Home > Notícias

Comprou um iPad? Então conheça 6 apps imperdíveis para o tablet

Chegada do novo modelo e preços menores dos anteriores aumentam números de novos donos do aparelho; nossa lista traz apps como Instapaper, Netflix e Tweetbot

Macworld / EUA

19/03/2012 às 17h13

Foto:

Existem dezenas de milhares de apps iOS disponíveis (como a própria Apple diz em seus anúncios: “Há um app para isso.”). Mas apenas alguns deles são realmente essenciais, seja por sua funcionalidade, interface brilhante, ou puro entretenimento.

Com o novo iPad nas lojas (ainda não oficialmente no Brasil) e os preços menores dos modelos anteriores, é possível que muitos novatos no tablet da Apple estejam se perguntando quais apps baixar no aparelho. Para isso, selecionamos seis aplicativos imperdíveis para os donos do aparelho. (Note que deixamos os apps da Apple propositalmente de fora dessa lista.)

O que achou da nossa lista? Nos diga nos comentários abaixo e aproveite para recomendar os apps que você considera essenciais para o iPad.

Reeder

Esse app pago (5 dólares) funciona como um ótimo leitor RSS. O programa, que possui sincronização via Google Reader, apresenta uma interface extremamente elegante.

Toque em uma manchete, e o artigo aparece para visualização. Se o feed em questão mostra apenas um sumário, o suporte embutido Readability do app pode te ajudar: faça um movimento de pinça inverso no texto (ou toque no botão Readability), e o Reeder rapidamente carrega o restante do artigo de forma automática. Toque e mantenha o dedo em links para abrir uma janela de compartilhamento; o app torna fácil enviar links por e-mail, salvá-los no Instapaper, postá-los em várias redes sociais, e mais. Há uma versão separada do programa para iPhone, mas a edição para iPad é simplesmente gloriosa e essencial.

reederipad2012

App de leitor RSS para iPad custa 5 dólares

Instapaper

Assim que você começar a usar o Instapaper (US$5), vai se perguntar por que demorou tanto para isso. A ideia é simples: ler no seu iPad é mais agradável do que ler na tela do seu Mac/PC.

Quando se deparar com artigos/reportagens mais longos online, aperte o botão do Instapaper – seja no seu navegador, leitor RSS, ou cliente do Twitter, ou em qualquer um dos muitos apps que possuem integração com o serviço. Na próxima vez que você abrir o Instapaper no seu iPad, ele vai abrir o texto daquele artigo, e todas as imagens também – mas deixará de lado toda a navegação, módulos de rede social, e anúncios de Flash. Você fica com apenas texto e imagens, e você controla a fonte e o brilho e todas as outras coisas boas. O app também torna fácil descobrir outros bons conteúdos para ler na web, com base nas sugestões de amigos.

 instapaperipad2012

Software permite a leitura offline de artigos e reportagens no seu tablet

Tweetbot

O Tweetbot começou sua trajetória como um excelente cliente de Twitter para iPhone, mas sua versão para iPad consegue ser ainda melhor. Esse app (US$3) possui uma interface única e um suporte para gestos implementado de maneira brilhante que o tornam divertido, além de um app poderoso para você ler e postar seus tuítes.

Deslize o dedo para a direita em um tuíte para ver todas as conversar acerca dele; faça o mesmo movimento para a esquerda e verá as respostas enviadas para o post. Aperte e segure – em um tuíte, hashtag, nome de usuário, ou link – para visualizar opções contextuais relacionadas a esse elemento. Com suporte para serviços como Tweet Marker (para te mandar em sincronia com seu aparelho ou cliente desktop do Twitter), Instapaper, e mais. É um app completo do Twitter que é uma delícia de usar.

 tweetbotipad2012

Tweetbot traz interface elegante para o Twitter no iPad

Netflix

Parece quase um filme de ficção científica quando você usa o app do Netflix pela primeira para fazer streaming de filmes e programas de TV para o seu iPad.

Apesar de não ter um visual elegante (parece um pouco um site colocado dentro de um programa), o app do Netflix faz o que propõe, que é te permitir fazer streaming de vídeos! 

Vale lembrar que o app é gratuito, mas o serviço é pago e custa 15 reais por mês (o primeiro mês é de graça) para você ter acesso a um catálogo que, se ainda não é o ideal, traz bons filmes (muitos clássicos) e séries de TV de ótima qualidade, como “Breaking Bad” e “Mad Men”.

netflixios01.jpg

Aplicativo do Netflix permite acesso a clássicos do cinema diretamente no seu aparelho iOS

Flipboard

O Flipboard pega conteúdos pelos quais você se interessa e apresenta-os em um layout incrível inspirado em uma revista. O aplicativo gratuito conecta você com Facebook, Twitter, e feeds do Google Reader, e também oferece uma variedade de feeds curados em várias categorias, como política, tecnologia, e entretenimento.

E é claro que o app oferece maneiras fáceis de compartilhar artigos interessantes por meio do Twitter, Facebook, e e-mail, e para salvá-los no Instapaper.

 flipboardipad2012

Flipboard funciona como espécie de "revista social" no seu iPad

Dropbox

O Dropbox, um serviço gratuito, te permite criar uma pasta no seu Mac que sincroniza automaticamente com qualquer computador de sua escolha.

O app gratuito para iPad não é bonito, mas te fornece acesso para todos os arquivos e pastas que você armazena no diretório Dropbox do seu computador. Você pode fazer upload dos seus vídeos e fotos salvos para sua pasta do Dropbox, ou abrir arquivos salvos em apps compatíveis no seu iPad – incluindo arquivos de texto, PDFs, imagens, e MP3.

dropboxipad2012

Serviço Dropbox permite acesso a arquivos de vários tipos armazenados no seu computador

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail