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Conheça as 10 principais novidades do Office 2013

Office 2013 combina melhorias funcionais com integração em nuvem e suporte para telas sensíveis ao toque. Aqui estão as mais importantes

Helen Bradley, PC World / EUA

26/10/2012 às 19h11

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Este é um momento emocionante para a Microsoft, que lança um sistema
operacional ambicioso e finaliza sua suíte de produtividade, anunciada
como "Novo Office", tendo como o coração as aplicações para desktop Word
2013, PowerPoint 2013, Excel 2013, Publisher 2013.

As mudanças incluem uma aparência elegante que reflete o visual do
Windows 8, melhorias funcionais e integração com o SharePoint e SkyDrive
para armazenar documentos online. Além disso, os vários componentes do
Office Web Apps melhoram a produtividade na nuvem, enquanto tablets
Surface RT possuem sua própria versão do Office.

Você poderá comprar o software separadamente, ou como parte de uma
assinatura do Office 365
- recém-inaugurado para os consumidores e não
apenas para as pequenas empresas.

Embora o software seja enviado aos fabricantes ainda neste mês, a
edição final não chegará aos usuários finais até o primeiro semestre de
2013. Uma prévia do Office assinatura está disponível para download
público desde meados de julho.

Você está planejando o upgrade? Baseado na minha experiência até
agora com os previews do novo Word 2013, Excel 2013 e PowerPoint 2013,
10 características fazem essa decisão valer a pena.

1. Interface Moderna
Por conta da interface Moderna  (anteriormente chamada de "Metro") que você vai terá no Windows 8, o
Novo Office recebeu um novo visual. Os vários tons de cores que
decoravam a antiga interface se foram, bem como as sombras e
sombreamento que sugeriam três dimensões.

Em vez disso, você encontrará uma interface minimalista, lisa, e de
acordo com os “azulejos” da tela inicial do OS. A ideia é que o novo
visual ajude você a se concentrar em seu trabalho e não se distrair com
os objetos que decoram sua tela. Se o redesenho vai atingir esse
objetivo ou não, somente o tempo irá dizer. Eu certamente gostei dessa
aparência mais nítida.

2. Telas de início
Cada aplicativo possui uma cor
específica - azul para o Word 2013, verde para o Excel 2013, laranja
para o PowerPoint 2013, verde para o Publisher 2013. Do mesmo modo que
as telas iniciais de outros aplicativos, a do Word 2013 exibe uma lista
de documentos recentes.

Embora a criação de um documento em branco seja a opção padrão, você
também pode selecionar um modelo alternativo, ou pesquisar modelos
online, ou ainda clicar em “Abrir Outros Documentos” para procurar um
documento no disco ou em uma pasta no SkyDrive.

Essas telas ajudarão novos usuários a encontrar o que desejam com
mais facilidade, e os usuários experientes vão gostar de ter todas as
opções em um só lugar na inicialização. O canto superior direito da tela
exibe detalhes da conta do SkyDrive a qual você está conectado.

3. Integração com o SkyDrive
O Novo Office é projetado para
integrar o serviço em nuvem - com o SkyDrive e o SharePoint, em
particular. Essa é uma boa notícia, se você preferir salvar o seu
trabalho online para acessar de qualquer lugar - embora a maior parte
das pequenas empresas e indivíduos ainda salvem arquivos localmente.

Se você já é usuário do SkyDrive, os detalhes da conta aparecerão no
canto superior esquerdo de todas as telas de aplicativos, bem como em
suas telas iniciais. Clique em “detalhes da conta” para alternar entre
contas e gerenciá-las. Quando você salvar um documento, planilha ou
apresentação, o aplicativo terá por padrão salvar o arquivo na sua conta
do SkyDrive, mas você pode salvar em seu disco local, se desejar.

4. Sincronização entre dispositivos

Quando você salva seus documentos no Office 365, eles estarão
disponíveis para você (e outros) em qualquer dispositivo, em qualquer
momento, via Novo Office, em um PC ou tablet, ou por meio do Web Apps. A
Microsoft já atualizou os Web Apps para Word, Excel, OneNote, PowerPoint, deixando-os com a aparência do Modern e com as tradicionais cores dos aplicativos.

Além disso, Word 2013, Excel 2013, PowerPoint 2013 irão salvar o
último local onde você estava trabalhando antes de salvar o arquivo -
seja documento, planilha, ou imagem. Esta característica faz com que
seja mais fácil de continuar do ponto onde você parou, mesmo que você
abra o arquivo em um dispositivo diferente do último utilizado.

5. Suporte a telas sensíveis ao toque
Alguns recursos novos do Novo Office são
projetadas para facilitar o trabalho com a tela sensível ao toque. O
novo Modo de Leitura do Word 2013 abre um documento de modo que permite
percorrer o arquivo deslizando horizontalmente com o dedo. Em um desktop
com monitor touchscreen, você pode alterar esse comportamento para o
modo tradicional da página de navegação, se desejar.

Além destas alterações úteis, no entanto, a integração com o toque no
Office é um pouco irregular. Você pode usar gestos, como tocar, pinçar,
esticar, e alternar entre outras características. Mas em um monitor
touchscreen de 24 polegadas, infelizmente, os ícones de formatação de
texto ficaram muito pequenos para utilizá-los com precisão. Então,
agora, embora a suíte seja útil em um dispositivo sensível ao toque, ele
ainda está longe de ser amigável.

6. Edição de PDF
Anteriormente você poderia salvar um
documento do Word 2013 como um arquivo PDF, mas não podia editar
documentos PDF no aplicativo, sem que antes precisasse convertê-los em
DOC ou DOCX - até agora. O Word 2013 pode abrir arquivos PDF, editá-los
e, então, salvá-los como arquivos DOCX ou PDF. Quando aberto no Word, o
arquivo mantém a estrutura do PDF, mesmo para elementos como tabelas.
Este avanço vai ser uma grande vantagem para muitos usuários, que podem
simplesmente abrir um PDF e ir direto para o trabalho.

7. Formatação de imagens no PowerPoint
Formatar imagens,
formas e outros objetos no PowerPoint 2013 é agora mais intuitivo. Com o
clique direito do mouse sobre uma imagem, escolha “Formatar imagem”
para abrir o painel de tarefas, que mostrará as opções de formatação
disponíveis para esse objeto. Clique em outro objeto, e as opções no
painel de tarefas mudarão para mostrar apenas as opções disponíveis para
aquele objeto. Você pode deixar o painel aberto enquanto trabalha, sem
que te atrapalhe.

8. Gráficos facilitados
Para os usuários confusos com a
infinidade de opções de gráficos das versões anteriores do Excel 2013, o
novo recurso “Gráficos Recomendados” é muito útil. Selecione os dados
para traçar o gráfico e clique em Inserir > Gráfico Recomendado
para ver opções como barra, linha e gráficos em pizza que o programa
recomenda. Clique em cada gráfico para visualizar como ficará a
aparência do gráfico. Depois de selecionar e criar, pequenos ícones
aparecerão no canto superior direito do gráfico, ao selecioná-lo,
permitindo que o usuário trabalhe com elementos, estilos e cores, e com
os dados do gráfico em si.

9. Mais opções gráficas
No Word 2013, PowerPoint 2013,
Excel 2013, Publisher 2013, e até mesmo no Outlook, novos ícones na guia
"Inserir" da barra de ferramentas permite que o usuário coloque imagens
do seu PC ou a partir de várias fontes online. As opções online incluem
a inserção de imagens dentro da coleção online do Clipart, por meio de
uma busca no Bing, ou pelo SkyDrive ou Flickr. (Para acessar sua conta
do Flickr, você deve primeiro autorizar o Office para se conectar a
ele).

10. Conta Login
O modo de exibição Backstage nas aplicações
do Novo Office (acessado pela guia "Arquivo") inclui uma nova guia
chamada "Conta" (ou "Conta do Office", no Outlook). Aqui você pode logar
com o SkyDrive ou alternar entre contas. Você também pode ver uma lista
de serviços relacionados, tais como Twitter e Facebook, e adicionar
serviços como LinkedIn e SkyDrive. As atualizações do Novo Office
informam sobre o status de todos os updates disponíveis. Clique em
“Opções Atualizar” (Update Options, em inglês) para desativar ou ativar
as atualizações e ver o histórico de updates do Novo Office.

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