Home > Dicas

Comprou um iPhone 5? Saiba como transferir seus dados

Mostramos como enviar conteúdos a partir de um iPhone anterior, smartphone de outra plataforma ou até celular padrão.

Macworld / EUA

09/01/2013 às 15h43

iphone5_43503.jpg
Foto:

Você mudou para o melhor e mais recente iPhone, e para isso, está deixando seu aparelho antigo para trás. Mas antes de dar adeus ao seu ex-companheiro, você precisa decidir se quer transferir seus dados para o iPhone 5. Confira abaixo várias maneiras de fazer isso, dependendo se está fazendo a atualização a partir de um iPhone anterior, outro smartphone, ou até um celular padrão (feature phone).

Essa nova dica faz parte de nosso guia especial com dicas básicas sobre o smartphone da Apple. Confira as outras reportagens já publicadas abaixo:

- Primeiro iPhone? Conheça as funções básicas do aparelho

- Dica básica: conheça os comandos do fone de ouvido do iPhone 5

iphone5real_435

Upgrade a partir de um iPhone anterior

Se você está fazendo upgrade a partir de um iPhone mais antigo, pode transferir todos os seus apps, dados, e configurações para o novo aparelho. Para isso, será preciso fazer um backup (via iTunes ou, se estava rodando o iOS 5, pelo iCloud) das suas informações.

Faça um backup usando o iTunes: Se o seu aparelho antigo está rodando o iOS 4 ou versão anterior, o backup pelo iTunes é o caminho. Para atualizar seu backup (ou criar um novo) conecte o iPhone antigo no computador, abra o iTunes, selecione o aparelho no menu Aparelhos, e no campo Sumário (Summary) escolha Fazer Backup Agora (Back Up Now).

Faça um backup usando o iCloud: Se você está rodando o iOS 5 ou 6 no seu iPhone antigo e possui uma conta no iCloud, pode tirar vantagem do recursos Backups do iCloud para salvar seus dados. Seu aparelho fará automaticamente um backup por dia enquanto estiver travado, ligado e conectado a uma rede Wi-Fi. Mas você pode realizar um backup de forma manual sempre que estiver no Wi-Fi ao abrir o app Ajustes no aparelho. Vá até iCloud -> Armazenamento & Backup, e certifique-se de que a opção Backup do iCloud esteja habilitada (azul em vez de cinza, que indica Off/desabilitada). Depois, é só tocar em Fazer Backup Agora (Back Up Now) para iniciar o processo. (Vale notar que os backups do iCloud podem levar muito mais tempo do que os feitos pelo iTunes, por isso não são a melhor opção caso esteja com pressa para configurar o novo smartphone.)

iPhone4s300

Upgrade a partir de outro smartphone (Android, BlackBerry, Windows, etc)

Está indo de um smartphone Android, BlackBerry, ou Windows para o iPhone 5? Dependendo de como você configurou suas informações, deve ser relativamente tranquilo transferi-las para seu novo aparelho.

E-mails, contatos, e calendários: Se você está usando uma conta Gmail ou outra baseada em POP ou IMAP no seu smartphone, já está sincronizando com um servidor central, e deve ser capaz de adicionar essa conta ao seu novo iPhone com poucos problemas. O iOS possui configuração automática para serviços como Microsoft Exchange, Gmail, Yahoo, Aol e Hotmail;. Você também pode configurar manualmente um conta de e-mail POP ou IMAP, LDAP ou CardDAV para contatos, ou CalDAV para calendários. Outra opção é usar o serviço na nuvem da Apple, iCloud, para configurar uma nova conta de e-mail.

Músicas, vídeos e fotos: Seu novo iPhone usa o iTunes para sincronizar qualquer música, programa de TV, filme, e foto locais do seu computador para o aparelho. Se já estava sincronizando esses dados com seu smartphone anterior, é fácil o bastante sincronizar esses dados com seu aparelho da Apple – você só precisa saber onde o conteúdo está localizado no smartphone e passá-lo para o computador. Feito isso, adicione-o ao iTunes. Para sincronizar suas fotos, adicione-as ao iPhoto ou Aperture (em um Mac) ou as coloque na sua pasta de Imagens (em um PC).

Caso tenha comprado conteúdos pelo smartphone que não tenham sido copiados para o seu computador, você deve poder baixá-los para o seu computador, ou, ao menos, instalar um aplicativo no iPhone (como o app do Kindle para compras de livros digitais) que te permitem acessar suas informações.

samsung-galaxy-II-300

Apps e miscelânea: Infelizmente, você não pode utilizar nenhum aplicativo Windows ou Android do seu aparelho antigo no iPhone novo. Pelo lado positivo, você provavelmente conseguirá achar versões paralelas iOS desses apps na App Store (por exemplo, se usa o Dropbox no seu smartphone, pode baixar a versão iOS do aplicativo, e continuar a acessar seus dados na nuvem). Caso tenha apps com informações valiosas que não queira perder (aplicativos de notas, listas de afazeres, etc), pode dar uma pesquisada para ver se há uma maneira de exportar essas informações. Caso contrário estará sem sorte; copiar e colar algumas infos e enviar por e-mail pode ser uma solução para não perder totalmente os dados.

Logs de SMS e MMS não são transferíveis, mas podem ser recuperados em teoria, dependendo de qual tipo de smartphone você tenha. No entanto, isso exige um pouco de trabalho por parte do usuário. Você não poderá adicioná-los ao seu novo iPhone; apenas salvá-los no seu computador. Há uma variedade de programas diferentes disponíveis para exportar mensagens a partir de smartphones – o SMS Backup & Restore parece ser uma opção popular entre usuários Android – vale uma pesquisa nas lojas de aplicativos de cada sistema em busca de boas opções e indicações dos usuários.

wp8_435

Upgrade a partir de um celular padrão (feature phone)

Sim, finalmente é hora de deixar aquele aparelho antigo de lado por algo com mais recursos. Mas e os seus contatos e fotos? Caso seu aparelho antigo use um chip maior que o nano-SIM (padrão usado no iPhone 5), você pode tentar cortá-lo com um aparelho específico e/ou alguém muito habilidoso na tarefa. Caso consiga fazer isso, pode resgatar os contatos. Para as fotos, será necessário ter suporte Bluetooth ou um cabo de conexão para seu aparelho.

Você pode transferir seus contatos de duas maneiras. Com o chip do seu telefone antigo (devidamente adaptado, caso necessário), você pode copiar todos os seus contatos para o SIM dele. Uma vez que tenha configurado seu iPhone 5, pode copiar esses contatos ao trocar temporariamente o chip do seu iPhone pelo SIM card do seu aparelho antigo e ir até Ajustes > E-mail, Contatos e Calendários > Importar Contatos do SIM. Uma vez que a importação tiver terminado, retire o seu SIM antigo e coloque de volta o chip do seu iPhone 5 na bandeja (caso tenha de medo de fazer isso sozinho, pode ir até a loja da operadora em que comprou o iPhone).

Caso não queira arriscar cortar o SIM card, mas o seu telefone antigo tenha um cabo USB para conectá-lo ao computador, você pode transferir seus contatos (e suas fotos) ao exportá-los por meio de software. (Isso, obviamente, depende do seu telefone: verifique o manual do aparelho ou faça uma busca no Google para essa informação específica de transferência.)

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail