Home > Notícias

Computador raro da Apple deve atingir US$180 mil em leilão

Segundo Sotheby's, Apple 1 à venda é um dos seis modelos em funcionamento no mundo todo; casa de leilões também vai vender documento escrito por Jobs sobre games

Computerworld / EUA

28/05/2012 às 11h32

Foto:

A Sotheby’s anunciou que vai leiloar no próximo mês um dos seis únicos modelos Apple 1 que ainda funcionam no mundo. A casa de leilões espera arrecadar cerca um valor próximo a 180 mil dólares com a venda do computador que foi lançado em 1976.

Segundo o catálogo da Sotheby’s, apenas 200 unidades da máquina foram produzidas pela Apple na época. Atualmente, existiriam cerca de 50 aparelhos no mundo, dos quais apenas seis funcionariam, informa a companhia.

“Essa provavelmente é uma boa estimativa dos Apple 1 originais que tem sido usados nos últimos quatro ou cinco anos”, afirmou o engenheiro Mike Wiilegal, que identificou e indexou 41 computadores Apple 1.

Ao contrário de outros computadores pessoais, incluindo o Apple II lançado em 1977, o Apple 1 foi vendido como uma placa de circuitos totalmente montada, mas sem um case, fonte de energia, teclado ou monitor. Os compradores precisavam fornecer esses componentes, o que gerou alguns modelos customizados interessantes, com vários trazendo cases feitos a mão.

A Sotheby’s estima que a placa mãe será vendida por algo entre 120 mil e 180 mil dólares quando for para leilão. O lote também inclui uma interface de fitas cassete – que eram usadas para armazenar programas e dados – e muitos manuais, incluindo um raro manual de usuário.

Leia também:

- Contrato de fundação da Apple é vendido por US$1,6 milhão em leilão

apple1leilaosothebys01.jpg

Documento de Jobs

Outro item relacionado a Apple que irá a leilão pela Sotheby’s no próximo mês é um memorando de quatro páginas sobre desenvolvimento de games escrito por Steve Jobs quando ele trabalhava na Atari, em 1974.

A casa de leilões espera que o documento seja vendido por um valor entre 10 mil e 15 mil dólares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail