Home > Dicas

Use os novos recursos do Exposé no Snow Leopard

Novo sistema da Apple trouxe várias melhorias e atalhos para a troca de janelas

Macworld/EUA

08/09/2009 às 12h42

Foto:

No Mac OS X 10.5, o usuário pode combinar o modo de janelas do Exposé com as teclas Comand + Tab. Ao pressionar esses botões, as janelas são selecionadas e colocadas em primeiro plano na tela. Você também pode navegar pelos programas abertos (ainda com o modo Exposé ativado) pressionando apenas a tecla Tab. Esse recurso funciona bem, mas exige que você ative o Exposé antes de dar Command + Tab.

No Snow Leopard, essa função teve uma melhoria significativa. Agora é possível ativar o Exposé depois de pressionar Comand-Tab. Com a tecla Comand pressionada, solte a tecla Tab e aperte as setas para cima e para baixo para fazer a troca de janelas abertas no modo Exposé. Você não precisará mais manter a tecla Comand pressionada. Basta usar as setas do teclado para escolher qual janela abrir.

Ainda no modo Exposé, pressione Tab (ou Shift+Tab) para percorrer entre as janelas abertas - obviamente você também pode usar o mouse ou um trackpad. O programa selecionado fica com um contorno azulado. Basta apertar Enter para sair do modo Exposé e colocar a janela em primeiro plano.

Outro truque é o Quick Look. Você pode ver a janela selecionada em tamanho real sem sair do modo Exposé. Selecione uma janela e pressione a tecla Espaço. A janela selecionada será ampliada e continuará no modo Exposé.

lexpose_original.jpg

Quick Look amplia a janela selecionada no modo Exposé para uma olhada rápida

Esse modo é bastante útil caso você tenha inúmeras janelas abertas e não consiga distinguir qual delas será usada. Note também que o Snow Leopard mostra o nome de cada programa aberto no modo Exposé. No Leopard (10.5) os nomes só apareciam quando o mouse passava sobre cada janela aberta.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail