Home > Dicas

Como usar melhor o recurso Mission Control do Lion

Função do novo sistema combina de forma simples recursos de ferramentas anteriores, como Spaces e Exposé; dicas de leitores tornam seu uso mais fácil

Macworld/EUA

10/08/2011 às 15h09

Foto:

Se você achava o Spaces muito confuso ou problemático no Snow Leopard, deveria dar mais uma chance aos desktops virtuais no recém-lançado sistema Mac OS X Lion. A nova função Mission Control combina recursos do Spaces e do Exposé e deixa-os mais "utilizáveis". Confira dicas de leitores da Macworld dos EUA que deixam ainda mais fácil o uso do Mission Control.

Em primeiro lugar, para te ajudar a distinguir seus desktops virtuais, o leitor identificado em nosso fórum como  “simplebeep” afirma que você pode escolher uma imagem única de desktop para cada um deles. Para isso, abra a opção System Preferences (Preferências de Sistema) no seu primeiro desktop, acesse o painel Desktop & Screen Saver (Desktop & Proteção de Tela) e ajuste a imagem de fundo de sua escolha.

Depois, entre no Mission Control (ao apertar a seta superior Control-Up, usando o movimento de deslizar três ou quatro dedos, ou clicando no ícone em seu Dock). Uma vez lá, arraste a janela do System Preferences da sua atual área de trabalho para outro desktop (se não tiver criado um segundo desktop, arraste-o para o desktop “fantasma” que aparece no canto superior direito do Mission Control assim que você começa a arrastá-lo).

lionmissioncontrol.jpg

Mission Control: recursos do Exposé e do Spaces

Volte para o painel Desktop & Screen Saver e escolha outra imagem de desktop; essa nova imagem só irá aparecer no segundo desktop. Repita esse procedimento para quantas áreas de trabalho quiser. Seus fundos separados serão salvos após você reiniciar o computador.

Um usuário anônimo do Hints aponta uma maneira eficiente de selecionar um desktop diferente sem sair do Mission Control. Digamos que você está no “Desktop A” e quer arrastar um app do “Desktop B” para ele. Após abrir o Mission Control, seu instinto pode te dizer para clicar no “Desktop B” – mas isso iria fechar imediatamente o Mission Control e te levar para o “Desktop B”. Para evitar isso, apenas segure a tecla Option apertada quando clicar no “Desktop B”; isso vai abri-lo no Mission Control.

Por último, o leitor “cibi3d” mostra como você pode fazer com que aplicativos individuais apareçam em desktops específicos – ou em todos eles ou em nenhum: clique com o botão direito do mouse no ícone de um aplicativo do Dock e verifique o submenu Options (Opções). Lá, você pode escolher a quais desktops aquele aplicativo deve pertencer.

Selecionar a opção All Desktops (Todos os Desktops) significa que o app vai aparecer em todas as áreas de trabalho; escolher This Desktop (Este Desktop) enquanto você está, digamos, no “Desktop A” vai fazer com que esse app apareça apenas nessa área de trabalho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail