Home > Dicas

Como sincronizar arquivos PDF para ler no iPad

Saiba como copiar documentos nesse formato - como textos ou livros - para ler quando quiser no tablet da Apple, mesmo sem conexão à Internet

William Marchiori, para a Macworld Brasil

05/08/2011 às 11h42

Foto:

Há várias formas de abrir um arquivo PDF no iPad. Se você está com pressa, a forma mais simples é enviar o arquivo por e-mail e abrir no tablet: o cliente nativo de correio eletrônico Mail consegue visualizar documentos nesse formato, mas não permite salvar.

Vários aplicativos na App Store oferecem soluções para armazenar e gerenciar documentos PDF no iPad - alguns pagos e outros gratuitos. Mas a forma mais simples de se fazer isso é com o iBooks, da própria Apple, que é um ótimo leitor de arquivos.

Para começar, você precisará baixar o  iBooks, gratuitamente na App store. Primeiro, adicione os arquivos PDF que você quer transferir ao iTunes - isso pode ser feito por meio do menu Arquivo, Adicionar itens à biblioteca ou simplesmente arrastando os documentos para a seção Livros da biblioteca do iTunes.

photo2.png
Aba livros no iTunes mostra quais arquivos podem ser sincronizados com o iPad

Com os arquivos na biblioteca, conecte seu iPad ao computador e vá até a aba Livros. Ela lista os livros e arquivos PDF da biblioteca que podem ser transferidos para o iPad. Agora, marque a opção Sincronizar todos os livros para transferir todos os arquivos ou Sincronizar apenas os livros selecionados para escolher quais arquivos serão transferidos e pressione o botão Sincronizar.

Para acessar os arquivos, basta abrir o iBooks, tocar em Coleções e selecionar PDFs. Eles aparecerão, como livros, na estante virtual.

photo.png

Selecione Coleções e depois PDFs para ver seus arquivos no iBooks

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail