Home > Dicas

Conheça 6 substitutos “leves” e gratuitos para o Bloco de Notas

Selecionamos diversos programas que apresentam melhor desempenho que o clássico aplicativo do Windows em tarefas simples e complexas

PC World / EUA

07/01/2011 às 16h58

Foto:

Assim como o coelacanth (peixe pré-histórico), que pouco mudou apesar de milhões de anos de evolução, alguns aplicativos do Windows tiveram pouquíssimos progressos desde o surgimento do sistema operacional da Microsoft. Por exemplo, o atual editor de textos Bloco de Notas (Notepad) não mudou quase nada em relação a versão de 1985.

Apesar de um editor de textos precisar ser uma ferramenta leve (e barata), também precisa ter um bom conjunto de recursos. Se você quer ou precisa de mais de um editor do que o seu Bloco de Notasm oferece – mas não quer gastar dinheiro ou recursos de sistema – nós temos seis opções para você.

Melhorias para tarefas cotidianas
Se você não liga para o destacador de sintaxe (syntax highlighting) ou outros recursos de codificação, e só quer “um Bloco de Notas melhor”, confira o Ted Notepad, que entrega melhor edição de texto para notas simples, memorandos, listas de coisas a fazer e outras tarefas orientadas por texto. Parece bastante com o Bloco de Notas clássico, mas possui mais algumas opções, como melhores funções de busca, classificação e conversão (para lidar com arquivos de texto de ambientes Unix ou Mac, por exemplo).

notepaddica01.jpg

Já o versátil Notepad Tabs vai além da edição de um só arquivo. Além da interface com abas que te permite ter vários textos abertos, o Tabs oferece a habilidade de salvar conjuntos de arquivos em grupos, para que você possa abrir vários deles de uma vez. Ele inclui ainda um pequeno navegador de arquivos na tela principal para tornar mais fácil a abertura dos arquivos. O único ponto negativo é que o browser exibe apenas arquivos “.txt”, sendo que você pode precisar de outros formatos, como “.html” ou “.cpp” (mas é claro que você ainda pode abri-los na caixa de diálogo Abrir padrão).

Editores poderosos para códigos
Os programas a seguir são todos ótimos para tomar notas, mas também oferecem funcionalidade especialmente para o interesse de programadores e profissionais que trabalham com códigos de forma geral. Se você normalmente precisa trabalhar com textos estruturados como HTML ou código fonte, considere esses aplicativos.

No meio da zona entre funcionalidade “demais” e “de menos” está o Notepad 2. Apesar de não possuir suporte para abas, ele possui muitos recursos úteis para trabalhar com um arquivo aberto, incluindo destacador de sintaxe, conversão de codificação e muito mais. Como se trata de um único arquivo “.exe” de menos 700KB, também é um bom app portátil para se colocar em um pendrive ou netbook pequeno.

Destinado principalmente a programadores, o TinyEdit possui uma interface com abas e suporte embutido para destacador de sintaxe para um conjunto de linguagens de programação e scripts. Esse pequeno programa (menos 600KB) roda como um único arquivo “.exe”, sem necessidade de instalação, o que o torna perfeito para um pen drive. Infelizmente, a interface é manchada por um inglês um pouco errado e a caixa de busca ‘esquece’ as opções selecionadas quando aberta.

notepaddica02.jpg

Outro programa muito focado no uso de vários arquivos é o ConText, que possui um navegador embutido parecido com o do Notepad Tabs, mas lista muitos tipos diferentes de arquivos. O programa vem com um pacote grande de destacadores de texto para programadores, assim como um template para você criar o seu. Ele também te permite buscar todos os arquivos abertos de uma vez e mostra os resultados em uma janela separada – ideal para grandes mudanças ou análises.

Por último, no topo da cadeia de funcionalidade está o Notepad++, um editor de texto completo e poderoso ‘disfarçado’ como um humilde substituto do Bloco de Notas. A interface é um pouco bagunçada e cheia com menus muito longos, mas o conjunto de recursos é imenso. Navegação por abas, destacador de sintaxe, gravação de macro, processador de texto e até mesmo uma ferramenta FTP estão todas embutidas. Os únicos pontos negativos: o programa possui tantas opções que pode confundir alguns usuários. E com cerca de 10 MB, o Notepad++ não é exatamente um ‘peso leve’.

Qualquer um desses seis programas lidará com edição de texto de forma melhor do que o tradicional Bloco de Notas. A escolha é quanto ao tamanho e funcionalidade de cada um: um programa cheio de recursos que você nunca vai usar não é melhor do que omite totalmente esses recursos. Como “texto é texto”, não há nenhuma razão para não ter mais de um desses programas gratuitos instalados para propósitos diferentes, ou manter um dos mais completos em seu sistema principal e um dos menores em netbook ou pendrive.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail