Home > Notícias

Conheça as principais novidades do iPhone 4.0

Entre os 100 novos recursos anunciados por Steve Jobs estão multitarefa "seletiva", zoom 5x, geolocalização automática e suporte para teclado Bluetooth

Macworld/EUA

08/04/2010 às 16h13

Foto:

A Apple revelou, nesta quinta-feira, uma prévia das novidades do iPhone OS 4.0, a próxima versão do sistema operacional de seus dispositivos móveis. O CEO da Apple, Steve Jobs, anunciou mais de 1.500 interfaces de programação de aplicativos (APIs) para desenvolvedores de iPhone 4.0, bem como mais de 100 novos recursos para o usuário.

Veja também:

> Cobertura completa do evento da Apple

Entre as novas funções estão a criação de playlists , zoom digital de até 5x no aplicativo Câmera, foco com o toque na imagem para gravação de vídeos, geolocalização automática para fotos, troca do plano de fundo na tela principal, melhoria na verificação ortográfica, suporte para teclado Bluetooth, multitarefa "seletiva", e o recurso Folders.

stevesdk1.jpg

Mais de 1.500 APIs para desenvolvedores foram lançados no envento do iPhone OS 4.0

Multitarefa
Talvez um dos recursos mais aguardados para o iPhone seja a multitarefa – capacidade de executar múltiplos aplicativos ao mesmo tempo. Da mesma forma que aconteceu com o lançamento da função Copiar & Colar, Steve Jobs reconheceu que a empresa não foi a primeira a adotar o multitarefa, mas garantiu que ela "será a melhor".

Para trocar entre dois aplicativos em execução, o usuário deve pressionar duas vezes o botão Home.  Será aberta uma janela parecida com o dock para mostrar quais aplicativos estão em execução. Toque em algum deles para alterná-lo. Se você estiver jogando, o recurso irá pausar o jogo automaticamente para fazer a troca dos apps, permitindo que o jogo continue de onde foi parado.

Por padrão, essa função em estiolo dock vai exibir quatro aplicativos em execução, mas se você tiver mais programas abertos, pode rolar a tela para a esquerda para visualizá-los.

O vice-presidente sênior de software do iPhone, Scott Forstall, disse que a implementação da multitarefa envolve alguma armadilhas como, por exemplo, aplicativos de música, GPS, notificações, entre outros. Forstall contou que a empresa desenvolvou códigos próprios para executar cada tipo de aplicação em segundo plano e aumentar a vida útil da bateria.

Segundo ele, esta API estará disponível para os desenvolvedores de aplicativos. Neste caso, a Apple continuou no controle da situação, pois nem todos os softwares vão tirar proveito da multitarefa, apenas os que ela quiser. Em outros casos, o sistema de push continuará a ser a opção.

Folders/Papel de parede

Finalmente, a solução para quem tem muitos aplicativos. Steve Jobs apresentou o recurso Folders para a tela Home do iPhone, permitindo que os usuários agrupem suas aplicações. Você pode arrastar um app em cima do outro para criar uma pasta automaticamente. O iPhone nomeia a pasta com base na categoria de aplicativos e adiciona um ícone correspondente. Não há limite para a criação de pastas, e ainda podemos criá-la nas barra dock do iPhone. Semelhante ao iPad, o iPhone OS 4.0 também vai permitir a troca do plano de fundo na tela principal.

gamesinterface.jpg

Pastas são criadas automaticamente quando um ícone de um aplicativo é colocado sobre outro

Mail
A Apple renovou o aplicativo Mail no iPhone OS 4.0 com a inclusão de novos recursos. Foi adicionada uma caixa de entrada unificada, que permite a visualização de todas as mensagens recebidas em várias contas de e-mail. Outra novidade é o suporte aos servidores Exchange e a capacidade de organizar listas de discussão.

Os arquivos anexados também foram aprimorados, permitindo abri-los em aplicativos separados, incluindo os desenvolvidos por terceiros.

iBooks no iPhone
Depois de anunciado para o iPad, o iBooks também estará disponível no iPhone OS 4.0. É uma versão menor que o aplicativo para o tablet, mas vem com as mesmas funções, incluindo a compra de livros na iBookstore.

Funções Enterprise
O iPhone OS 4.0 tem novas funções para usuários empresariais. Todos os e-mails, incluindo anexos, podem ser criptografados com o seu código PIN. A Apple também disse que terá APIs de criptografia disponíveis para desenvolvedores de terceiros para que façam o mesmo com os dados armazenados em seus aplicativos.

Game Center
Liberada apenas como um prévia para os desenvolvedores, a Apple anunciou um rede social de jogos chamada de Game Center. Ela parece pronta para competir com os serviços Xbox Live e Playstation NetWork. O usuário poderá convidar amigos, participar de jogos online, competir com ganhar medalhas e muito mais.

iAd
Como diziam os rumores, a Apple anunciou seu próprio sistema de anúncios para o iPhone OS, o iAd. Os desenvolvedores vão poder colocar publicidade em seus aplicativos utilizando vídeos e elementos interativos. O sistema é construído inteiramente em HTML5. “É uma forma de ajudar nossos desenvolvedores a ganhar dinheiro com publicidade e manter seus aplicativos gratuitos”, disse Steve Jobs.

iadlogo.jpg

Desenvolvedores poderão ganhar dinheiro com sistema de anúncios, iAd, para aplicativos

Disponibilidade e compatibilidade
Embora a Apple esteja divulgando a prévia do iPhone OS 4.0 nesta quinta-feira, o sistema operacional só estará disponível no meio do ano, para usuários finais. Já os desenvolvedores recebem o software imediatamente.

 Nem todos proprietários de iPhones e iPods touch poderão usufruir de todos recursos anunciados, pois o mesmo só será 100% compatível com o iPhone 3GS e iPods touch de terceira geração.

Usuários do iPhones 3G e iPods touch de segunda geração ganharão suporte somente para algumas novas funções, mas nada de multitarefa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail