Home > Notícias

Computação portátil deve estimular banda larga móvel, mostra pesquisa

Potencial é maior em mercados emergentes, que reagirá mais rapidamente à queda dos preços dos equipamentos.

Redação do COMPUTERWORLD

22/05/2009 às 16h45

Foto:

Os netbooks, computadores portáteis de tamanho reduzido e com capacidade de processamento inferior aos laptops tradicionais, contribuirão para impulsionar o uso de banda larga móvel, segundo estudo divulgado pela consultoria Pyramid Research.

Ao longo do ano passado, em todo o mundo, foram vendidas 13 milhões de unidades deste tipo de equipamento - das quais 10 milhões foram comercializadas no segundo semestre, segundo a consultoria.

Os mininotebooks vêm despontando como alternativa, para o mercado de massa, de um aparelho para acesso à web. E a consequência imediata da chegada desses equipamentos nas mãos do consumidor é aumentar tanto a penetração de PCs quanto de banda larga - especialmente a móvel.

Em mercados emergentes, esse impacto será sentido quando os preços dos netbooks ficarem abaixo de 350 dólares - o que a consultoria acredita que deverá acontecer no fim de 2009 ou em 2010.

Leia também:
>> Por que a Telefônica tem enfrentado tantos problemas técnicos
>> Falta de concorrência prejudica qualidade da banda larga no Brasil

De acordo com a avaliação da consultoria, a oferta conjunta de netbooks e conectividade 3G auxiliam as operadoras a aumentar o uso de suas recentes redes de terceira geração que utilizam a tecnologia HSDPA (High Speed Packet Access) e a evitar o churn (expressão usada para a troca de operadora pelos clientes).

O estudo sugere que em quatro ou cinco anos (2014) mais da metade dos netbooks será vendida por operadoras de telecomunicações fixas e móveis, com o parte de pacotes que incluem acesso à internet em banda larga.

Mas ainda há diversas dúvidas a respeito do futuro desses equipamentos. Os fabricantes não estão satisfeitos com a pressão por preços menores de laptops que a venda de netbooks baratos trouxe para o mercado - e temem que eles canabalizem a venda de notebooks ponta de linha.

pcw_logo_twitter_73.jpg

> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail