Home > Notícias

Conheça a versão do Firefox adaptada para o Windows 8

Versão "Metro" do navegador não tem data de lançamento oficial e ainda possui limitações. Preview para tablets já está disponível.

Jared Newman, PC World / EUA

05/10/2012 às 16h48

Foto:

A versão beta do Firefox para Windows 8 está chegando, e uma edição pública inicial do navegador já está disponível para testes. É óbvio que este ainda é um trabalho em progresso - não há nenhuma documentação, e algumas funções vitais (tais como suporte para o scroll do mouse) não funcionam. Ainda assim, é o suficiente para se ter uma ideia de como o Firefox vai funcionar no novo sistema da Microsoft.

Novidades à vista

Novas abas do navegador exibem três colunas: favoritos, histórico recente e downloads, apresentadas como ícones retangulares que combinam com a nova interface do Windows. No topo, há também uma barra unificada para URLs e buscas.

Uma vez que você inicia a navegação por uma página, o Firefox muda seu modo de exibição para tela cheia. Dessa forma, o usuário deve clicar com o botão direito do mouse caso queira abrir a barra de endereços e clicar novamente com o mesmo botão para mostrar todas as abas abertas.

Eu não testei essa função em um tablet, mas suponho que há atalhos correspondentes para levar até estes menus. Mas não se preocupe, você ainda pode configurar o navegador para exibir a barra de endereço e todas as guias a qualquer momento.

firefoxwindows801.jpeg

O botão direito do mouse também traz algumas outras opções em uma barra de menu localizada na parte inferior da tela. Aqui, você pode se deslocar para a lista de downloads, procurar por uma palavra na página, abrir uma página no ambiente de trabalho, dar mais ou menos zoom, criar um marcador, ou fixar a página para a tela inicial.

Este preview do Firefox suporta compartilhamentos por meio da barra "Charms" no Windows 8, por isso fica fácil publicar um link no seu app do Twitter ou Facebook. A função de busca universal do novo SO ainda não é suportada no browser.

Embora seja beta, a versão mostra que tem potencial. Gosto da flexibilidade que permite alternar entre os modos tela cheia e com guias, e a conformidade com a concepção estética do Windows 8. Até agora, o Firefox fez um trabalho de preencher a lacuna de browsers para tablet e desktop melhor que a primeira versão do Google Chrome.

firefoxwindows802.jpeg

Menu inferior do navegador

Não há informações sobre quando a versão final do navegador da Mozilla estará disponível, mas espero uma versão mais usável esteja pronta até o lançamento do OS, em 26 de outubro. Enquanto isso, você pode baixar e testar a novidade em downloadcrew.com. Ao abri-lo pela primeira vez, o defina como navegador padrão, assim o ícone "Nightly" aparecerá na tela Iniciar do Windows 8.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail