Home > Dicas

Como transferir arquivos do PC para o Mac

Na primeira parte de nosso especial sobre a migração do Windows para o mundo Apple, saiba como transferir documentos, e-mails e arquivos multimídia de uma plataforma para outra

Macworld/EUA

11/11/2009 às 12h30

Foto:

Pensando em trocar seu PC usado por um Mac? Usuários mais antigos de computadores Windows costumam ter  muitos gigabytes de informação armazenados no computador. Provavelmente será necessário transferir arquivos em PDF, músicas, fotos , vídeos, documentos de texto e e-mails, entre outros.

Na grande maioria dos casos, esses arquivos são compatíveis com o Mac, não necessitando de conversão ou softwares especiais. Uma excecção importante:  se você tiver músicas e vídeos no formato Windows Media, eles deverão ser convertidos para serem usados no QuickTime OS X. O Flip4Mac pode fazer esse trabalho.

Use um disco rígido externo
O site de suporte da Apple sugere várias possibilidades para fazer essa transferência de arquivos, mas uma boa dica é o uso de discos rígidos externos. Eles são pequenos, rápidos e podem ser conectados em qualquer computador que tenha portas USB. Conecte o disco rígido no seu PC e transfira todos seus arquivos para ele. Terminado o processo, ligue-o no Mac e arraste os arquivos para o sistema utilizando o Finder. Para quem ainda não conhece, o Finder é uma ferramenta do sistema operacional da Apple semelhante ao Windows Explorer, da Microsoft. A pasta que aparece no canto esquerdo do Finder com o seu nome equivale a pasta Meus Documentos do Windows - um bom local para guardar as fotos, vídeos e músicas.

Se você não tem disco rígido externo, esta pode ser a  hora de comprar um. Os preços variam entre 200 e 250 reais, para um modelo de 320 GB, e a partir de 300 reais, para 500 GB de armazenamento.

Caso queira fazer a  transferência de arquivos diretamente para uma máquina virtual  Windows, vale usar o utilitário de transferência que acompanha os programas de virtualização.

Transfira seus e-mails
Mover os  e-mails do PC para o Mac é algo simples, se ele estiver configurado em conta POP3 ou SMTP. Esse método armazena os e-mails no servidor da empresa, que disponibiliza a conta de correio eletrônico para o usuário. Basta abrir um gerenciador de correio no Mac, como o Mail, e digitar as informações de sua conta e dos servidores POP e SMTP. Os e-mails são baixados automaticamente.

Caso o sistema de e-mails configurado em seu computador não armazene as mensagens no servidor, o processo é um pouco mais complicado. Será necessário identificar o local onde as mensagens ficam armazenadas para importá-las no Mail. O programa é capaz de importar arquivos no formato mbox por meio do comando Importar Mailboxes, encontrado no menu Arquivo. Se o seu gerenciador de e-mails atual pode exportar as mensagens no formato mbox, faça isso. A segunda alternativa é utilizar a ferramenta de transferência de e-mails do Google para receber as mensagens armazenadas na máquina e, em seguida, baixá-las no Mac.

Quem estiver disposto a desembolsar 40 dólares pelo programa Move2Mac, poderá fazer de maneira mais fácil as transferências de todos os arquivos, incluindo e-mails do Outlook, favoritos, contatos e até mesmo o papel de parede, por meio de um disco rígido externo ou via rede de computadores.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail