Home > Dicas

Como usar o Gmail para barrar spams de qualquer conta de e-mail

Serviço de webmail oferece um filtro matador para spams. Saiba como usá-lo em favor de outros serviços de correio eletrônico.

Rick Broida, da PC World/EUA

14/10/2008 às 16h22

gmail_barra_spam_150.jpg
Foto:

gmail_spam_150Todo mundo tem seu método preferido de acabar com os spams, o grande mal das caixas de entrada em todo o mundo. Ferramentas como o MailWasher e o SpamAssassin são o suficiente para alguns; mas também existe uma outra solução: o Gmail.

O serviço de e-mail mundialmente popular do Google faz um excelente trabalho filtrando o que não interessa – mas não apenas para contas do Gmail.

Suponha que você tenha um domínio particular (algo como seudomínio.com.br) que utiliza como conta principal de e-mail e que é sempre bombardeado com spam.

Utilizando-se de alguns dos recursos do Gmail, no entanto, é possível livrar a caixa de entrada de 99,9% desse lixo. Eis como o processo funciona:

1. Crie uma nova conta no Gmail (mesmo que já possuia uma, convém criar outra exclusivamente dedicada para seu domínio de e-mail).

2. Clique no link das Configurações do Gmail e, então, siga para a aba Contas.

3. Clique em Adicionar outro endereço de e-mail e configure o Gmail para trazer mensagens advindas dos servidores do seu domínio, digitando o endereço (sem deixar cópias lá, caso contrário seu servidor ficará lotado e começará a rejeitar mensagens).

gmail_spam_400

4. Detalhe: o Gmail faz automaticamente um scan para spam quando replica mensagens de outros servidores; assim você poderia parar por aqui. No entanto, seu objetivo pode não ser ter o Gmail baseado em web como destino primário de e-mail – e sim usar o Outlook no desktop (ou telefone celular) para checar mensagens.

Leia também: ddd
> Que tal usar o e-mail para atualizar seu blog?
> Bloqueie remetentes indesejados de e-mail
> E-mail fantasma? Acabe com ele
> Leia isso antes de trocar de conta de e-mail
> Dez coisas que um e-mail não deve ter
> 15 programas que todo usuário de e-mail deve conhecer
> 22 dicas para evitar se tornar um escravo do e-mail

5. Assim, vá à aba Encaminhamento e POP/IMAP e ative o IMAP, que permite comunicação de mão dupla entre o Gmail e outros clientes de e-mail.

6. Por último, vá às Instruções de configuração do Gmail para definir o funcionamento do IMAP com o Outlook e outros clientes.

Agora, quando você receber um e-mail via Outlook ou telefone, tudo será muito transparente: não haverá nem rastros de interferência do Gmail – exceto pela total ausência de spam, que são barrados no meio do caminho (e armazenados na pasta de spam do Gmail, onde você pode checar facilmente por falsos positivos).

Em outras palavras, o Gmail atua como um filtro intermediário de spam entre seu domínio e o cliente de e-mail. E, como um bônus, ele permite acessar sua caixa por meio da Web, o que pode ser muito prático em alguns casos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail