Home > Notícias

Confira nove serviços e downloads gratuitos para usar na sua rede

Não é fácil encontrar o que se precisa - na hora que se precisa - para resolver problemas de rede. Tenha esta seleção à mão.

Redação da PC World / EUA

10/06/2008 às 15h22

freeware_150.jpg
Foto:

freeware_150Grátis. É a palavra mágica para muitos internautas que procuram por softwares e serviços online. Mas gratuito não  necessariamente significa bom, e procurar por freebies pode levar você a trombar com muito lixo.

Para encontrar os melhores downloads e serviços gratuitos pesquisamos, instalamos e visitamos centenas de sites e programas. Confira a seguir nove opções para resolver problemas que sua rede eventualmente pode ter.

1) Advanced Net Tools (ANT) – É o canivete suíço dos utilitários de rede e não é preciso desembolsar um centavo por ele. Coloca ao seu alcance um pacote completo de ferramentas que executam varreduras de portas, consultas DNS e pings, examinam partes da rede, verificam tabelas de roteamento e muito mais. Os módulos de informação também são úteis. Eles permitem que você examine a tabela de roteamento e acrescente e remova entradas.

2) Advanced IP Scanner – Este pequeno utilitário gratuito é uma ótima maneira de obter uma relação rápida de todos os dispositivos conectados à rede, listados por endereço IP, com informação sobre cada um deles. Ele faz uma varredura
ultraveloz de todos os endereços em um intervalo que você determina e, em seguida, especifica se um dispositivo está presente em cada endereço. Para cada dispositivo, ele informa o status, o nome da máquina, informação sobre NetBIOS, ping e endereço MAC.

Mais destaques da PC WORLD:
> O que fazer com a rede sem fio na hora de formatar
> Otimize a rede sem fio para priorizar aplicações de VoIP
> Dicas para resolver os problemas mais comuns das redes domésticas
> Como ter acesso offline aos arquivos da rede com o Windows Vista

3) DreamSys Server Monitor – Este utilitário monitora se os servidores estão ativos e, se não estiverem, sugere uma série de ações. Em um intervalo especificado, ele checa o status das máquinas. Também é possível verificar os servidores manualmente a qualquer momento. Além disso, você pode instruir o programa a tomar uma série de atitudes ao identificar um problema, como enviar um e-mail ou reiniciar a máquina.

4) NetBrute Scanner – A segurança da rede está diretamente relacionada ao elo mais fraco – em muitos casos, pastas compartilhadas ou portas abertas por engano. E pode ser difícil e demorado tentar encontrar todas as pastas compartilhadas
e portas abertas em uma rede. Este simples e gratuito pacote de três ferramentas de segurança executa uma verificação de segurança básica, à procura de recursos compartilhados e portas abertas. Como bônus, testa a segurança de qualquer servidor web.

++++

freeware_1505) Network Magic – Se você buscava uma ferramenta de gerenciamento de rede “tudo-em-um” simples e gratuita para uma pequena rede, já achou. Entre muitas outras coisas, o Network Magic lida com todas as tarefas de redes básicas, incluindo 
adicionar novos dispositivos à rede, reparar conexões em pane, configurar criptografia e proteção wireless, compartilhar impressoras e pastas e informar o estado da segurança de cada PC.

6) Network Notepad – A maioria dos programas de projeto não oferece recursos adequados para a criação de diagramas de rede. Se você procura uma ferramenta para ajudá-lo a projetar sua rede ou fazer um acompanhamento visual da que você já possui, vai gostar do Network Notepad. Com ele é possível desenhar esquemas que são mais do que documentos simples – eles são dinâmicos e incluem links que permitem, por exemplo, usar Telnet para acessar qualquer dispositivo na rede apenas clicando em um botão no diagrama.

7) RogueScanner – Quer saber se há algum intruso na sua rede? Use este programa. Mas antes de executá-lo, elabore uma lista com todos os PCs e dispositivos existentes na rede. Com a lista na mão, execute o RogueScanner. Ele mostra todos os
dispositivos conectados. Os endereços IP e MAC de cada dispositivo são apresentados. Compare o que o programa encontra com a lista dos que você sabe que são seguros e confiáveis. Se você encontrar um dispositivo na rede que não esteja na lista, você tem o seu invasor.

Mais destaques da PC WORLD:
> Como dimensionar uma rede sem fio para até 20 PCs
> 35 soluções para problemas de redes
> Conecte sua impressora a uma rede sem fio
> Monitore o que se passa nos PCs dos usuários da rede

8) Spiceworks IT Desktop – Ferramenta de inventário e gerenciamento de rede com um número de recursos surpreendente para um software gratuito. Ele disponibiliza um volume substancial de informação sobre cada PC conectado à rede, como o espaço em disco livre e utilizado, o software antivírus em uso, problemas no dispositivo (erros na conexão com o servidor, por exemplo) e outras informações.

9) Technitium MAC Address Changer - Há várias maneiras de proteger uma rede sem fios. Uma delas é impedir qualquer pessoa de se conectar à rede, exceto as que têm placas com endereços MAC específicos. É fácil configurar o roteador para 
bloquear intrusos. Mas como saber se realmente funciona? Verificando você mesmo. Uma das maneiras de fazê-lo é dar um novo endereço a uma de suas placas de rede existentes. O Technitium MAC Address Changer permite que você altere o MAC com alguns cliques.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail