Home > Dicas

Configure alertas nas pesquisas no Google e facilite suas buscas

Faça o buscador achar automaticamente seus temas preferidos e enviar os resultados por e-mail na frequência desejada.

René Ribeiro, da PC World

01/04/2010 às 18h40

buzz-150.jpg
Foto:

buzz-150.jpgDizer que o Google é a ferramenta de buscas mais utilizada e com melhor resultado é algo redundante. Mas há vezes em que a tarefa de digitar consecutivamente na busca por nossos assuntos favoritos dá um certo cansaço. Por exemplo, saber as últimas notícias sobre o iPad, sobre uma banda preferida de rock ou ainda as últimas dicas de games pode se tornar algo entediante.

Normalmente, temos esse tipo de informação executando uma pesquisa - mas isso é uma chateação, pois precisamos parar para executar a mesma pesquisa todos os dias ou até várias vezes por dia. O serviço de buscas do Google é muito bom e você pode ajudá-lo a se tornar uma ferramenta ainda mais útil a partir do  Google Alerts.

O serviço funciona como uma espécie de feed RSS que lhe envia o resultado de suas solicitações para seu e-mail. O serviço é gratuito e o único requisito é ter uma conta no Gmail.

Leia também: 
>> Usuários do Google Talk agora podem trocar arquivos
>> Dicas para fazer de você um ninja no uso do Gmail
>> 18 dicas para aproveitar ao máximo a web e as redes sociais
>> Android: 39 modos de usar o sistema operacional do Google

Para configurar um alerta, comece por introduzir um ou mais termos de busca, igualmente como faria para uma pesquisa comum no Google.

alerta_google.jpg 

Em seguida, clique no campo Tipo para especificar qual a fonte que o Google deve usar: Blogs, Web, Notícias ou Grupos, ou, se você quiser todas as anteriores, escolha a opção Completo.

No próximo item escolha com qual Frequência deseja receber os alertas, que pode ser uma vez por dia, uma vez por semana ou sempre que encontrar novas ocorrências.

Ainda é possível escolher quantos itens serão listados no e-mail: em lotes de 20 ou 50 resultados. E, por fim, pode-se decidir receber os resultados por e-mail ou por feed.

O feed seria o RSS, que pode ser lido no Google Reader (se você tem uma conta no Google, então tem também uma no Reader).

A ferramenta, sem dúvida, economiza muito nosso tempo quando estamos na busca por assuntos que demoram para se esgotar ou que se atualizam com frequência.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail