Home > Dicas

Conheça 27 ferramentas essenciais para quem é usuário do Twitter

Parte do sucesso do Twitter reside na interface simples. Mas, com as ferramentas certas, sempre se pode fazer algo mais.

Redação da PC WORLD

30/03/2009 às 9h23

PCW_Twitter_ilustra150.jpg
Foto:

PCW_Twitter_ilustra150Quem toma conhecimento do Twitter pela primeira vez, tem a impressão de estar em uma página de blog, bem simples e sem muitos recursos. De fato, a primeira impressão é essa mesmo. Mas essa também é a graça do serviço.

Por padrão ele oferece alguns bons recursos e aplicativos para ajudá-lo a deixar sua página mais intuitiva. Um deles é a sua função de busca, considerada tão poderosa quanto a ferramenta de busca do Google.

O recurso possibilita encontrar tweets (ou posts) com palavras específicas ou frases, escritas por determinados usuários ou em datas específicas. O usuário pode até mesmo assinar qualquer filtro de buscas por RSS.

> Siga a PC WORLD no Twitter
> Twitter: aprenda a usá-lo 

Mas o Twitter também disponibiliza um conjunto de instruções (conhecidas como API) para quem desejar criar novas ferramentas complementares ao serviço.

E é graças à comunidade, que a publicação de tweets pode ser feita também a partir do MSN Messenger e do atualmente combalido ICQ, com o uso de programas como o TwitterMail. Forneça seus dados de acesso ao Twitter e a aplicação irá gerar um e-mail. Depois, basta colocar no corpo do e-mail o conteúdo do tweet e enviar a mensagem para que ela seja publicada em sua página.

Aplicações para desktops

Quem gosta de agilidade pode ficar tranquilo, pois muitos aplicativos para o Twitter foram desenvolvidos para funcionar em diversas plataformas, como o Tweetr. Ele possui uma interface muito intuitiva e facilita muito ao lidar com arquivos e imagens. Basta arrastar o arquivo até o programa para ser transferido, além de enviar fotos de webcam instantaneamente.

pcw_twitter_350

Muitos desses aplicativos utilizam o programa Adobe AIR para possibilitar atualizações sem a necessidade de acessar a página do serviço de microblogging. Um dos aplicativos mais completos, compatível com Windows, Mac OS X e Linux, é o Posty. Gratuito, o programa atualiza e responde suas mensagens, destaca seus favoritos, procura por mensagens antigas e possui até um “encurtador” de URL embutido.

Um dos aplicativos mais utilizados no desktop é o TweetDeck, que também utiliza a plataforma Adobe AIR e roda nos mesmo sistemas operacionais. A ferramenta permite separar as pessoas que você segue, agrupando-as, o que facilita a leitura dos tweets escritos por elas. O aplicativo possui ainda recurso para encurtar URLs, se necessário.

Já o Twhirl, similar ao TweetDeck e com muitos usuários, oferece dicas de atalhos para o teclado, permite programar o auto-refreshing dos tweets e o envio de mensagens.

Aplicativos para web

Já aqueles que gostam de aplicativos baseados em web precisam conhecer o Tweetizen. Com ele, pode-se selecionar os tweets que mais tem a ver com seus gostos, criando grupos baseados em seus interesses, e filtrando as informações sem que você precise navegar entre milhares de tweets até encontrar algo útil.

twitter_apps

Para quem usa Firefox, o que não falta são add-ons para interagir com o microblogging diretamente do browser da Mozilla. O Shareaholic facilita a troca de informações, como bookmarks, e-mails e páginas da web. Já o TwitBin e o TwitterFox colocam o Twitter em uma barra no browser, para que ele esteja sempre ao alcance.

Há utilitários ajudam a melhorar a produtividade, principalmente para quem gosta de gerenciar muitas redes sociais. O TweetStats exibe seu histórico no Twitter e ainda mostra um resumo de quantos tweets você escreve por mês, e uma média diária.

O FriendFeed é um serviço que consolida atualizações de mais de 40 mídias e redes sociais tais como Twitter, YouTube, Facebook e Flickr. E se você gosta de fazer perguntas, o Twtpoll elabora pesquisas e encurta a URL para que você envie a todos os seus seguidores.

Aliás, diversos aplicativos oferecem o serviço de encurtar as URLs para que sobre mais caracteres para serem digitados. Dentre as mais usadas estão a TinyURL, Bit.ly, o Migre.me e o fitURL. Já o Twitpic possibilita que você crie links curtos para enviar suas fotos.

TinyURL_twitter

Um aplicativo recente criado para o Gmail permite que você veja as atualizações de seus contatos no Twitter, elaborar tweets e responder mensagens diretas, tudo na própria janela do webmail. Porém, para o aplicativo funcionar, o idioma do seu Gmail deve estar em inglês.

Para usar tal facilidade, vá ao Gmail Labs, em Settings e ativar o aplicativo: "Add any gadget by URL". Na guia Gadgets, adicione a URL: (http://twittergadget.appspot.com/gadget/gadget-gmail.xml) e clique em "add".

Aplicativos para dispositivos móveis

Quem atualiza o Twitter pelo celular deve conhecer os aplicativos certos para tal, que possuem interfaces organizadas e compatíveis como a tela de tamanho reduzida desses eletrônicos. Alguns dos mais conhecidos e utilizados são o iTwtr, aplicativo open source para usuários do iPhone; ainda para o telefone da Apple, pode-se optar pelo Tweetie ou pelo Twitterrific, ambos gratuitos e disponíveis na loja de aplicativos da Apple. Já o Tiny Twitter, por exemplo, é para ser usado em dispositivos com Windows Mobile ou baseados em Java (cliente J2ME).

QuaseFree_Twitter

Twitter2Go, com interface WAP ou xHTML-MP, para Palm, Pocket PC, Blackberry e outros PDAs; Blackbird, para aparelhos BlackBerry; Synble para dispositivos com sistema Symbian/S60 da Nokia; e o primeiro aplicativo brasileiro que atualiza seu Twitter via SMS, o QuaseFree.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail