Home > Dicas

Confiabilidade é o atrativo dos sistemas seguros de pagamento online

Localização geográfica, perfil de compras e histórico de transações já realizadas são variáveis que balizam o comércio pela web.

Alice Sosnowski, especial para PC WORLD

22/09/2008 às 10h26

e_commerce_seguro_150.jpg
Foto:

Apesar do leque de opções e formatos de pagamento à disposição dos internautas, a questão da segurança é a mola mestre desse modelo de negócio. Por causa disso, a detecção de fraudes é uma das principais frentes de atuação das empresas que atuam neste segmento do comércio eletrônico.

A análise vai desde a localização geográfica do IP que gera a compra até a verificação de variáveis como o tipo de produto comprado ou histórico de transações financeiras realizadas. Com essas informações, as empresas indicam o grau de risco de uma operação e só dão o sinal verde para a efetivação do negócio após uma classificação positiva.

> Saiba como a lei entende as fraudes que envolvem compras pela web 

A partir daí, o lojista pode entregar o pedido e receber o valor da compra. Se algum problema acontecer nesse caminho, tanto PagSeguro como o Pagamento Digital garantem arcar com o prejuízo.

“Essa é a grande vantagem do serviço oferecido, já que o empresário se foca na venda e não precisa se preocupar em fazer a análise de risco do cliente”, explica Eduardo Lima, gerente de marketing da Rumo, empresa que comercializa a solução FastCommerce para lojas virtuais.

Num mercado que cresce em média 45% ao ano, segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net), e possui atualmente 9,5 milhões de consumidores, a segurança torna-se um fator decisivo para a consolidação e o crescimento do e-commerce no Brasil. E um grande atrativo para as empresas que oferecem soluções nesta área. É com o slogan “Aqui você recebe”, que o grupo Buscapé espera avançar cada vez mais neste terreno.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail