Home > Dicas

Compartilhe teclado e mouse com múltiplos Macs ao mesmo tempo

Veja como utilizar os mesmos periféricos sem fio em máquinas diferentes, e até com outros sistemas operacionais.

Macworld/EUA

06/07/2012 às 1h44

Foto:

O leitor Alan Lynch possui um teclado, um mouse, e múltiplos Macs, e estava pensando como juntar todo esse pacote. Ele escreveu:
 
Em minha mesa tenho um iMac e um MacBook Pro, que utilizo todos os dias. Controlo o desktop com o controle sem fio e com o mouse, e adoraria utilizar esses dispositivos também no meu MacBook Pro. Existe algum KVM Bluetooth (dispositivo para compartilhar teclado e mouse) para que eu possa compartilhar os periféricos com meu laptop?
 
A dificuldade com KVMs tradicionais é que esses aparelhos não possuem nada para serem plugados, já que são wireless, e não há, até onde sabemos, um equipamento com o qual você possa parear teclado e mouse Bluetooth e alternar os aparelhos entre computadores. Porém, há meios alternativos: um deles é um projeto open-source chamado Synergy, que permite compartilhar teclado e mouse não só com outro Mac mas também com máquinas com Windows e Linux. Em seu estado nativo, ele necessita alguns comandos no terminal - algumas aplicações que funcionam como interfaces gráficas para o Synergy foram liberadas (como o QSynergy  e o SynergyKM), entretanto não foi possível fazê-las funcionar com o Mac. 
 
 
Teletransporte
Outra ótima alternativa é com o software da Abyssoft chamado Teleport(http://abyssoft.com/software/teleport). Basta instalar em cada um dos Macs e escolher qual máquina funcionará como host (o que significa que os periféricos serão usados para controlar qualquer outro Mac). Depois disso, a partir do painel de preferências (que é encontrado nas Preferências do Sistema), escolha um layout para os seus computadores - o laptop à esquerda e o iMac à direita, por exemplo. 
Para controlar o laptop, basta arrastar o cursor para o lado esquerdo da tela; depois de um breve atraso (seguido de umas animações) o cursor irá aparecer no display do MacBook. Uma vez que o ponteiro do mouse estiver lá, você não só poderá controlar o cursor do MacBook como também utilizar o teclado.
 
teleportmac01.jpg
Interface do Teleport é similar à configuração de múltiplos monitores

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail