Home > Notícias

Como será a tecnologia da informação daqui a dez anos, segundo Gates

Fundador da Microsoft prevê novas formas de assistir TV, de usar o telefone e de inserir informações nos computadores.

Por IDG News Service/EUA

13/03/2008 às 16h39

2redes_1acesso_150.jpg
Foto:

2redes_1acesso_150A próxima década vai trazer ainda mais avanços em software e computação do que se observou nos últimos 10 anos, possibilitando novas formas de assistir TV, de usar o telefone e de inserir informações nos computadores, previu o presidente do conselho da Microsoft, Bill Gates, nesta quinta-feira (13/03).

As mudanças na tecnologia serão “muito substanciais” e vão permear todas as facetas da vida, disse o fundador da MS. Segundo Gates, os PCs e softwares já mudaram a forma como as pessoas tiram fotos e compram músicas, mas outras indústrias serão afetadas nos próximos anos.

Confira as principais previsões de Gates para a próxima década:

TV + internet
A TV vai se casar com a internet, permitindo notícias e comerciais personalizados. As pessoas vão assistir mais filmes feitos em casa na TV, e os aparelhos de TV e computadores serão cada vez mais conectados. A televisão será “algo totalmente diferente”, disse ele.

Telefones inteligentes
Os aparelhos de telefone cada vez mais serão capazes de processar vídeo, e-mail e outras mídias digitais. O reconhecimento de voz vai permitir aos usuários de telefone pedir informações como o restaurante mais próximo.

Software como serviço
Mais e mais softwares serão oferecidos como serviço pela internet, em vez de ficarem hospedados nos computadores.

Dispositivos de entrada
Os usuários de computadores terão mais opções para inserir informações, além do mouse e do teclado. Softwares de voz e escrita manual vão ganhar popularidade. Os computadores vão deixar o formato convencional, com reconhecimento de voz e câmeras com sensor de movimento permitindo aos usuários controlar telas embutidas em mesas e telas brancas.

Escola digital
Mais escolas vão trocar livros escolares por tablet PCs que armazenam dezenas de livros. Novos tipos de materiais escolares vão incluir vídeo e outras mídias.
++++
2redes_1acesso_150Computação 3D
As companhias e agências do governo vão abraçar a computação tridimensional, oferecendo aos usuários novas formas de interagir com mundos virtuais. Estudantes vão cada vez mais usar softwares para simular experimentos.

“De uma forma geral, podemos dizer que trabalhadores da informação... ainda não estão equipados para colaborar da forma que deveriam”, disse Gates. “Acho que a oportunidade é maior que nunca”.

Gates se mostrou otimista sobre o futuro da indústria de tecnologia, mesmo com as questões sobre a economia norte-americana. O executivo voltou a pedir mais vistos de imigração, para aumentar a mão de obra qualificada no país.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail