Home > Dicas

Como simular miniaturas em suas fotos

Efeito, conhecido como Tilt-Shift, pode ser feito com a ajuda de uma lente especial ou utilizando um aplicativo web gratuito. Saiba como.

Dave Johnson, PC World / EUA

10/09/2009 às 18h51

miniaturas_150.jpg
Foto:

A fotografia digital ajudou a expandir os horizontes da fotografia comum, proporcionando a criação de imagens incrivelmente reais, principalmente com a ajuda de programas de edição.

Leia também:
> Crie fotos com melhor contraste usando a técnica HDR
> Tire fotos em contraluz
> Regras básicas para retratos de pessoas
> Capture boas imagens de gotas de orvalho
> Doze downloads para lidar melhor com fotos digitais

E o estilo de fotografia que imita miniaturas está se tornando cada vez mais popular. Entre os aficionados por fotografia esta técnica recebe o nome de Tilt-Shift, pois é feito com um tipo de lente articulada especial (chamada lente Tilt-Shift) que cria fotos onde a profundidade do foco é quase nula.

Ou seja, se você tira uma foto comum do horizonte de uma cidade, por exemplo, tudo é tão distante que o foco utilizado está no modo infinito. Se você tira foto de uma boneca, tudo é tão perto que apenas uma parte da imagem será focada devidamente, como o olho ou cabelo.

Então se você quer capturar o horizonte de uma forma que somente o primeiro plano esteja focado (imagem ou objeto mais próximo), então você irá criar uma imagem que lembrará uma miniatura. E as lentes Tilt-Shift fazem esse efeito.

Criando miniaturas

Porém é possível criar suas próprias imagens tilt-shift sem o uso das lentes especiais. E para isso basta utilizar um aplicativo gratuito da web chamado TiltShift Generator.

Acessando a página do programa, clique em Open e então especifique a foto em seu computador. Em seguida você precisará ajustar o efeito. Comece clicando sobre o local da imagem onde quer que o foco seja colocado.

miniaturas_01.jpg

Escolha uma imagem que tenha um bom primeiro plano e que esteja com a imagem nítida

Geralmente o foco é colocado no primeiro plano da imagem. Você pode controlar o tamanho do campo de focagem, apenas arrastando o ponto localizado na borda do círculo, ou então usar o controle slide da função Center Radius.

miniaturas_02.jpg

Ajuste o local que quer focar arrastando o ponto no círculo

Então você pode ajustar a profundidade do efeito, cor, saturação, brilho e contraste. Ao terminar, basta salvar a imagem final em seu computador. Se você tem o Adobe Air instalado (pode baixá-lo aqui também), você pode baixar e instalar a versão Air do TiltShift Generator em seu computador.

miniaturas_03.jpg

O resultado final deve ter a aparência de uma miniatura, como na imagem acima

Embora o programa nem sempre crie resultados perfeitos – claro que isso também depende da foto que você escolher, que pode não ser ideal para este tipo de efeito –, mas é um aplicativo divertido e fácil de usar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail