Home > Notícias

Computadores com Atom podem custar 200 dólares, prevê a Intel

Chip, apelidado de Diamondville, deve ser usado em aparelhos voltados a tarefas básicas, como navegar na web ou ver vídeo em DVD.

Por IDG News Service/EUA

14/03/2008 às 9h07

Foto:

Tirando vantagem da queda nos preços de hardware, a Intel espera posicionar seus chips Atom em desktops que estarão disponíveis por menos de 200 dólares até o final do ano.

O chip, apelidado de Diamondville, deve ser usado em desktops sem ventilação, para tarefas básicas como navegar na web ou ver vídeo em DVD. A companhia prevê que os equipamentos custarão entre 199 dólares e 250 dólares.

O chip Atom não tem o poder de processamento para tarefas mais complexas, como assistir filmes em alta-definição, disse Noury Al-Khaledy, gerente geral de desktops Atom da Intel, que a empresa chama de Nettops.

“Um desktop Atom pode servir como segunda máquina em países desenvolvidos ou primeiro computador nos países em desenvolvimento, ele disse”.

Os Nettops poderão rodar Windows Vista Starter, Windows XP ou Linux, disse a Intel. Quem decide o sistema operacional é o fabricante, mas a Intel deixou claro que quer favorecer o Linux como sistema para a plataforma Nettop, disse Roger Kay, presidente da Endpoint Technologies Associates, parceira da Intel.

Os Nettops podem carregar uma verão dual-core do processador Diamondville, que a Intel está desenvolvendo.

Além dos desktops de baixo custo, os chips Atom serão voltados a notebooks de baixo custo e ultraportáteis.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail