Home > Dicas

Como usar o recurso de rolagem do Lion no Snow Leopard

Função só será lançada oficialmente com o novo sistema Mac OS X 10.7, mas já é possível se acostumar com ele com o Scroll Reverser

Macworld / EUA

11/07/2011 às 17h15

Foto:

A versão “golden master” do Lion (Mac OS X 10.7) foi lançada para desenvolvedores, o que significa que não vai levar muito tempo para o sistema chegar às mãos dos usuários (a data mais especulada é 14/7). Quando isso acontecer, entre os mais de 250 novos recursos do novo Mac OS há um que está gerando um pouco de discussão: uma nova maneira de realizar scrolling. Mais especificamente, a direção de scroll padrão do Lion é ao contrário – ao menos em comparação com a maneira como nós temos sido levados a pensar sobre scrolling.

Segundo a Apple, “quando se realiza scroll ou desliza o dedo no Lion, o conteúdo agora se move na mesma direção que o seu dedo.” Em outras palavras, arraste dois dedos para baixo em um trackpad do MacBook ou no Magic Trackpad – ou rode a roda de scroll do seu mouse em sua direção – e o conteúdo do documento ou janela atual também irá descer. Isso é exatamente o oposto de como a roda de scroll do mouse funciona desde que foi lançada há mais de 15 anos.

snow300

Snow Leopard ganha um ar de Lion com o Scroll Reverser

Podemos debater se essa é ou não uma boa mudança, mas é o comportamento padrão do novo sistema Lion. E apesar de a Apple ter fornecido uma configuração simples nas Preferências de Sistema para reverter o scroll de volta a seu comportamento tradicional, é seguro dizer que a empresa enxerga a abordagem do Lion como o futuro. Então há um argumento a ser feito de que deveríamos começar a abraçar essa ideia (quando as inevitáveis telas touchscreen dos Macs chegarem, isso certamente vai fazer muito mais sentido).

Mas você não precisa esperar o lançamento do Lion para começar a se acostumar com o scrolling “reverso”. Graças a uma nova ferramenta, você pode se aprontar para a nova ferramenta enquanto apronta seu Mac para receber o Lion. O Scroll Reverser é um utilitário gratuito simples que, quando está rodando, coloca um novo menu em sua barra que te permite escolher o comportamento do seu scroll. Escolha Reverse Scrolling e seu sistema Snow Leopard vai começar a agir como o Lion – ao menos quanto a esse recurso. O utilitário ainda reverte o scrolling horizontal – arraste dois dedos para a esquerda no seu trackpad, e o conteúdo na tela também se move para o mesmo lado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail