Home > Dicas

Comparativo: softwares para rodar Windows no Mac

Parallels Desktop 5 e VMware Fusion 3 são os mais rápidos e inteligentes para rodar o Windows 7; VirtualBox, da Sun 3.1, fica para trás

Infoworld/EUA

12/02/2010 às 16h31

Foto:

Por que escolher entre o Windows 7 e Snow Leopard quando podemos tê-los juntos? Um software de virtualização instalado em um Mac faz com que o computador rode o Mac OS X, Windows, Linux e qualquer sistema operacional que funcione com processadores Intel. A Apple oferece o aplicativo Boot Camp, mas esse só serve para instalar o Windows e, para fazer a troca dos sistemas, é preciso reiniciar o sistema.

As últimas versões dos softwares de virtualização para Mac (Parallels, VMware e Sun) merecem ser atualizadas, pois trazem melhorias significativas em relação aos seus antecessores. Eles são mais rápidos com gráficos 3D e trazem uma melhor integração com o Mac OS X – sem falar que podem rodar o Windows 7.

De acordo com os testes da Infoworld norte-america, parceira da Macworld, o Parallels Desktop 5 está no topo dos softwares de virtualização para Macs. O VMware Fusion 3 fica em segundo lugar, seguido pelo VirtualBox 3.1. Esse último tem como principal ponto o fato de ser gratuito, mas não oferece suporte a vários recursos do Mac OS X. 

win7xsnow300

Windows e Mac OS X: tenha os dois em um único computador

O Parallels Desktop 5 e VMware Fusion 3 automatizam a instalação do novo sistema operacional e suportam mais de um monitor. Com exceção do VirtualBox, os demais aplicativos executam os recursos do Windows 7, como Aero Peek e Aero Glass.

Entre os produtos avaliados, o Paralles Desktop 5 ofereceu o melhor desempenho na maioria dos testes. Isso não significa que o VMware Fusion 3 seja lento, mas deixa a desejar em gráficos pesados.

No quesito da interface, os vencedores são o Parallels e VMware. Ambos fazem um bom trabalho de esconder a área de trabalho do Windows e integrar seus programa na barra Dock, Exposé e Spaces.

Se você quiser rodar o Mac OS X Server em uma máquina virtual, escolha o VMware Fusion 3, pois resolve a maioria dos problemas e se mantém estável. O Parallels pode ter problemas durante a instalação ou importação do servidor da Apple na máquina virtual. Já o VirtualBox não funciona com o Mac OS X Server.

Conheça os softwares

> Virtual Box: software gratuito cria máquinas virtuais no Mac

> Fusion 3 facilita o uso do Windows no Mac

> Tenha o Windows 7 e Linux no Mac com o Parellels 5 

Confira o resultado dos testes dos softwares:

tabela-mac.gif

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail