Home > Dicas

Como usar hardwares e softwares antigos no Mac

Segunda parte do especial sobre a migração do Windows para o mundo Apple mostra como ter seus periféricos e softwares funcionando em um novo equipamento - quando possível

Macworld/EUA

13/11/2009 às 12h42

Foto:

Uma boa notícia para quem for migrar do PC para o Mac: a maioria dos periféricos, como impressoras, câmeras digitais, roteadores, discos rígidos externos e scanners devem funcionar perfeitamente com o Mac. Claro que a melhor forma para confirmar o funcionamento é por meio de testes com cada equipamento separadamente. Mas se algum deles falhar, visite o site do fabricante e procure por um driver compatível com o Mac OS X.

Especial migração do Windows para Mac:

> Como transferir arquivos do PC para o Mac

Em algumas categorias, porém, a compatibilidade dos Macs ainda é limitada. É o caso dos MP3 players e celulares (provavelmente para incentivar a venda de iPods e iPhones). É difiícil achar algum tocador de MP3,  como também celulares, que funcionem perfeitamente com o sistema Mac OS X. Nesses casos, programas de terceiros, como o Missing Sync utillities, da desenvolvedora Mark / Space, podem fazer um bom trabalho e adaptar o sistema com seus portáteis.

Enquanto a maioria dos hardwares funciona em ambos, PCs e Macs, os aplicativos, infelizmente não têm o mesmo comportamento. Em geral, eles são programados para funcionar em apenas um sistema operacional, portanto, pode ser necessário comprar uma versão do software que seja compatível com Macs (se disponível pelo fabricante). Se o programa for muito caro, ou caso não exista a versão para Macs, uma boa alternativa é usar algum programa de virtuaização para rodar o Windows no Mac.

Muitos programas para Windows são disponibilizados em versões para Macs. Eles não são iguais às versões do Windows, mas praticamente todos os recursos são encontrados nas duas versões. Veja, abaixo, alguns dos programas mais importantes compatíveis com Macs.

Navegador
Usuários do Windows podem estar acostumados com o navegador padrão Internet Explorer. Mas o navegador não funciona na plataforma do concorrente. Mas há navegadores similares (e até melhores) que funcionam no Mac OS X,  como Firefox, Opera e  Safari (da própria Apple).

Alguns plugins usados no IE também são compatíveis com o Firefox, que por sua vez funcionam no Mac. O plugin Xmarks é um bom  exemplo. Sua função é salvar em um servidor da internet todos os favoritos do usuário para que sejam usados em qualquer outro computador. Nesse caso, seus favoritos seriam transportados para o Mac sem nenhum problema.

Pacote Office 2008
O pacote de aplicativos Office 2008 para Mac é bem diferente da versão 2007 para Windows. Tem menos aplicações e recursos disponíveis (para ser justo, também há alguns recursos na versão 2008 indisponíveis na 2007 de Windows). A interface diferente pode causar confusão para passageiros de primeira viagem. O Office 2008 para Mac está disponível na versão Home e Student Edition por 299 e na Business Edition por 999 reais.

A Apple oferece um concorrete para o Office, chamado de iWork ’09. Comparado com os programas do Office, o editor de textos da Apple, Pages; o editor de planilhas, Numbers; e o editor de slides, Keynote, têm as ferramentas básicas de edição, mas com menos recursos, se comparados com o pacote Office. A versão do iWork ’09 custa 199 reais.

switchers_pages_09_original.jpg

Pages '09: processador de textos pode não ter todas as funções do Microsoft Word, mas permite criar documentos com boa qualidade

E-mail e calendário
Todos os Macs da Apple vêm com o gerenciador de e-mails Mail e o calendário iCal. Nas versões do Snow Leopard, esses programas fazem a sincronização com os servidores Microsoft Exchange.

Finanças pessoais
Cuidar das finanças pessoais no Mac ainda é função para programa Quicken, que ainda está na versão 2007. Uma atualização está prevista para ser lançada em fevereiro de 2010, mas se você não conseguir esperar, tente o Moneydance, ou Mint.com.

Criatividade
A Apple tem um conjunto de ferramentas inovadoras para edição de fotos (iPhoto), vídeos (iMovie), músicas (Garageband), DVDs (iDVD), e sites de internet (iWeb). Todos esses programas fazem parte do pacote iLife que são bem fáceis de usar – muitas características foram adotadas por programa para Windows.

Segurança
O seu PC com Windows deve ter um antivíru ou anti-spyware. No Mac OS X, são poucos os relatos de vírus e malwares existentes. De qualquer forma, vale ter um programa de proteção. E há opções gratuitas, como AntiVirus. Para conhecer mais sobre o assunto, leia a reportagem sobre o funcionamento das ferramentas de proteção do Snow Leopard.

Utilitários
O Mac OS X vem com o Utilitário de Disco, uma boa ferramenta para a formatação e partição do disco rígido. Recursos de reparação podem resolver inúmeros problemas de maneira simples. Outros programas terceirizados que visam atender as necessidades de usuários avançados para mexer nas configurações do sistema são os TechTool Pro e Disk Warrior.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail