Home > Dicas

Como salvar páginas e sites inteiros da web para ler em modo offline

Vai ficar um tempo sem conexão e quer navegar mesmo assim? Vários aplicativos ajudam a fazer isso sem gastar nada.

Lincoln Spector, da PC World/USA

30/10/2009 às 20h02

web_disconectada_150.jpeg
Foto:

web_disconectada_150.jpegVai ficar um tempo sem conexão internet e, mesmo assim, que navegar em seu notebook? Saiba que isso é possível e muito fácil de ser conseguido. É o que se convencionou chamar navegação offline, procedimento que baixa para o HD do computador o conteúdo de páginas (e até de sites inteiros) e que podem ser acessados depois de modo similar a quando se tem uma conexão ativa, inclusive com acesso às imagens que estão nas páginas.

No Firefox, por exemplo, selecione Arquivo, em seguida, Salvar como. Na janela que se abre, na opção Salvar como tipo, selecione Salvar página da web, completa. Salve o arquivo.

O Firefox irá salvar a página como HTML e também salvará todos os arquivos de suporte em uma pasta local. Mas isso não é suficiente, pois páginas mais complexas não serão corretamente reproduzidas quando no modo offline.

É mais interessante usar um programa como o HTTrack. Esse software gratuito salvará a página inteira de um site, incluindo as imagens e mantendo a estrutura de links. Ele não salvará páginas de links externos, como os de publicidade.

A interface pode ser um pouco feia e os termos técnicos usados podem não ser tão confortáveis, mas se você manter a configuração padrão, não há com o que se preocupar.

Mas tenha em mente que baixar um site inteiro pode levar muito tempo, ainda mais se a conexão não ajudar. Mas há um ponto positivo também: depois de baixar o site inteiro, o HTTrack pode, no futuro, baixar apenas as atualizações desse site.

httracker.jpg

Tela do HTTrack: baixa sites inteiros para leitura offline posteriomente

Se quiser uma alternativa, experimente o Wysigot Light, também gratuitos e com recursos bacanas para quem deseja fazer o download de sites completos para o PC.

Mas tenha em mente que baixar um site inteiro pode levar muito tempo,
ainda mais se a conexão não ajudar. Mas há um ponto positivo também:
depois de baixar o site inteiro, o

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail