Home > Notícias

Conexão 3G pode chegar a dispositivos além do celular

GSM Association, operadoras e Huawei criarão APIs para que outros dispositivos, além de celulares e PCs, troquem dados via redes 3G.

IDG News Service/Taipé

20/11/2008 às 11h10

Foto:

Ampliar o uso das redes 3G para conectar câmeras, carros e medidores de pressão sanguínea, por exemplo, é a nova missão da GSM Association ao lado de operadoras e fabricantes de equipamentos de telecomunicações.

A idéia do grupo é criar padrões técnicos e popularizar o uso de chips compatíveis com redes móveis de terceira geração para que outros dispositivos, além de celulares e computadores, possam trocar dados sem fio via 3G em segmentos como os de saúde, consumo, serviços, transporte e energia.

Assim, veículos poderiam enviar alertas de manutenção aos celulares de seus donos, fotos digitais seriam transmitidas diretamente da câmera para um web site e sistemas de monitoramento de pacientes seriam enviados a seus médicos via redes 3G.

O grupo formado pelas operadoras Vodafone, dos Estados Unidos, Softbank, do Japão,  Telefônica, da Espanha, KTF, da Coréia do Sul, Telstra, da Austrália e Telecom Itália, além da fabricante chinesa Huawei Technologies, planeja trabalhar em conjunto para desenvolver uma API (Application Programming Interface) para que mercados de consumo possam fabricar equipamentos compatíveis com as redes móveis 3G.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail