Home > Dicas

Conheça as portas do Mac

Veja o guia rápido de portas e conectores encontrados nos principais modelos da Apple.

Macworld/EUA

28/07/2008 às 15h25

portas-mac-150.jpg
Foto:

Você acabou de comprar um Mac e não sabe que tipo de cabo ou conector
deve usar para plugar os periféricos e componentes do próprio sistema
nele? Seja seu novo computador um iMac, Mac mini, Mac Pro, MacBook,
MacBook Pro ou MacBook Air, estes são os conectores que você vai
encontrar na sua máquina - as portas variam de modelo para modelo.

Magsafe Power Adapter

Magsafe

Encontrado nos notebooks mais novos da Apple, este conector usa ímãs para garantir que o cabo está realmente preso. Isso evita que alguém tropece no cabo de força sem querer – ele desconecta o cabo quando muita tensão é colocada sobre ele. Não existe lado certo para usar esse conector – basta plugá-lo para cima ou para baixo.

Ethernet

Gigabit Ethernet
Macs mais novos têm portas Gigabit Ethernet, mas não mais modems. Para conectar o Mac ao seu roteador ou a uma rede com cabos, ligue um cabo Ethernet a esta porta.

FireWire 400


Versão original do FireWire, o FireWire 400 é o modo que câmeras de vídeo e discos rígidos externos se conectam ao Mac. Você ainda pode conectar dois Macs via FireWire para criar uma rede local ou usar uma das máquinas como disco externo (para fazer isso, conecte os dois Macs com um cabo FireWire e reinicie o Mac a ser usado como disco externo pressionando a tecla T).

FireWire 800


É a versão duas vezes mais rápida do FireWire 400 e geralmente é encontrada nos Macs topo de linha, como o Mac Pro e o MacBook Pro.


USB

Portas USB
Os Macs atuais usam o padrão USB 2.0 para conectar iPods, impressoras, câmeras digitais, teclados, mouse e pen drives.

Entrada e saída de áudio

Plugue um conector 1/8 a esta porta para entrada de áudio vinda de microfones analógicos, toca-fitas e outros dispositivos.

audio-in-out

E conecte seus fones de ouvido ou alto-falantes padrão (3,5 mm) ao Mac usando esta porta. Se você tem um Intel Mac mini, iMac, MacBook ou MacBook Pro, pode usar também um adaptador mini-Toslink para conectar aos alto-falantes do home theater ou de outros equipamentos que usem conectores ópticos Toslink.

Entrada e saída de áudio (Toslink óptico) 

audio-optical

Use essas portas para conectar seu desktop topo de linha a sistemas de som surround e capturar áudio de fontes digitais que usem um cabo Toslink.

ExpressCard/34

expresscard
Este slot, que faz parte dos MacBooks Pro mais novos, permite conectar placas externas, como modems sem fio. O 34 se refere à espessura do cartão (34 mm) que se encaixa no slot.

DVI

dvi
Use esta porta para conectar um monitor LCD digital ao Mac. Para conectar um monitor analógico, como um CRT (tubo), você precisa de um conector DVI-para-VGA.

Micro-DVI

micro-dvi

Esta porta, presente no MacBook Air, permite conectar um monitor ao laptop usando adaptadores micro-DVI-to-DVI ou micro-DVI-to-VGA. É compatível com monitores externos de até 23 polegadas, como o Apple Cinema Display.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail