Home > Notícias

Conheça a versão limitada do Vista: o Starter Edition

Edição simplificada do sistema operacional tem limitações consideráveis, mas exige menos do PC para rodar.

Por Fernando Petracioli, especial para PC WORLD

08/02/2008 às 16h54

limitacoes_vista_150.jpg
Foto:

Reportagem feita a partir de dúvida de leitor; saiba mais

limitacoes_vista_150

Você sabia que existe uma versão inferior do Windows Vista, que possui diversas limitações em relação às demais variações do sistema operacional?

Se você é usuário do Vista Starter Edition, sabe do que estamos falando. Se nunca usou, vale repetir para gravar bem esse nome: Starter Edition.

Leia também:
> Testamos a versão definitiva do Vista SP1; confira
> Vista SP1  vaza na web antes de estar disponível ao usuário final

Dentre as diversas limitações que o Starter possui, a mais gritante é, sem dúvida, o fato de não ser possível trabalhar com mais de três aplicativos abertos ao mesmo tempo. Ao tentar executar um quarto software, o Windows exibe uma mensagem numa caixa de diálogo informando sobre esse limite.

starter1_400
Limitação: nem tente abrir uma quarta aplicação

O Suporte do Windows esclarece um pouco mais sobre o que não é considerado como programa: pastas, como Documentos, Imagens ou Música; barra lateral do Windows; Itens do Painel de Controle; caixas de diálogo; e a própria Ajuda e Suporte do Windows, ou seja, as interfaces do sistema operacional.

starter2_400
Entenda o que o Vista chama de aplicação

No entanto, é possível abrir quantas janelas se queira de um mesmo
software. Por exemplo, quatro documentos do Word são contabilizados
como apenas uma janela.++++

Mais barreiras
O que o usuário pode - ou não fazer - no Starter, vai além das aplicações. O sistema operacional não reconhece HDs com mais de 250 GB. E as coisas não param por aí: a versão do Windows ainda impõe um selo em marca d’água acima do relógio o tempo todo, esteja você rodando qualquer software (veja figura). Assim, a visibilidade ao trabalhar com alguns programas pode ficar prejudicada.

starter3_400
Starter: marca d'água permanente

Quer um alento? O Vista Starter Edition roda melhor em PCs com menos memória RAM - mas, ainda assim precisa dos mesmos 512 MB exigidos pelas versões regulares do Vista. E há mais um problema no quesito RAM: o SO não gerencia mais do que 1 GB de memória.

Outros destaques da PC World:
> Melhore a visualização de sites ao navegar na web
> Ressuscite arquivos de HD formatado
> Mozilla corrige falhas e lança o Firefox 2.0.0.12

No aspecto da interface, o Starter não possui o chamado recurso Aero, uma das principais novidades gráficas do Vista e que permite a transparência visual presente em algumas sobreposições de janelas. Também não há o recurso Flip 3D, de alternância em 3 dimensões entre as janelas abertas, que existe nos Vista superiores.

flip3d_400
Aero e 3D: nada disso está presente no Starter

++++

O que diz a Microsoft
Quanto a todas essas limitações, Ricardo Wagner, gerente de produtos Windows da Microsoft, diz que a empresa enxerga o mercado desmembrado em diferentes patamares, com diferentes necessidades.

Segundo ele, o Vista Starter Edition foi desenvolvido para atrair usuários para uma nova plataforma - principalmente usuários bem iniciantes, que usam menos recursos. O que pode ser notado até no tutorial do Vista Starter, muito mais básico e didático do que nas demais versão do sistema.

Leia também:
> Microsoft interrompe programa de atualização do Vista pela internet

Wagner justifica esse déficit de recursos como uma limitação técnica, afinal o Starter exige menos do computador, rodando melhor do que o Vista Home Premium, por exemplo, em uma máquina idêntica.

O gerente da Microsoft lembra que o Starter tem, sim, muitas características do Vista apesar das limitações e ainda relativiza o problema: "O usuário principiante não vai sentir falta desses recursos".

Outro ponto lembrado por ele é o preço: um PC com o Starter Edition pode custar alguns preciosos reais a menos.

Apesar de mais barato, não espere encontrar caixas do Starter para comprar em alguma loja de informática. Essa versão do sistema operacional só é comercializada via OEM. Ou seja, a Microsoft entrega o sistema aos fabricantes de computadores para que seja pré-instalado nas máquinas que serão vendidas. "Quando se adquire um PC, a maneira mais barata de se obter um sistema operacional é adquiri-lo pré-instalado", justifica Ricardo Wagner.

Um detalhe: O Vista Starter Edition nem é comercializado nos mercados chamados desenvolvidos, como Estados Unidos, União Européia e Japão. Se o seu PC veio com esta versão do sistema operacional, sua única opção de upgrade é o Home Basic.

Informação ao consumidor
Se o usuário sabe das limitações do software quando adquire um computador novo? "O Starter não é um produto negativo, a ponto de termos que destacar esses pontos", diz Wagner, lembrando que a Microsoft procura orientar o revendedor para que informe corretamente o consumidor no momento compra. Além disso, ele cita o site da Microsoft e o serviço de atendimento telefônico da empresa como fontes precisas de informação sobre o Vista.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail