Como verificar a temperatura da GPU na placa gráfica do seu PC

Conhecer a temperatura da GPU da sua placa gráfica é vital quando o seu PC continua sobreaquecendo ou durante um overclock

Foto: Gordon Mah Ung/IDG
https://pcworld.com.br/como-verificar-a-temperatura-da-gpu-na-placa-grafica-do-seu-pc/
Clique para copiar

Quão quente é a temperatura da placa gráfica do seu PC? Durante as operações normais, a temperatura da sua GPU não deve importar muito – sua placa de vídeo deve simplesmente dirigir monitores e jogar games sem o superaquecimento e o desligamento. Mas se você tiver um PC mais antigo, ou se quiser experimentar o overclock da placa gráfica, é vital monitorar a temperatura da sua GPU.

As boas notícias? Verificar a temperatura da placa gráfica do seu PC é muito simples. As más notícias? O Windows não oferece uma maneira fácil de fazer isso por padrão. Portanto, você precisará fazer o download de software de terceiros. Felizmente, todos os tipos de ferramentas gratuitas de monitoramento da GPU estão disponíveis, e muitas delas podem ajudá-lo a verificar a temperatura da CPU do seu PC também.

Vamos lá.

Como verificar a temperatura da sua placa gráfica

Se você utiliza uma placa de vídeo AMD Radeon com uma versão atualizada do aplicativo Configurações do Radeon, isso é simples. Em 2017, a AMD adicionou o Radeon Overlay, que fornece ferramentas úteis para ajustar as configurações visuais do seu jogo quando você o ativa. Ele também inclui uma ferramenta de monitoramento de desempenho que exibe a temperatura da sua GPU e outras informações cruciais enquanto você joga.

Para ativar a ferramenta, abra o Radeon Overlay pressionando Alt + R e selecione os aspectos de desempenho que você gostaria de manter as guias na seção Monitoramento de desempenho do Overlay. Depois de configurada, você pode ativar a ferramenta de monitoramento de desempenho pressionando Crtl + Shift + 0.

E se você não estiver jogando um jogo ativamente? Você ainda pode verificar a temperatura da sua GPU Radeon entrando na ferramenta de overclock Wattman em Configurações do Radeon. Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho do Windows, selecione Configurações do Radeon e vá para Gaming > Global Settings > Global Wattman. Depois de prometer não explodir sua placa gráfica se aplicar um overclock incrível com a ferramenta, você terá acesso ao Wattman, que rastreia a temperatura da GPU e outras estatísticas importantes em forma de gráfico. Feito!

Mas e se você não possuir o hardware da Radeon? Os gráficos GeForce da NVIDIA compreendem 75% de todas as GPUs em PCs para jogos, de acordo com a pesquisa de hardware da Steam, e o software GeForce Experience não oferece monitoramento de temperatura da GPU. É aí que entram as ferramentas de terceiros.

Muitos fabricantes de placas gráficas oferecem software especializado que permite o overclocking da GPU. Essas ferramentas geralmente incluem opções persistentes de exibição na tela (OSD) que mostram as medidas mais críticas da placa de vídeo, semelhante à Radeon Overlay da AMD. Muitas delas estão disponíveis, mas recomendamos a plataforma Afterburner da MSI por sua versatilidade. Este utilitário popular funciona tanto com as placas gráficas NVIDIA GeForce quanto com as placas de vídeo AMD Radeon, oferecendo vários recursos adicionais que os jogadores receberão.

Se você preferir um aplicativo de aparência mais polida, nós adoramos o Precision X1 da EVGA, que foi reformulado desde o início para o lançamento das novas placas gráficas GeForce RTX série 20. É muito bom, apesar de o software da EVGA funcionar apenas com placas gráficas da marca NVIDIA.

Você precisará mergulhar nas opções de configuração de cada um desses programas para ativar e ajustar suas ferramentas de monitoramento do desempenho de OSD, o que é muito útil quando você está tentando fazer um overclock agressivo. Assim como o Radeon Wattman da AMD, você também pode abrir o Afterburner e o Precision X1 para verificar a temperatura da sua placa gráfica fora dos jogos.

E se você não for um jogador ou não se importar em verificar a temperatura da sua GPU no jogo? Em seguida, você desejará instalar um software de monitoramento de hardware que conecte os sensores de temperatura do seu sistema. O HWInfo é nosso programa de monitoramento, pois fornece um instantâneo de praticamente todos os aspectos do seu PC (clique no ícone Sensores para ver temporários), mas o SpeedFan e o Open Hardware Monitor também são opções sólidas.

Se a aparência esparsa e cheia de informações desses aplicativos focados em entusiastas não funcionar para você, o excelente software CAM da NZXT realiza a mesma tarefa, mesmo que você não tenha nenhum hardware NZXT no seu PC. Ele oferece uma estética limpa e simples e um prático aplicativo para dispositivos móveis para monitoramento remoto, mas você precisa criar uma conta para usar o CAM.

O que é uma boa temperatura da GPU?

Agora que você sabe quais ferramentas podem ajudá-lo a monitorar a temperatura da sua placa gráfica, números em uma tela não significam nada sem contexto. Quão quente sua placa gráfica deve funcionar?

Não há uma resposta fácil; varia de GPU para GPU. No entanto, a maioria dos chips modernos pode operar a temperaturas de 90º C, e você frequentemente os vê atingindo essas temperaturas em laptops para jogos. Nos desktops, no entanto, uma placa de vídeo com mais de 90 graus está gritando por ajuda. Em sistemas de GPU única com fluxo de ar decente, as temperaturas da sua placa gráfica não devem ultrapassar o intervalo de 80 graus. Placas gráficas personalizadas com vários ventiladores geralmente pairam na casa dos 60/70º C mesmo sob carga total, e as GPUs refrigeradas a água podem funcionar ainda mais frias.

Se a sua placa gráfica tiver sido lançada nos últimos cinco anos e estiver com temperatura superior a 90º C, ou se você observar uma inclinação acentuada na temperatura da GPU durante várias semanas ou meses de monitoramento, considere tomar medidas para ajudar a resfriá-la.

Como baixar a temperatura da sua placa gráfica

Se a temperatura da sua placa gráfica ficar quente, não há muito o que fazer para melhorá-la além de pagar por atualizações de hardware. Mas antes de investir mais dinheiro na redução da temperatura da sua GPU, certifique-se de que realmente precisa. Novamente: os chips gráficos são projetados para lidar com temperaturas altas. Se o seu PC não estiver desligado no meio de sessões intensas de jogos ou de edição de vídeo, provavelmente você não terá muito com o que se preocupar.

Primeiro, verifique novamente a fiação do seu sistema para garantir que a GPU esteja obtendo um bom fluxo de ar. Supondo que o seu PC não seja um ninho de cabos, você provavelmente precisará considerar adicionar mais saídas para melhorar o fluxo de ar. Cada PC deve ter, pelo menos, os espaços de entrada e saída para um ótimo desempenho, e isso vale duplamente para os PCs de jogos. Você pode encontrar ventiladores básicos para menos de US$ 10 no Newegg, ou modelos mais elegantes com recursos como iluminação RGB e suspensão mag-lev para muito mais se você quiser ter algo mais chique.

Pequenos sistemas podem oferecer um grande impacto nos dias de hoje, mas o espaço restrito pode levar as temperaturas do hardware a disparar. Se você tiver um case particularmente pequeno e sua placa de vídeo continuar superaquecendo e desligando, considere atualizar para um modelo mais espaçoso. Mesmo casos maiores podem estrangular o fluxo de ar se forem mal projetados, no entanto.

Finalmente, às vezes, a pasta térmica entre a GPU e o dissipador de calor pode ficar seca e perder sua eficácia, mais comumente em placas gráficas com muitos anos de uso. E, às vezes, as placas gráficas são enviadas com pouca aplicação de pasta térmica, embora seja muito raro. Você poderia tentar substituí-lo se tudo mais falhar, embora o processo seja altamente técnico, varie cartão por cartão e anule a garantia.

Se você realmente quisesse ser aventureiro em sua busca por temperaturas mais baixas, poderia trocar o sistema de resfriamento da sua placa gráfica por uma opção de refrigeração líquida enquanto a desmontava, embora seja um exagero para a maioria das pessoas. Apenas certifique-se de usar um guia de desmontagem do Google para o seu modelo específico de placa gráfica antes de começar a destruir seu precioso hardware caro à parte, quer queira quer não.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site