento antigo do Snow Leopard sempre que necessário.

trackpad1.jpg

Trackpad: várias formas de comandar o computador

O truque? Segure a tecla Option apertada enquanto desliza seus dedos. Isso elimina o gesto de mudança de espaços, e permite que a antiga funcionalidade do Snow Leopard retorne para brilhar mais uma vez. E essa é a melhor parte: o truque de segurar a tecla Option não funciona apenas para navegar pelas janelas do Finder.

"Quando usava o Snow Leopard, adorava usar os movimentos de deslizar com três dedos para navegar pelo app oficial do Twitter; quando eu seguro a Option e deslizo os dedos, consigo esses gestos de volta", conta o leitor.

O truque de segurar a tecla também funciona no navegador Safari; segure a Option enquanto deslizar seus três dedos, e pode navegar entre as páginas que visitou. E o swipe com a tecla Option funciona de modo diferente do padrão inverso do Lion de deslizar dois dedos no Safari – ele segue a abordagem do Snow Leopard, pela qual deslizar para a esquerda volta uma página.

Vale a pena experimentar esse truque com a tecla Option. Muitos aplicativos oferecem gestos que você também pode descobrir ao brincar no seu Mac. E, é claro,  conte nos comentários abaixo as suas descobertas de movimentos com os dedos no Lion.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail