Home > Notícias

Como seria o “iPhone 5”: patentes indicam modelo mais fino e flash inteligente

Sites americanos descobriram novas patentes solicitadas pela Apple, que apontam para smartphones ultrafinos e com recursos fotográficos mais avançados

PC World / EUA

28/09/2010 às 11h21

Foto:

Nem sempre as patentes requisitadas pela Apple se tornam produtos de verdade, mas dois pedidos recentes parecem adições lógicas para a próxima geração de iPhones e iPods Touch. O primeiro requerimento de patente, descoberto pelo site AppleInsider, aponta para um tipo especial de entrada de áudio (jack) que utiliza menos espaço interno do aparelho.

O chamado “Audio Jack With Pogo Pins for Conductive Contacts” inclui pinos retráteis que entram em contato com uma entrada de fone ouvido padrão, de 0,3cm. Os pinos são uma alternativa menor para “vigas de suporte”, componentes que dobram para dar lugar aos fones de ouvido que entram.

O AppleInsider aponta o mais novo iPod Nano como evidência de como entradas de fone de ouvido existentes podem ditar o tamanho de um aparelho. Como notou o site iFixit ao desmontar o novo Nano, o painel de vidro frontal do tocador fica a 0,3 mm da base, provavelmente em razão da entrada de áudio. A Apple poderia ter feito o portátil mais grosso para acomodar a conexão enquanto mantém o vidro no mesmo nível, mas em vez disso eles provavelmente escolheram erguer o painel de vidro.

iphone501.jpg

Imagem da patente publicada pelo site AppleInsider aponta nova entrada de áudio que ocupa menos espaço

O outro pedido de patente, descrito pelo site especializado Patently Apple, aponta um flash fotográfico “inteligente”. Ele usaria um “redirecionador” para alterar o nível máximo do perfil de energia espacial da luz, efetivamente apontando a luz em direções diferentes e às vezes reduzindo a intensidade do flash.

A luz poderia ser redirecionada automaticamente, com o uso de um medidor para detectar os locais onde uma cena precisa de mais iluminação, ou manualmente, com o usuário tocando na tela para focar o flash, da mesma maneira que o foco automaático é implementado agora. No momento, apenas o iPhone poderia utilizar esse recurso, por ser o único aparelho da Apple com flash fotográfico, mas não seria surpresa se o seu “irmão” mais novo iPod Touch ganhasse flash nas próximas gerações.

iphone502.jpg

Patente publicada pelo Patently Apple explica funcionamento do flash "inteligente"

Se a empresa de Steve Jobs realmente usar essas patentes, estamos basicamente olhando para aparelhos (ainda mais) mais finos e com câmeras mais competitivas. Não vai mudar o mercado ou mundo, mas são mudanças certamente bem-vindas.

O mais recente modelo do smartphone da Apple, o iPhone 4, foi lançado oficialmente no Brasil no último dia 17/9.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail