Home > Dicas

Como ter várias caixas de entrada no Gmail

Saiba como utilizar a nova ferramenta de organização da área Labs do Gmail e visualize até múltiplas contas de e-mail na sua caixa de entrada

Ian Paul, PC World / EUA

31/03/2009 às 14h22

GMail_VariasCPs_ilustra_150.jpg
Foto:

GMail_VariasCPs_ilustra_150O Gmail agregou mais uma ferramenta para ajudar na organização do seu e-mail. Chamada de Várias caixas de entrada, a nova ferramenta permite que você visualize até 4 listas de mensagens de e-mail, além da sua caixa de entrada do Gmail, em uma única tela.

Duas ótimas características do Gmail são os Filtros e Marcadores, que permitem que você destaque e manuseie seus e-mails, com base em critérios de busca definidos por você.

Enquanto essas características te ajudam a manter-se organizado, você precisa visualizar cada uma separadamente para saber o que está acontecendo por ali. Adicionando a função Várias Caixas de Entrada, você poderá ver todas as suas listas de uma só vez.

Como funciona
Digamos que você é assinante da newsletter da PC WORLD. Se você não tem o costume de lê-las assim que as recebe, provavelmente elas irão se acumular em sua caixa de mensagens.

Em vez de cancelar o recebimento e ficar por fora das notícias de tecnologia, utilize então a função Filtros e Marcadores para organizar sua caixa de entrada.

Multiple_Inboxes_default_view_350

Clique aqui para ampliar a imagem.

Crie um marcador como “tecnologia”, por exemplo, e então crie um filtro para marcar todas as mensagens de “tecnologia” como já lidas. Então, quando tiver tempo de ver as mensagens, você só precisa clicar no marcador listado no canto esquerdo do painel do Gmail e as mensagens referentes a essa marcação irão surgir.

Como utilizar
A função Várias Caixas de Entrada vai além e permite que você veja as mensagens novas recebidas e as marcadas como “tecnologia”, além de mais três listas diferentes, toda vez que abrir sua caixa de entrada.

Basta ativar a função no Gmail, acessando Configurações, Labs, Várias Caixas de Entrada. Essa ação já irá criar uma aba para essa função dentro de Configurações, onde você poderá fazer as alterações.

Por padrão, a função está programada para exibir as mensagens marcadas com estrela e os rascunhos. No entanto, você pode modificar isso a seu modo. Também é possível alterar o visual da função e deixar suas listas dispostas como quiser na caixa de entrada.

A ferramenta Várias Caixas de Entrada também permite que você controle o número de mensagens que se vê em cada lista. Por padrão este número inicialmente está em 9 mensagens, mas você pode modificar para outro número entre 1 e 99. Porém, em nossos testes, diminuir muito esse número deixou a visualização com alguns problemas.

Multiple_Inboxes_350

Clique aqui para ampliar a imagem.

Múltiplas contas de e-mail
Esta funcionalidade será uma útil ferramenta para quem precisa se organizar, especialmente se você mantém múltiplas mensagens, como de trabalho e pessoais, na mesma caixa de entrada.

Mas se você estava imaginando que as Várias Caixas de Entrada significassem múltiplas contas de e-mail em uma única caixa de entrada, saiba que isso também é possível de se fazer.

Para definir outras contas de e-mail na sua caixa de entrada do Gmail, vá até Configurações, Contas. Na seção Receber Mensagens de Outras Contas clique na opção Adicionar uma conta de e-mail que você possui.

Outra janela irá abrir e então você digita seu outro endereço de e-mail e ao prosseguir, o Gmail completará as informações com dados padrões (como Servidor POP e Porta), portanto é recomendável procurar esses dados antes de continuar.

Depois defina como vai organizar o recebimento dessas mensagens, entre com sua senha pessoal desse e-mail e clique em Adicionar nova conta. Então você poderá configurar a visualização utilizando a função Várias Caixas de Entrada.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail