Home > Dicas

Conheça a nova ferramenta de busca Google Social Search

O Google está inserindo dados de redes sociais dentro dos resultados de suas buscas, utilizando a novo serviço Social Search

JR Raphael, PC World/EUA

27/10/2009 às 15h59

Foto:

O Google está agregando dados personalizados de redes sociais dentro dos resultados de buscas com a nova ferramenta Google Social Search, lançada em modo experimental na segunda-feira (26/10). A ferramenta adiciona o conteúdo de seus contatos dentro de suas pesquisas no Google.

Ao contrário da pesquisa do Microsoft Bing baseada nas buscas do Twitter, o Google Social Search utiliza sua própria lista de contatos de vários serviços sociais para construir sua própria rede com informações específicas de pessoas que você conhece. E embora inclua o Twitter, a ferramenta também agrega dados do FriendFeed, histórias compartilhadas no Google Reader e outros conteúdos sociais na web.

Utilizando o Google Social Search

Atualmente o Google Social Search faz parte do Google Labs, portanto ainda não está ativado para todos os usuários. Para utilizar, acesse a página inicial do Google e clique em login (no canto superior direito) e após acessar, visite a página do Google Experimental Labs e clique no botão “join the experiment” ao lado da ferramenta.

Após adicionar-se a ferramenta, entre novamente na página inicial do Google (de preferência a página em inglês) e faça uma busca por um de seus contatos. Imediatamente você verá as informações sociais desta pessoa no final da página dos resultados de busca.

Se preferir, clique na opção “Show Options” no canto superior esquerdo da página – ou clique no link “Results from people in your social circle” no final da página – para filtrar os resultados e ver apenas as informações sociais.

Compreendendo o Google Social Search

Mas de onde o Google retira toda essa informação? A resposta não surpreende: do próprio Google. E o lugar principal de onde é abstraído o seu conteúdo social é a partir do seu Google Profile.

É uma página simples de criar, onde você insere informações sobre você e permite que o programa adicione links de outros perfis sociais seus como Twitter, Blog pessoal, FriendFeed, Facebook, etc.

Você precisa criar este perfil e adicionar esses links manualmente, para que o Google possa construir sua própria “rede social”. Além disso, de acordo com o engenheiro do Google Matt Cutts, isso autoriza o Google a associar estas informações ao seu nome, dentro das buscas sociais de outros usuários.

“Uma vez que você criou um Google Profile e adicionou links a seus vários serviços de redes sociais, você confirma estar confortável em compartilhar com o mundo essas informações”, explica Cutts. “E baseando-se nessa autorização, o Google inicia a construção do seu círculo social.”

Além das conexões em seu Google Profile, o Google Social Search utiliza dados compartilhados pelos seus contatos no Google Chat e dentro de sua conta no Google Reader para construir os resultados.

E, além disso, a ferramenta também irá exibir informações sociais compartilhadas com os amigos de seus amigos, incluindo esses dados em seus resultados de busca. Todos os conteúdos indexados são compartilhados publicamente, e sempre que quiser você tem a opção de remover qualquer serviço de seu Google Profile.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail