Home > Dicas

Como viver em dois mundos Windows

Conviver com o Vista e o XP ao mesmo tempo não é fácil; veja como melhorar isso.

Por Redação da PC World

02/03/2008 às 16h38

31solucoes_xp_150.jpg
Foto:

xp_vista_150Nem todo mundo usa apenas o XP ou apenas o Vista. Entre o trabalho e o lar, muita gente precisa usar ambos os sistemas operacionais, passando por uma experiência sem fim de confusões enquanto enfrenta as diferenças entre os dois. Estas dicas permitirão que você alterne entre cada um com facilidade.

MELHORE A BUSCA: Talvez a diferença mais óbvia entre o XP e o Vista seja a caixa de pesquisa que aparece no menu Iniciar. Se você gosta desse recurso do Vista, que permite abrir programas bem como buscar arquivos no seu PC ou na web, você pode adicioná-lo no seu XP, fazendo o download e instalando o Windows Desktop Search para XP.

A ferramenta insere uma caixa de busca na barra de tarefas, ou você pode abrir a janela principal do programa apertando as teclas Windows + F.

DE VOLTA AO MODO CLÁSSICO: se usar dois menus Iniciar diferentes está deixando você louco, você pode voltar ao modelo do Windows 9x – tanto no XP como no Vista.

Em qualquer dos sistemas operacionais, clique com o botão direito em Iniciar e vá em Propriedades. Selecione Menu Iniciar Clássico e clique em OK. Organize os ícones e submenus para que você não perca tempo procurando aquilo que precisa.

CAIXA EXECUTAR: vários usuários do Vista não demoraram para sentir falta da caixa Executar, presente no menu Iniciar do XP, que fornece um histórico de comandos recentemente usados.

Este recurso ainda existe no Vista, mas você tem que se acostumar a pressionar a tecla Windows + R. Outra opção é restabelecer o Executar no Vista: use o botão direito para acessar as Propriedades no botão Iniciar, vá em Personalizar e marque Comando Executar. Clique OK duas vezes.

OBTENHA UM PROTETOR: o Vista vem com sua própria ferramenta anti-spyware, o Windows Defender. Se você quiser adicionar o mesmo aplicativo ao XP, você pode baixá-lo.

AJUSTE O CONTROLE DE CONTAS: o User Account Control (UAC – Controle de Contas de Usuários) do Vista pode gerar vários pop-ups irritantes enquanto você trabalha, mas ele deixa, de fato, seu sistema mais seguro.

Mas se você já está por aqui com esses avisos, pode desativar o recurso fazendo o seguinte: No Painel de controle, selecione Contas de usuários e em seguida mais uma vez Contas de usuários. Vá em Ativar ou desativar o Controle de contas do usuário, e marque a opção que será perguntada. Isso faz aparecer um lembrete do UAC que terá de ser respondido antes de você continuar a mudança, mas é um pequeno preço a pagar pela liberdade.
++++
xp_vista_150TRAGA DE VOLTA AS BARRAS DE MENU
: se você se sentir perdido com a falta das barras de menu nas versões Vista do Explorer e do Internet Explorer, uma solução é adquirir o hábito de pressionar a tecla Alt para revelar os menus e, assim, usar atalhos para escolher os comandos que precisar. Outra é trazer os menus de volta definitivamente abrindo o Explorer e selecionando Organizar, Layout, Barra de Menus, ou Exibir, Barra de Ferramentas e Barra de Menus no Internet Explorer.

Leia também:

> Como acelerar a inicialização do sistema operacional
> Acabe com o desperdício de espaço das cópias de arquivo do Vista
> Reduza o poder que os aplicativos têm sobre o sistema operacional
> Diagnostique sua conexão com a internet
> Revigore o poder de fogo do Internet Explorer
> Facilite sua vida no trabalho
> Automatize as verificações do HD
> Gerencie arquivos com o botão do mouse
> Atualize aplicativos e sistema operacional ao mesmo tempo
> Acabe com a lentidão da navegação na web
> Deixe o Windows desfragmentar para você
> Desative o Autoexecutar do Windows
> Use atalhos para abrir itens de inicialização rápida
> Avalie seu sistema de segurança
> Desligue o PC instantaneamente

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail