Home > Dicas

Conheça 8 soluções para defeitos e inconvenientes do Windows Vista

Muitos dos recursos não funcionam como deveriam. Saiba como modificar e lidar com alguns dos piores erros do sistema operacional.

Lincoln Spector, da PC World/EUA

25/09/2008 às 17h09

windows_fix_150.jpg
Foto:

vista_fix_150Os desenvolvedores da Microsoft tiveram boas idéias quando projetaram o Vista, mas implementações mal feitas transformaram esses grandes conceitos em recursos ruins.

Para ser justo, o Vista herdou a maioria dessas boas intenções de versões anteriores do Windows – mas ou falhou em aperfeiçoá-los ou sequer tentou.

A seguir, listamos oito formas de resolver alguns dos problemas mais irritantes do Vista. Comecemos com uma, absolutamente exclusiva da versão mais recente do sistema operacional da Microsoft, e que é quase que universalmente odiada.

Controle de Conta do Usuário
As pessoas fazem certas coisas no Windows - como instalar aplicativos destrutivos e editar o Registro do sistema operacional – que com certeza merecem o aviso “Você tem certeza de que quer realizar essa ação?”. Tais situações podem até exigir que você seja um administrador antes de poder continuar.

Mas o Controle de Conta do Usuário (CCU, ou UAC, pela sigla em inglês) do Vista, não consegue dar resposta suficiente aos usuários; freqüentemente, ele não oferece maneiras de saber o porquê de algum ato ser considerado perigoso.

E, pior, os desenvolvedores do Vista obrigam que as pessoas cliquem numa caixa de diálogo do CCU até para ajustar o relógio e fazer um backup.

Eis três formas imperfeitas de acabar com as perturbações do CCU. O inconveniente comum a todas elas é que sempre que você dá boot no PC, o Vista avisa que o CCU está desligado. Você pode ignorar os avisos, da mesma forma que ignorava o CCU propriamente dito.

ccu_350

Você pode desligar por completo o CCU no painel de controle

Apenas desligue: Essa solução simples funciona bem numa conta de administrador, mas faz com que contas padrão fiquem quase inutilizáveis. Selecione Iniciar, Painel de Controle, Contas de usuários e clique em Ativar ou Desativar o Controle de Conta de Usuário. Na próxima tela, desmarque Utilizar o Controle de Conta do Usuário para ajudar a proteger o computador. Clique OK e reinicie.

tweak_uac_350

TweakUAC: permite desativar a inconveniência na sua
própria conta e deixá-la intocada para as outras

Use o TweakUAC: Esse programa gratuito consegue desligar o CCU em contas de administrador e ao mesmo tempo deixá-lo ativado em todas as outras. Basta rodar o programa, selecionar Switch UAC to the quiet mode (Mudar CCU para o modo silencioso) e clicar OK.

Ajuste os detalhes de seu CCU: Isto só funciona nas versões Business ou Ultimate do Vista. Selecione Iniciar, digite secpol.msc e tecle Enter. Navegue no painel à esquerda até a pasta Configurações de segurança\Diretivas locais\Opções de segurança. No painel à direita, role a tela para baixo até ver nove opções de como o CCU deve se comportar. Se você não está certo do que essas configurações podem mudar, veja o guia do Walker News.

ccu2_350

Se você não se importa em fazer as coisas na mão, pode
ajustar as configurações usando o Security Policies

++++

Firewall de mão única
Os firewalls inclusos no Windows sempre sofreram do mesmo problema: apesar de bloquearem material suspeito que entra, não fazem nada com aquilo que seu PC envia.

Uma vez que um PC infectado pode enviar spam em massa e encaminhar o número de seu cartão de crédito para alguém sem as melhores intenções, essa é uma melhoria importante.

O Vista tentou arrumar tal problema ao acrescentar um firewall capaz de monitorar e bloquear tráfico de saída. Mas - acredite - o recurso fica desligado por padrão. E os desenvolvedores do SO esqueceram de colocar esses controles em um local visível: a caixa de diálogo das configurações de firewall do Windows. Duas soluções:

Ligue a proteção de saída: Clique em Iniciar, digite firewall e selecione Firewall do Windows com segurança avançada. Clique em Propriedades do Firewall do Windows. As primeiros três abas das quatro que aparecem na caixa de diálogo contém um menu drop-down Conexões de saída. Em todas as três selecione Bloquear.

firewall_350

Você pode ativar o firewall também para saída de dados em seu PC

Obtenha um firewall melhor: mesmo com a proteção de mão dupla ativada, o firewall do Windows é um vigia frágil. Por outro lado, o gratuito Comodo Firewall Pro se saiu muito bem em testes independentes, mesmo se comparado a produtos comerciais de renome, como o Norton Internet Security.

comodo_400

Você sempre poderá substituir o firewall incluso no Windows
por um freebie de qualidade, como o Comodo

Desinstalador de programas e recursos
Instalar um programa do Windows geralmente significa permitir que a rotina de instalação do software finque suas garras profundamente no sistema operacional. E remover esses programas em geral implica rodar um desinstalador que elimina a funcionalidade do aplicativo, mas deixa pra trás as garras fincadas.

revo_400

Quando você remove um programa usando a ferramenta do
Windows, você deixa um caminhão de bugigangas no PC

O Vista renomeou o velho applet Adicionar e Remover Programas do Painel de controle como Programas e recursos, mas os desenvolvedores não mudaram nada nele. Tudo o que ele faz é abrir o desinstalador do aplicativo que se quer apagar.

Como melhor alternativa, baixe o Revo Uninstaller, gratuito. Assim como a função Programas e Recursos do Vista, o Revo oferece uma interface conveniente para abrir os desinstaladores próprios de cada programa. Mas, após isso, o Revo limpa a bagunça que ficou pra trás.

++++

Lista de itens recentes
Outra execução desastrosa de uma boa idéia remonta ao Windows 95 – e ainda não foi consertada. Claro, é muito bom ter uma lista dos arquivos que você usou automaticamente atualizada e convenientemente localizada.

Mas os desenvolvedores do Windows não conseguiram perceber que existem alguns tipos de arquivo aos quais você retorna, e outros que não. É muito provável que se abra novamente um .doc, mas talvez não um .jpeg.

Talvez um fotógrafo tenha essa situação invertida. Mas simples parâmetros pré-definidos de usuários podem resolver ambos os problemas.

itens_recentes_350

ActualDoc: separe seus itens recentes por categorias

Já que a Microsoft não nos deu essa opção, use o ActualDoc, da Flexigensoft. Essa ferramenta poderosa fornece listas separadas para documentos, fotos e outros tipos de arquivos. O programa pode ainda proteger as listas com senha para preservar sua privacidade.

A versão Pro, que custa 20 euros, oferece categorias definidas por usuários e outras ferramentas.

Captura de telas
O Vista teve uma melhoria significativa em relação ao XP no que diz respeito a captura de telas. A ferramenta Snipping Tool pode capturar uma janela única, um retângulo ou um formato de livre escolha.

Mas mesmo assim não pode mostrar o que o ponteiro do mouse está fazendo, além de ficar devendo um cronômetro de disparo. Sem ele, fica muito difícil pegar uma imagem de um menu drop-down.

snapshot_400

WinSnap: melhora os recursos de Print Screen do Vista, por 25 dólares

Por 25 dólares, o WinSnap permite capturar o ponteiro do mouse, e você pode estabelecer um atraso (em milésimos, se você quiser ser preciso). Um recurso particularmente legal: ele pode capturar as múltiplas janelas de um aplicativo ao mesmo tempo em que ignora todo o resto que estiver na tela (apesar de que nem sempre isso funciona direito).

O programa tem ainda ferramentas para ajustar a cor e visual da tela capturada. E é portátil, ou seja, você não precisa instalá-lo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail