Home > Notícias

Como vai funcionar o upgrade para o OS X Lion?

Saiba quais são as novidades dessa atualização e se você está pronto para baixar o sistema operacional direto da Mac App Store

Computerworld/EUA

10/06/2011 às 18h17

Foto:

Nesta segunda-feira, durante o evento da WWDC em São Francisco, a Apple,  anunciou que as vendas do OS X 10.7 (conhecido como Lion) podem começar no próximo mês, e serão feitas apenas através da Mac App Store. Boas notícias, certo? Isso depende.

Apesar do fato de que a Apple liberou algumas informações a respeito de como fazer o upgrade para o Lion – um sistema operacional que, conforme alguns analistas, é mais impressionante do que o próprio iOS 5 - há algumas questões que permanecem sem resposta. Por isso, vamos responder algumas dessas perguntas com o que sabemos até o momento, e esperar por aquelas que ainda permanecem um mistério.

Quando o Lion estará disponível?
Em julho, de acordo com a Apple. A empresa não especificou uma data de lançamento, e limitou-se a divulgar apenas o mês em que isso vai acontecer. Na última vez que a Apple lançou um sistema operacional (à época foi o Snow Leopard, em 2009) ele chegou ao mercado na última sexta-feira de agosto. Se o último dia da semana for o dia específico para isso, teremos 5 possíveis datas de lançamento em julho.

Em 2009 a empresa anunciou a data de lançamento do Snow Leopard e, em seguida, começou a aceitar reservas quatro dias antes do upgrade chegar às lojas. Obviamente, com a disponibilidade do Lion apenas para download, não haverá esse tipo de pré-venda.

Quanto irá custar?
Nos EUA o sistema custará 30 dólares, quatro vezes menos do que é cobrado pela Microsoft por uma cópia do Windows 7 Home Premium, que sai por 120 dólares. Com isso a Apple repete o que já fez em 2009, quando reduziu o preço do Snow Leopard para 29 dólares, em vez dos 129 dólares normalmente cobrados por uma cópia de um novo sistema operacional. A empresa justificou a mudança alegando que o Snow Leopard era uma "atualização" do Leopard que apresentava alguns novos recursos, e não uma versão completamente nova. 

O preço de 30 dólares pode ser considerado um novo modelo de mercado, consequência do fato de que o software será distribuído apenas online, o que elimina os custos com DVD, embalagem, entre outros. De acordo com Phillip Schiller, chefe de marketing da Apple, a estratégia é um movimento para alcançar novos mercados. “Nós amamos tanto [o sistema] que queremos torná-lo acessível para mais pessoas”, afirmou ele durante o keynote. 

 

lion04.jpg

A nova versão do sistema operacional chegará com diversos recursos e visuais herdados do iOS

Como ele será distribuído?
Apenas através da Mac App Store, a loja online de aplicativos para Macs da Apple, que foi lançada em janeiro deste ano para usuários do Snow Leopard.

Quanto tempo o download vai demorar?
Schiller afirmou que o arquivo terá aproximadamente 4GB. O tempo irá variar de acordo com a velocidade de conexão de cada usuário. Com uma de 1 Megabit (o que representa uma taxa de transferência de 128KB/s), o Lion deve demorar aproximadamente oito horas para ser baixado, sob condições ideais. Se você quiser saber quanto tempo o download demoraria na sua conexão, acesse essa ferramenta online.

Como sei que posso fazer o upgrade e que meu sistema será capaz de rodar o Lion?
A Apple mostrou alguns dos requisitos do sistema em seu site, que são: Processador Intel dual-core ou quad-core, incluindo Core 2 Duo, Core i3, Core i5, Core i7 ou Xeon, com a versão mais recente do Snow Leopard, que é atualmente 10.6.7 (quando o Lion aparecer, ela será provavelmente 10.6.8). Para saber se seu Mac atende ã estas exigências consulte o item Sobre Este Mac no menu da Apple, no canto superior esquerdo da tela. Qualquer Mac comprado a partir do fim de 2006 provavelmente é compatível – foi nesta época que a Apple saiu do Intel Core Duo para o Core 2 Duo. O iMac dessa época, por exemplo, foi o primeiro da linha a receber um processador Core 2 Duo, que acabou aparecendo no mesmo ano no MacBook Pro. 

O usuário poderá fazer o download e instalar o Lion em até cinco máquinas ligadas ao mesmo ID do iTunes (e à mesma conta na Mac App Store), sem custo adicional nenhum. Em outras palavras, é um adeus aos pacotes “família”, que cobravam mais caro por múltiplas licenças. Com o Lion, levando em conta o preço que será cobrado nos EUA, o custo do sistema operacional para cada máquina será de apenas 6 dólares.

Preciso ter o Snow Leopard no meu Mac antes de fazer o upgrade?
Sim, é o que a Apple afirmou: atualize para a versão mais atual do Snow Leopard para poder adquirir o OS X Lion através da Mac App Store.

Ainda estou com o Leopard! O que devo fazer?
Não há informações claras a respeito disso. Se o seu Mac suporta o Lion, considere, talvez, fazer um duplo upgrade: adquirir o Snow Leopard para, depois, instalar o Lion no próximo mês. Um possível movimento da Apple é oferecer uma espécie de box, por um preço maior, para usuários que estejam atrasados em relação ao software. Houve uma estratégia parecida que permitia, por 129 dólares, que o usuário pulasse do Tiger direto para o Snow Leopard sem passar pelo Leopard, além de fornecer as versões mais recentes do iLife.

O que aconteceu com o “Mac” no “Mac OS X” do Lion?
Parece que a Apple decidiu chamar essa versão do sistema operacional de “OS X Lion”, ao invés de utilizar “Mac OS X”, marca registrada utilizada para os sistemas operacionais da empresa desde 2001. Vai saber por quê.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail