Home > Dicas

Sete perguntas e respostas sobre o Service Pack 3 do Windows XP

Conheça as principais características do novo pacote de atualizações do Windows XP e veja como baixá-lo pelo Windows Update.

Por Computerworld/EUA

22/02/2008 às 19h03

Foto:

xp_sp3_88.jpgA Microsoft abriu para o público na terça-feira (19/02) a mais nova versão do terceiro pacote de atualizações (SP3) do Windows XP. Esta não é a versão final, mas está quase lá.

É a primeira vez desde dezembro de 2007 que qualquer usuário do XP pode testar o SP3. Há grandes chances de o interesse no Windows XP Service Pack 3 Release Candidate 2 ser grande, já que o Vista não foi um enorme sucesso, mas o XP, por outro lado, ganhou mais respeito.

O que é o XP SP3 RC2, afinal? Confira a seguir algumas das principais características do pacote de atualizações.

1) O que exatamente a Microsoft entregará?
Quando o Service Pack 3 (v.3311) é instalado, você descobre que ele é o SP3 RC2 (Release Candidate II). Ao que tudo indica, é a mesma versão distribuída para 15 mil analistas há duas semanas.

2) Como obtê-lo?
Diferentemente do SP3 RC1, essa versão não está disponível para download manual. O SP3 RC2 é instalado por meio do Windows Update (WU), que é o principal serviço de atualizações da Microsoft.

Para baixar o SP3 RC2 pelo WU, é necessário enganar o PC e deixá-lo pensar que ele está apto a fazer isso. Um pequeno arquivo de 38 Kilobytes (KB) – é o que você precisa do Download Center – altera o registro do Windows mudando uma ou duas chaves. Voila! Você conseguiu. 
++++
3) Quer saber se o processo é simples?
Não. É demorado e enfadonho.

Depois de enganar o computador, a primeira tarefa é desinstalar qualquer outra versão anterior do XP SP3. Para fazer isso, vá no Painel de Controle e abra o ícone “Adicionar e remover programas”, clique em “Mostrar atualizações” e depois desça a tela até o final da lista. A desinstalação é finalizada quando o sistema for reiniciado.

Em seguida, você deve abrir o Windows Update para pegar as atualizações de segurança que estiverem faltando. Isso serve para todos os usuários, mas principalmente para aqueles que usavam o SP3 RC ou outros pacotes anteriores – esses pacotes não “enxergavam” falhas do XP. Talvez seja necessário desligar e iniciar o computador mais uma vez.

Por último, abra o registro que você alterou e também o Windows Update. O XP SP3 RC2 deve aparecer. Para a maioria dos usuários, ele é um arquivo de 66 Megabytes (MB), mas seu tamanho pode variar. Quando o RC2 for baixado e instalado, o computador irá reiniciar o sistema novamente.

4) Por que a Microsoft está usando o Windows Update para entregar o SP3 RC2?
É possível que a empresa esteja testando os mecanismos do WU e que ele será, no fim das contas, a porta de acesso de todos os usuários aos pacotes de atualização.

5) O que há de novo no XP SP3 RC2?
Não muita coisa, de acordo com informações do site da Microsoft sobre a primeira versão do Service Pack.

O SP3 é um apanhado de correções que têm sido divulgadas desde 2004, quando a Microsoft liberou o Windows XP SP2.
++++
Há uma novidade. Parece que a Microsoft cumpriu sua promessa de aprimorar seu gerador de números randômicos. Em novembro do ano passado, pesquisadores israelenses afirmaram que hackers podiam explorar uma vulnerabilidade do gerador de números do Windows 2000 para descobrir chaves criptográficas. Depois de ter fugido do assunto, a Microsoft admitiu a falha no Windows XP e informou que ela seria corrigida com o SP3. 

Nas informações de divulgação, abaixo do título “Módulo Criptográfico de modo Kernel da Microsoft”, estava escrito que o SP3 tinha implementado e suportava os algoritmos SHA2 (SHA256, SHA384 e SHA512) com a validação do certificado X.509.

Além disso, o Federal Information Processing Standard (FIPS) 140-1, padrão de segurança do governo norte-americano, foi substituído pelo FIPS 140-2, e esses módulos foram validados e certificados de acordo com esse padrão. 

6) Quanto tempo vai demorar para ser lançada a versão final do SP3?
A Microsoft não revela essa data. Mas não deve demorar. Essas são nossas sugestões:

A Microsoft liberou o Vista SP1 RC Refresh para analistas, por meio do Windows Update, no dia 9 de janeiro e, para download público, no dia 11 de janeiro. Pouco mais de três semanas depois, em 04 de fevereiro, a empresa lançou o SP1. Tendo essas datas como referência, a Microsoft deve lançar o XP SP3 no meio de março, por volta do dia 17.

7) Poderei configurar o XP para uma versão anterior ao SP3 se eu quiser? Como faço isso?
Para se livrar do SP3 e retornar – presumivelmente – para o SP2, vá em “Adicionar e Remover Programas”, no Painel de Controle, selecione “Mostrar atualizações” e desça a tela até o final da lista. Selecione “Windows XP Service Pack 3” e então clique em “Remover”. O PC precisará ser reniciado, mas depois disso a máquina retornará ao estado anterior.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail