Home > Dicas

Como usar o smartphone para fugir das enchentes

Aplicativos e serviços online informam pontos de alagamento em várias cidades, além de melhores trajetos, com direito a câmeras

Daniel dos Santos, Now! Digital

11/01/2011 às 11h09

Foto:

Várias cidades do Estados de São Paulo sofreram com as fortes de chuvas que atingiram a região na noite de ontem (10/01) e madrugada de hoje, causando pelo menos 14 mortos e levando o caos ao trânsito.  Nesse tipo de situação, o melhor é ficar em casa. Mas muitas vezes isso não é possível.  Para quem tem que encarar o trânsito em dia de chuva, vale lembrar que o smartphone (com acesso à Internet) é uma boa arma para fugir das enchentes. Veja como:

Para quem tem iPhone, o aplicativo gratuito Alaga São Paulo, criado pelo desenvolvedor Noel Rocha Moraes, mostra pontos alagados na cidade, com a informação se eles são transitáveis ou não.  Segundo o desenvolvedor, os dados são fornecidos pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) e atualizados com frequência.  A interface é bem básica, mas permite saber rapidamente como estão as vias. 

alagasp
Alaga SP: lista de pontos instransitáveis

Outra ferramenta para driblar o trânsito causado pelas enchentes é o Apontador Trânsito, programa gratuito disponível para vários equipamentos e sistemas, como iPhone, celulares com Android, Windows Mobile e celulares BlackBerry.  Ele identifica a localização do usuário e mostra a situação das rua mais próximas, que são marcadas com bolinhas verdes ou vermelhas. Também inclui imagens de câmeras espalhadas por ruas e estradas. Traz dados de cidades como São Paulo,  Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.

apontadort300
Apontador Trânsito: situação nas ruas mais próximas e câmeras nas estradas

Mesmo o iPhone, que não possui rádio FM, pode tirar proveito desse recurso, e obter informações preciosas sobre a situação da cidade em dia de chuva. A CBN, emissora de rádio especializada em notícia e prestação de serviços, tem um aplicativo para iPhone, iPod e iPad que permite captar sua transmissão.  E em dia de enchente, a emissora traz uma programação especial sobre a situação das ruas. É possível receber a programação de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail