Home > Dicas

Como ver os Jogos Olímpicos de Inverno 2010 pela Internet

Entre uma folia e outra (ou se você não é fã de Carnaval), saiba que dá para acompanhar os jogos de Vancouver no seu PC.

Patrick Miller, da PCWorld/EUA

12/02/2010 às 19h09

jogos_inverno_2010_150.jpg
Foto:

Fãs de esportes de inverno – OK, estamos no verão, mas e daí? – que não puderam ir a Vancouver (Canadá) ou não têm TV a cabo para acompanhar os Jogos Olímpicos de Inverno 2010, que começam na sexta-feira (12/2), saibam que dá para ver o jogos pela internet.

A rede NBC tem os direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos de Inverno – Vancouver 2010 e o site NBCOlympics.com é o melhor endereço para obter informações consolidadas sobre a competição. Mas, infelizmente, os vídeos não estão disponíveis para quem está fora dos Estados Unidos.

Mas uma visitinha à área de multimídia do site oficial do movimento olímpico oferece muita coisa bacana para se ver. No momento em que essa dica foi escrita, o site contava com mais de mil vídeos e dez mil fotos disponíveis para qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo. Para quem está fora dos Estados Unidos, ver o conteúdo multimídia exige driblar as limitações impostas pela NBC e utilizar um servidor proxy ou VPN cujo domínio esteja baseado nos Estados Unidos. Dessa forma, os servidores da NBC vão “pensar” que você está naquele país.

jogos_inverno_2010_300

Infelizmente, muitos servidores proxy gratuitos são projetados apenas para garantir navegação web e não para fazer streaming de vídeo. Mas você pode experimentar o Hotspot Shield. Baixe e instale o utilitário (mas prepare-se para ver muitos anúncios e abas indesejadas abertas sem o seu consentimento), que é gratuito e tente acessar o site da NBCOlympics.com novamente.

>> Confira o que há por trás da tecnologia usada nos Jogos Olímpicos de Inverno 201'0 

Caso ache a cobertura promovida pela rede norte-americana insuficiente para os esportes que você mais aprecia, tente procurar redes de outros países. Como alternativa, tente os canais internos canadenses CTVOlympics – em ingles – e o RDASolympiques.ca – em francês. Ambos contam com 14 streamings ao vivo de redes canadenses que prometem cobrir todas as competições, do início ao fim.

A rede inglesa BBC fará streaming por meio de sua página de esportes na web e também pelo BBC Mobile, para acesso por meio de dispositivos móveis com acesso à internet.

Alguns serviços VPN gratuitos (você terá de ver anúncios, porém) também estão disponíveis, entre eles destaque para o TheFreeVPN.com que possui um servidor VPN no Canadá mas que está limitado a 250 usuários por vez (o serviço pago não possui tal limitação e ainda oferece maior largura de banda e conexão mais estável). Uma vez dentro da VPN, você será capaz de acessar o site desejado normalmente, ainda que possa notar uma pequena demora no stream, decorrente do caminho extra que os dados têm de fazer até chegar ao seu PC.

Redes P2P
Caso não fique satisfeito com o que encontrou até aqui, você pode fazer uma busca por conteúdo gerado por fãs independentes em redes peer-to-peer (P2P) – só não espere uma qualidade de imagem excelente, porque geralmente são conteúdos copiados a partir da transmissão local de TV (rede aberta ou cabo).

Felizmente, uma porção de sites na web e aplicações irão ajudá-lo a encontrar tais feeds: Sopcast é uma boa fonte de feeds sobre esportes em geral (um aplicativo deve ser usado); já o Ustream e o Justin.TV fazem o streaming direto pela web. Já o TVU Networks oferece interface web (exige um plugin do TVU) e roda tanto em PCs quando em Macs.

Twitter -  O serviço de microblog pode proporcionar um excelente complemento para os streamings de vídeo, principalmente para aqueles que procuram por resultados de partidas sem necessarimanete ter de entupir sua caixa de email  com feeds gerados pela NBC. Algumas boas fontes: @CTVOlympics (com informações provenientes de todas as redes de broadcast canadenses); @Olympics e @OlympicHealth (com posts publicados pela própria organização dos jogos).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail