Home > Dicas

Confira 5 truques para usar melhor o dicionário do Mac

Maneiras rápidas para acessar esta ótima ferramenta (mesmo sem ter que carregá-la) digitando trechos de palavras

Macworld / EUA

23/04/2010 às 10h35

Foto:

O aplicativo do Mac OS X modestamente nomeado Dictionary é um recurso conveniente que oferece muito mais do que simples definições. Você pode procurar informações sobre palavras e tópicos utilizando dicionários, Thesaurus, Wikipedia e módulos da Apple (o módulo da Apple explica termos técnicos). Mas poucas pessoas se dão conta de quantas maneiras existem para acessar essas informações, sem ter que iniciar o aplicativo Dictionary mesmo. Aqui vão cinco, para você começar:

1.    Utilize o widget do Dashboard

Para os fãs do recurso Dashboard do sistema OS X, o widget do Dictionary talvez seja a alternativa mais conveniente para iniciar o aplicativo. Apenas ative Dashboard, escolha a sua fonte de informação (Dictionary, Thesaurus ou Apple – não há opção da Wikipedia aqui) no pop-up do menu inicial e digite o termo a ser explicado (o menu incial também permite que você veja os resultados de outras fontes após a busca ser concluída).  Clique no botão da letra à esquerda para visualizar outras palavras com a mesma origem.

2. Use o Spotlight

Ative o menu de busca do Spotlight e digite uma palavra que você esteja
procurando o significado. A primeira definição do Dictionary do OS X irá
aparecer no menu. Para surpresa de muitos usuários de Mac, você
consegue utilizar o recurso Spotlight para procurar rapidamente pelo
significado de uma palavra – definições do Dictionary estão entre a
grande quantidade de tipos de informação que o Spotlight pode pesquisar.

Apenas ative o menu de busca do Spotlight (clicando no ícone do
Spotlight no menu ou apertando Comando + barra de espaço) e digite sua
palavra. Em uma fração de segundo, a primeira definição do Dictionary do
OS X aparecerá no menu. Não caberão muitas definições em uma única
linha, por isso passe o cursor sobre o texto para visualizar a definição
completa, ou selecione a definição para abrir o aplicativo do
Dictionary para aquela palavra.

150720-dictionaryspotlight1_original.jpg

Após digitar a palavra, a primeira definição aparece no menu

Apesar de você poder mudar, por meio painel Spotlight nas Preferências de Sistema, a ordem em que aparece a maioria dos resultados do Spotlight, os resultados do Dictionary estão sempre listados próximos ao topo do menu, logo abaixo do Top Hit.

3.    Use as ferramentas do launcher

Ferramentas do launcher como LaunchBar, Quicksilver e Butler são add-ons populares do sistema OS X, e muitos deles fornecem uma maneira rápida de se procurar o siginificado de uma palavra no programa Dictionary. Por exemplo, como um fã de longa data do LaunchBar, eu utilizo este recurso no Launch Bar muitas vezes por dia: eu apenas ativo o LaunchBar, digito di (para dictionary), aperto a barra de espaço e então digito a palavra que eu procuro a definição. O Launch Bar lança o aplicativo do Dictionary diretamente para a definição da minha palavra.

4. Utilize as janelas de definição pop-up

Em muitos programas da Mac, você pode passar o cursor sobre uma palavra e
pressionar Control+Comando+D para ver este balão de definição aparecer.

150720-dictionarypopup_188.jpg

Esse recurso funciona em muitos programas da Mac

Um dos meus recursos favoritos do OS X, e um dos que muito pouca gente consegue tirar vantagem, são as definições pop-up do sistema. Nos aplicativos mais recentes da Mac – incluindo Safari, Mail e muitos outros programas que exibem ou permitem edição de texto – apenas posicione o cursor sobre a palavra que você quer a definição e então aperte Control+Comando+D.

A definição da palavra irá aparecer em um balão flutuante. Você pode mudar para os registros do Thesaurus para aquela palavra utilizando o menu pop-up no topo do balão, e clicando em Mais irá abrir o aplicativo Dictionary e procurar pela palavra.

Um toque legal é que se você segurar apertados Control+Comando+D enquanto você move o cursor pela tela, as atualizações do balão de definições irão exibir continuamente informações sobre qualquer palavra que esteja sob o cursor.

5. Use o recurso auto-completar do OS X

Algumas vezes você não está nem aí para definições ou sinônimos: está apenas tentando lembrar uma palavra em particular, ou está procurando por palavras similares. O OS X possui um recurso de auto-completar que pode ajudar.

Após digitar algumas letras em um documento de texto, mensagem de e-mail ou formulário de Web, aperte a tecla Esc. O OS X irá exibir uma lista de todas as palavras que começam com aquelas letras. Escolha uma delas (clicando sobre ela, ou utilizando a seta para cima e para baixo e então apertando Return) e a palavra será inserida imediatamente.

Infelizmente este truque funciona em menos programas que o truque anterior. Por exemplo, enquanto eu posso procurar definições de palavras de dentro do software da Bare Bones BBEdit, o recurso de auto-completar não funciona neste programa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail