Home > Dicas

Confira as dicas para aproveitar o iWeb, o iDVD e a GarageBand

Recursos simples podem tornar sua vida com o iWeb, iDVD e GarageBand mais prática e divertida. Confira nossa seleção.

Por Macworld/Londres

15/05/2008 às 19h30

iweb_band_dvd.jpg
Foto:

iweb_ban_idvd_dest150Os aplicativos do iLife podem realizar várias tarefas de maneira simples e eficiente. Com algumas dicas é possível melhorar a relação com esses aplicativos e tornar o trabalho e entretenimento mais dinâmico.

Confira as dicas da Macworld para os aplicativos iWeb, iDVD e GarageBand que podem ajudar no seu dia-a-dia.

iWeb

O programa de HTML baseado em templates da Apple pode tornar a construção de sites mais simples e divertida, mas algumas dicas podem ampliar a capacidade de criação e diversão.

>> Compartilhe uma Playlist do iTunes

Se você pretende demonstrar o excelente gosto musical e compartilhá-lo com o mundo, o iWeb pode te ajudar.

++++

iweb_ban_idvd_dest150Um simples arrastar de Playlist do iTunes para sua página do iWeb irá compartilhar a informação de suas músicas com o mundo. Essa ação resultará em vários links para a loja do iTunes, possibilitando que seus visitantes escutem uma amostra e até comprem as músicas (em países que a loja iTunes opera).

Para adicionar mais informações, como artistas favoritos, reviews de músicas e últimas aquisições, instale o widget My iTunes. Para acessar o widget entre na loja iTunes e acesse Account (conta de usuário). Na página de informações da conta clique em Manage My iTunes. Selecione as informações desejadas e as publique em seu site, colando o código HTML do widget.

>> Mostre sua agenda

Com a ajuda de uma tag simples de HTML é possível incorporar a agenda completa do iCal em seu site.

Para fazer isso adicione uma página ao site utilizando algum dos temas “blank” (branco). No Page Inspector clique em layout e altere o Content Width para 775 px (isso pode ser ajustado posteriormente). Escolha Inserir, HTML Snippet e digite o código como na figura abaixo. Para conseguir adicionar sua agenda ela deve estar publicada na web pelo serviço .Mac ou em algum servidor particular. A publicação da agenda é feita pelo iCal.

iweb_ical

++++

iweb_ban_idvd_dest150>> Separe seus sites

Com o iWeb é possível editar vários sites ao mesmo tempo, basta pressionar Maçã+shift+N. Mas isso gera um problema. O iWeb armazena toda a informação dos sites abertos em um único arquivo, salvando e exportando todos os sites mesmo quando são realizadas pequenas alterações.

Para resolver, siga no Finder o caminho Library/Application Support/iWeb. Lá você encontrará o arquivo Domain.sites2 (ou somente Domain, caso a extensão de arquivo não apareça) que apresenta a informação de todos os seus sites.

>> Acesso rápido

Para encontrar com facilidade uma linha de código pressione Maçã+F, digite o termo de busca e clique em Find. Para encontrar a próxima ocorrência pressione Maçã+G, a anterior Maçã+shift+G.

iDVD

Quer guardar todas suas memórias multimídia em um DVD, tornando o acesso a seu conteúdo multimídia em sua sala de estar mais fácil? O iDVD oferece a criação de DVDs com qualidade e simplicidade.

++++

Importe qualquer clipe do iMovie

O iMovie é uma ótima ferramenta para concentrar todos os seus vídeos. É possível importar qualquer clipe para o iDVD, mesmo os não utilizados em nenhum projeto. Abra a guia Movies no painel do iDVD e selecione alguma das miniaturas.

idvd_menu

Prático: selecione seus clipes e projetos do iMovie

Para utilizar uma pequena porção do clipe, adicione a seleção a alguma “drop zone” e ajuste a linha do tempo para o período que quiser.

>> Altere a música de fundo

É possível substituir a música de fundo de um tema por qualquer arquivo de áudio de sua biblioteca do iTunes. Outro recurso é adicionar o áudio de algum de seus clipes de vídeo.

Para isso arraste o vídeo para a guia de áudio no Inspector.

++++

iweb_ban_idvd_dest150>> Tenha uma previsão mais apurada

O modo Preview do iDVD oferece uma boa idéia de como o projeto será executado em um aparelho de DVD, mais ainda assim ele apresenta sua trilha original, sem a codificação que seria executada em um player.

Para obter um resultado mais próximo da realidade sem queimar várias mídias, crie uma imagem de disco. No menu File escolha Save As a Disc Image (ou pressione Maçã+shift+R).

idvd_dz

Drop Zones: arraste faixas de áudio e clipe em seu projeto

O iDVD irá realizar todo o processo de codificação do vídeo sem o processo final de queimar o disco. Quando o iDVD concluir o processo, dê um duplo clique no arquivo .img que foi criado. Isso irá rodar a imagem como um volume em seu desktop.

Abra o DVD Player e escolha File: Open DVD Media. Encontre a pasta VEIDEO_TS na imagem de disco e assista ao seu projeto. Se o trabalho estiver correto queime uma mídia de DVD com a imagem do disco.

++++

iweb_ban_idvd_dest150GarageBand

Os compositores de plantão podem se divertir muito com o GarageBand e produzir trilhas de áudio complexas. Algumas dicas podem facilitar o processo de criação.

>> Display de nota

Quer saber qual nota você está tocando em seu teclado MIDI? O GarageBand pode mostrar para você. Se um instrumento do software é tocado basta selecionar Chord no display. Enquanto você tocar o display irá mostrar a nota.

garage_notas

Qual a nota: GarageBand mostra a toca executada em um painel

Encontre Loops adicionais

Nas versões antigas do GarageBand era necessário redesenhar curvas de volume customizadas cada vez que o áudio era movido para posições diferentes. Para acabar com isso selecione Control: Lock Automation Curves To Regions.

>> “Melhor” nem sempre é bom

Na guia Advanced nas preferências do software há o menu Audio Resolution, onde a qualidade pode ser alterada entre Good, Better e Best (bom, melhor, ótimo). Tome cuidado quando utilizar a qualidade Best (24-bit), pois o iTunes não consegue converter os arquivos resultantes para MP3 mono (formato popular em podcasts) ou arquivos AAC.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail