Home > Dicas

Primeiro iPhone? Conheça as funções básicas do aparelho

Analisamos item a item o hardware da versão mais recente do aparelho da Apple, que tem preços a partir de R$2.400 no Brasil.

Macworld / EUA

07/01/2013 às 15h52

iphone5_43505.jpg
Foto:

Parabéns, você acabou de comprar seu primeiro iPhone. Mas antes de mexer no seu “novo brinquedo”, provavelmente vai querer conhecê-lo um pouco melhor. Para te ajudar a entrar nesse novo universo, preparamos um guia especial sobre o aparelho da Apple. A primeira parte (abaixo) foca nas funcionalidades básicas do hardware.

Conheça seu iPhone 5

Nessa reportagem, você vai ficar por dentro dos recursos de hardware do iPhone 5: cada botão, “chave”, entrada de SIM card, conexão, e plug. Feito com uma estética minimalista, o aparelho de alumínio e vidro da Apple “foge” de um design cheio de botões em troca de controles simples e uma figura fina: tem apenas 7,6mm de espessura e pesa 112 gramas. Confira abaixo um resumo de todos os recursos exteriores do smartphone lançado em setembro de 2012 pela Apple – e que chegou apenas em dezembro ao Brasil com o infeliz título de “iPhone mais caro do mundo”, custando a partir de 2.400 reais (modelo de entrada desbloqueado) por aqui.

Veja também:

- Mais caro do mundo, iPhone 5 brasileiro custa o mesmo que TV 3D

- Galeria: os produtos mais caros da Apple no Brasil

iphone5guiabasico01.png

A) Botão On/Off

Aperte o botão On/Off para ligar ou desligar a tela do aparelho. Você ainda pode fazer ligações, reproduzir músicas, e receber notificações com ela desligada, mas a tela continua em “branco” (ou “preto”, nesse caso) até você acordá-la usando o mesmo botão ou o botão Home. Para desligar o smartphone, segure apertado a tecla On/Off até que a tela fique escura e apareça a barra vermelha para desligar o iPhone. Deslize o dedo pela chave, e o gadget será desligado. (Para ligar o iPhone, basta segurar o botão On/Off apertado até ver o logo de maçã da Apple no display.)

Também é possível recusar ou silenciar ligações, alertas, e alarmes com o botão On/Off; aperte-o uma vez para silenciar uma ligação ou alerta; e duas vezes em seguida para mandar a pessoa que está te ligando para a caixa postal.

B) Câmera Frontal FaceTime HD

This 1.2-megapixel camera can shoot 1280 by 960 pixel stills and 720p HD video (1280 by 720 pixels). This camera was designed primarily for using FaceTime and snapping quick self-portraits.

iphone5guiabasico02.png

D) Tela sensível ao toque

O mais recente iPhone traz uma tela sensível ao toque com 4 polegadas (diagonais), uma melhoria em relação ao display de 3,5 polegadas presentes em todos os modelos anteriores. Esses sensores sensíveis ao toque são integrados diretamente na tela, reduzindo o brilho da luz do sol e mantendo o desenho fino do iPhone. Sua tela Retina de 1136x640 pixels traz uma densidade de 326 pixels por polegada (ppi). A tela é feita de vidro de qualidade óptica, que a torna altamente resistente a riscos. Também possui um “revestimento” oleofóbico resistente a óleo que facilita a limpeza de manchas.

E) Botão Home/Início

O único botão físico no ˜rosto” do iPhone fornece uma variedade de atalhos para acessar aplicativos e recursos iOS.

Apertar uma vez: Um único toque pode ter diversos resultados, dependendo do que você está usando no iPhone no momento: se o aparelho estiver no modo sleep, apertar o botão Home “acorda” o telefone; se estiver em um aplicativo, ele retorna para a tela inicial; se estiver em uma tela inicial subsequente então volta para a primeira página; e se estiver na primeira tela inicial, te leva para o modo de busca Spotlight.

Segurar apertado: Se você apertar e segurar o botão Home por ao menos dois segundos, ele ativa o assistente pessoal controlado por voz Siri (sem suporte para português por enquanto).

Apertar duas vezes: Quando o smartphone está travado ou no modo sleep, um toque duplo no botão Home acorda seu aparelho e traz os controles do iPod e um atalho para o aplicativo Câmera. No uso ativo, o comando mostra a barra de multitarefa (na parte inferior), mostrando os seus aplicativos ativos.

Apertar junto com o botão On/Off: Tira uma screenshot do que está sendo mostrado na tela. A imagem vai automaticamente para o app nativo Fotos.

iphone5guiabasico03.png

F) Entrada do fone de ouvido

O novo iPhone possui uma entrada padrão de 3,5mm para fone de ouvido, localizada na parte inferior do aparelho pela primeira vez (as versões anteriores do smartphone traziam o jack na parte de cima). Na caixa do aparelho, a Apple inclui seus novos fones de ouvido chamados EarPods que te permitem ouvir áudio e falar em uma ligação, mas também é possível usar qualquer fone de outra empresa desde que seja compatível com a entrada.

Segundo a Apple, os novos fones demoraram cerca de três anos para serem desenvolvidos. Em testes, eles mostraram um som melhor, com destaque para os graves, além de encaixarem melhor na orelha do que o modelo antigo.

G) Microfone

Um dos três microfones do iPhone 5 fica localizado no canto inferior esquerdo do aparelho. (Os outros dois, que são feitos para filtrar ruídos, ficam na parte da frente e de trás.) A não ser que você use um microfone externo, vai falar nesses microfones embutidos para fazer ligações, gravar recados/memorandos de voz, falar com o Siri (não disponível em português), entre outras tarefas.

H) Conector Dock

Ao contrário de todos os modelos até o 4S, o iPhone 5 usa um novo conector de dock chamado Lightning para se conectar ao seu computador e outros acessório. Ao contrário do modelo anterior de 30 pinos, ele é reversível, o que significa que você pode plugá-lo ao seu smartphone em qualquer direção. Como esse foi o primeiro aparelho da Apple que recebeu o novo conector Lightning (depois os novos iPads e iPod Touch também entraram no “jogo”), não vai funcionar com acessórios antigos de terceiros sem um adaptador vendido pela Apple.

I) Alto-falante

No canto inferior do iPhone mais recente há um pequeno alto-falante que é responsável por projetar ligações em viva-voz, áudio de filmes e músicas, sons de games, e qualquer outro som variado. Como o aparelho só possui um alto-falante, reproduz o áudio em mono (um único canal).

J) Câmera traseira e flash LED

Na parte de trás do iPhone 5 está a segunda das duas câmeras do aparelho, assim como um flash LED. A câmera traseira traz um sensor CMOS de 8MP, que tira fotos de 3264x2448pixels (em termos do mundo real, isso seria uma imagem em alta qualidade de 20cmX25cm). Um filtro IR anexado fornece melhor precisão de cores, enquanto que a abertura de f/2.4 oferece um desempenho melhor em locais com pouca luz. Além disso, a câmera do iPhone 5 traz uma cobertura de lente de safira para imagens mais nítidas. A câmera trasiera do smartphone também captura vídeos em alta definição (1080p) em até 30 frames por segundo, com estabilização de imagens em tempo real e redução de ruídos.

iphone5guiabasico04.png

K) Chave Toque/Silencioso

A “chave” Toque/Silencioso – encontrada no lado esquerdo superior do aparelho – faz exatamente o que você suspeita: mude-a para um lado para silenciar o smartphone; para ativar o tocador, acione-a para outra direção. Quando muda para o modo Silencioso, você revela uma pequena faixa laranja na chave, e seu aparelho vibra. Mas vale notar que o modo Silencioso só retira os sons dos toques e alertas; ainda é possível reproduzir músicas e áudio de games pelo alto-falante.

L) Botões de volume

Diretamente embaixo de chave Toque/Silencioso há um par de botões de volume. Como esperado, o botão + aumenta o som e o – diminui o mesmo. No aplicativo Ajustes, você pode escolher se quer que esses botões afetem apenas sons de um aplicativo, ou se também exercem controle sobre o áudio em todo sistema. No aplicativo Câmera, o botão de + também funciona como um botão físico para controlar o obturardor.

iphone5guiabasico05.png

M) Entrada de cartão SIM

Outra novidade do iPhone 5 é o suporte para redes 4G (infelizmente sem suporte para as redes de quarta geração que serão empregadas no Brasil entre 2013 e 2014).

Além disso, o mais recente smartphone da Apple utiliza um novo padrão de chip, chamado nano-SIM, que é ainda menor do que o anterior micro-SIM. As principais operadoras brasileiras de celular já vendem o nano-SIM pelo mesmo preço do padrão utilizado nos outros iPhones (e também em smartphones Android).

Para utilizar Internet fora de redes Wi-Fi com o iPhone, é preciso assinar um plano de dados com a operadora de sua escolha.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail