Home > Notícias

Congresso gratuito debate software livre e inclusão digital em DF

Consegi 2008 assina Protocolo Open Document Format e defende projeto internacional de software livre.

Redação do IDG Now!

25/08/2008 às 14h20

Foto:

Para disseminar informações sobre a atuação do governo na área da tecnologia, será realizado, nos dias 27 a 29 de agosto, o Congresso Internacional Sociedade e Governo Eletrônico - Consegi 2008.

O Congresso tem por objetivo debater as estratégias para resgatar a parcela da população brasileira que ainda não tem acesso à internet e às novas tecnologias da informação.

Sob o slogan “Tecnologias Livres a Serviço da Sociedade”, o evento reforça a discussão sobre a adoção e difusão do Software Livre. Para abordar o tema, será apresentado o Seminário Coalizão Sul-Sul, que vai discutir os padrões abertos e modelos alternativos de software de países da América do Sul, do Caribe, da África e Índia. O objetivo é que exista um projeto internacional, que também interaja com outros países.

As reflexões sobre a democratização da informática pública terão como pano de fundo os temas: “Políticas de Tecnologia da Informação e Comunicação”, “Governo Eletrônico” e “Inclusão digital”. Além disso, o evento oferecerá breves apresentações de soluções tecnológicas livres como o Cocar, um programa de administração de redes de computadores que permite monitorar o tráfego entre as máquinas de forma centralizada e o Sagui, ferramenta de gestão de ativos para ambientes que utilizam o sistema operacional GNU/Linux.

No primeiro dia de evento, além das apresentações, também será assinado o Protocolo Open Document Format - ODF Brasília, documento público de intenção para a adoção de formatos abertos, que garante a troca de documentos entre órgãos de forma efetiva. A assinatura pode ser um passo importante na democratização do acesso aos serviços públicos eletrônicos. 

O Consegui será realizado no Centro de Eventos e Treinamentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio, na Avenida W5 - SGAS, 902, Bloco C, em Brasília. O evento também será transmitido ao vivo pela web através da tecnologia streaming.As inscrições podem ser feitas pelo site do Consegi.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail