Como usar o browser Tor para navegar na web anonimamente

Instalar o navegador para andar pela internet por meio da rede Tor é simples e pode livrar você dos programas de rastreamento de usuários

Foto: PC World
https://pcworld.com.br/como-usar-o-browser-tor-para-navegar-na-web-anonimamente/
Clique para copiar

Há alguns anos, para garantir anonimato para seus usuários, alguns bibliotecários mais radicais no estado de Massachusetts (EUA) estavam instalando o browser (navegador) Tor em todos os PCs públicos em suas bibliotecas para impedir que seu uso fosse rastreado passivamente pelo governo, ou por mecanismos de publicidade online dirigida e segmentada.

Podemos considerar o projeto no mínimo interessante, pendendo para o arrojado, para proteger os usuários. Mas você não precisa viajar até os EUA e visitar uma biblioteca em Boston para usar o Tor. Conectar-se à rede Tor a partir do seu próprio PC é rápido, basta seguir alguns passos que incluem instalar o navegador do projeto Tor.

O que é Tor?

Tor é uma rede de computadores administrada por voluntários em todo o mundo. Cada voluntário é responsável por um relé (relay), que é basicamente um computador equipado com software que permite aos usuários se conectarem à Internet através da rede Tor.

Antes de acessar a Internet aberta, o Navegador Tor se conectará a vários relays diferentes, limpando seus rastros a cada passo do caminho, dificultando a identificação de onde você vem e quem você realmente é.

Embora a rede Tor tenha ganho (má) reputação por ser uma ferramenta usada também por pessoas que podem se interessar por comprar produtos ilícitos on-line, suas características permitem vários usos legítimos, entre elas ativistas políticos escondendo suas atividades em regimes opressivos e jornalistas comunicando-se com fontes anônimas, por exemplo.

Ou simplesmente, como deve ser seu caso, manter sua navegação privada para escapar de anunciantes ou evitar um eventual rastreamento pelo seu ISP.

Como instalar

A maneira mais fácil de usar a rede Tor é fazer o download do Navegador Tor. Ele é uma versão modificada do Firefox, combinada com um monte de outros softwares que conectam você à rede Tor. O Tor tem versões para Windows, Apple MacOS e GNU/Linux. A boa notícia: o programa está em português, basta procurar na lista de línguas disponíveis que vai se abrir nessa tela. Lembrando que se você é marinheiro de primeira viagem, melhor escolher a opção Stable Tor Browser.

Depois de fazer o download do instalador, chega a hora de fazer a instalação. Na versão Windows, o browser Tor vem como um arquivo EXE, então o processo é igual ao de instalar qualquer outro programa. A principal diferença é que o navegador sugere a área de trabalho (Desktop) como o local de instalação e não um diretório específico como os programas usuais.

O navegador Tor faz isso porque é um software portátil e não se integra a um sistema Windows como os programas típicos fazem. Isso significa que você pode executar o navegador Tor de praticamente qualquer lugar – da área de trabalho, na pasta de documentos ou até mesmo em uma unidade USB.

Quando você chegar na janela Escolha local de instalação clique em Procurar… e escolha onde deseja instalar o navegador. No meu caso, eu o instalei em uma unidade USB que carrego comigo junto com minhas chaves.

Depois de selecionar sua localização, basta pressionar Instalar e o Tor cuida do resto.

Usando o Navegador Tor

Uma vez que o navegador esteja instalado, você terá uma velha e simples pasta de arquivos chamada Tor Browser. Abra-a e dentro você verá “Start Tor Browser.exe” (se o seu sistema operacional é Windows). Clique nesse arquivo e uma nova janela será aberta perguntando se você deseja se conectar diretamente à rede Tor ou se precisa definir as configurações de proxy primeiro.

Para a maioria das pessoas, escolher a opção direta é melhor, então escolha Conectar. Alguns segundos depois, uma versão do Firefox será lançada e você estará conectado à rede Tor e poderá navegar em relativo anonimato.

Para ter certeza de que você está conectado ao Tor, acesse whatismyip.com, que detectará automaticamente sua localização com base no seu endereço IP. Se o seu navegador mostrar você vindo de um local que não é seu, você está pronto para navegar. Apenas certifique-se de fazer toda a sua navegação anônima no próprio Navegador Tor, já que outros programas no seu sistema não estão conectados ao Tor.

Mas navegar anonimamente no Tor não é tão fácil quanto iniciar um programa. Há também algumas regras de percurso que você deve observar, como a conexão a todos os sites possíveis por meio da criptografia SSL / TSL (HTTPS). Se você não fizer isso, qualquer coisa que você fizer on-line poderá ser observada pela pessoa que estiver executando o seu nó de saída.

O navegador tem o add-on HTTPS Everywhere da Electronic Frontier Foundation instalado por padrão, o que deve atender às suas necessidades de SSL / TSL na maioria das vezes. O Projeto Tor tem mais dicas sobre como navegar anonimamente .

Além disso, lembre-se de que a navegação anônima não o torna imune a vírus e outros malwares. Se você estiver indo para áreas problemáticas da Internet, a Tor não poderá protegê-lo contra softwares mal-intencionados que possam ser usados ​​para revelar sua localização. Mas para um usuário médio da Internet, no entanto, o browser Tor deve ser suficiente para manter sua navegação on-line privada.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site