Home > Notícias

Conheça as principais novidades do iPhone 4.0

Entre os 100 novos recursos anunciados por Steve Jobs estão multitarefa "seletiva", zoom 5x, geolocalização automática e suporte para teclado Bluetooth

Macworld/EUA

08/04/2010 às 16h13

Foto:

A Apple revelou, nesta quinta-feira, uma prévia das novidades do iPhone OS 4.0, a próxima versão do sistema operacional de seus dispositivos móveis. O CEO da Apple, Steve Jobs, anunciou mais de 1.500 interfaces de programação de aplicativos (APIs) para desenvolvedores de iPhone 4.0, bem como mais de 100 novos recursos para o usuário.

Veja também:

> Cobertura completa do evento da Apple

Entre as novas funções estão a criação de playlists , zoom digital de até 5x no aplicativo Câmera, foco com o toque na imagem para gravação de vídeos, geolocalização automática para fotos, troca do plano de fundo na tela principal, melhoria na verificação ortográfica, suporte para teclado Bluetooth, multitarefa "seletiva", e o recurso Folders.

stevesdk1.jpg

Mais de 1.500 APIs para desenvolvedores foram lançados no envento do iPhone OS 4.0

Multitarefa
Talvez um dos recursos mais aguardados para o iPhone seja a multitarefa – capacidade de executar múltiplos aplicativos ao mesmo tempo. Da mesma forma que aconteceu com o lançamento da função Copiar & Colar, Steve Jobs reconheceu que a empresa não foi a primeira a adotar o multitarefa, mas garantiu que ela "será a melhor".

Para trocar entre dois aplicativos em execução, o usuário deve pressionar duas vezes o botão Home.  Será aberta uma janela parecida com o dock para mostrar quais aplicativos estão em execução. Toque em algum deles para alterná-lo. Se você estiver jogando, o recurso irá pausar o jogo automaticamente para fazer a troca dos apps, permitindo que o jogo continue de onde foi parado.

facebook foto 3D

Por padrão, essa função em estiolo dock vai exibir quatro aplicativos em execução, mas se você tiver mais programas abertos, pode rolar a tela para a esquerda para visualizá-los.

O vice-presidente sênior de software do iPhone, Scott Forstall, disse que a implementação da multitarefa envolve alguma armadilhas como, por exemplo, aplicativos de música, GPS, notificações, entre outros. Forstall contou que a empresa desenvolvou códigos próprios para executar cada tipo de aplicação em segundo plano e aumentar a vida útil da bateria.

Segundo ele, esta API estará disponível para os desenvolvedores de aplicativos. Neste caso, a Apple continuou no controle da situação, pois nem todos os softwares vão tirar proveito da multitarefa, apenas os que ela quiser. Em outros casos, o sistema de push continuará a ser a opção.

Folders/Papel de parede

Finalmente, a solução para quem tem muitos aplicativos. Steve Jobs apresentou o recurso Folders para a tela Home do iPhone, permitindo que os usuários agrupem suas aplicações. Você pode arrastar um app em cima do outro para criar uma pasta automaticamente. O iPhone nomeia a pasta com base na categoria de aplicativos e adiciona um ícone correspondente. Não há limite para a criação de pastas, e ainda podemos criá-la nas barra dock do iPhone. Semelhante ao iPad, o iPhone OS 4.0 também vai permitir a troca do plano de fundo na tela principal.

gamesinterface.jpg

Pastas são criadas automaticamente quando um ícone de um aplicativo é colocado sobre outro

Mail
A Apple renovou o aplicativo Mail no iPhone OS 4.0 com a inclusão de novos recursos. Foi adicionada uma caixa de entrada unificada, que permite a visualização de todas as mensagens recebidas em várias contas de e-mail. Outra novidade é o suporte aos servidores Exchange e a capacidade de organizar listas de discussão.

Os arquivos anexados também foram aprimorados, permitindo abri-los em aplicativos separados, incluindo os desenvolvidos por terceiros.

iBooks no iPhone
Depois de anunciado para o iPad, o iBooks também estará disponível no iPhone OS 4.0. É uma versão menor que o aplicativo para o tablet, mas vem com as mesmas funções, incluindo a compra de livros na iBookstore.

Funções Enterprise
O iPhone OS 4.0 tem novas funções para usuários empresariais. Todos os e-mails, incluindo anexos, podem ser criptografados com o seu código PIN. A Apple também disse que terá APIs de criptografia disponíveis para desenvolvedores de terceiros para que façam o mesmo com os dados armazenados em seus aplicativos.

Game Center
Liberada apenas como um prévia para os desenvolvedores, a Apple anunciou um rede social de jogos chamada de Game Center. Ela parece pronta para competir com os serviços Xbox Live e Playstation NetWork. O usuário poderá convidar amigos, participar de jogos online, competir com ganhar medalhas e muito mais.

iAd
Como diziam os rumores, a Apple anunciou seu próprio sistema de anúncios para o iPhone OS, o iAd. Os desenvolvedores vão poder colocar publicidade em seus aplicativos utilizando vídeos e elementos interativos. O sistema é construído inteiramente em HTML5. “É uma forma de ajudar nossos desenvolvedores a ganhar dinheiro com publicidade e manter seus aplicativos gratuitos”, disse Steve Jobs.

iadlogo.jpg

Desenvolvedores poderão ganhar dinheiro com sistema de anúncios, iAd, para aplicativos

Disponibilidade e compatibilidade
Embora a Apple esteja divulgando a prévia do iPhone OS 4.0 nesta quinta-feira, o sistema operacional só estará disponível no meio do ano, para usuários finais. Já os desenvolvedores recebem o software imediatamente.

 Nem todos proprietários de iPhones e iPods touch poderão usufruir de todos recursos anunciados, pois o mesmo só será 100% compatível com o iPhone 3GS e iPods touch de terceira geração.

Usuários do iPhones 3G e iPods touch de segunda geração ganharão suporte somente para algumas novas funções, mas nada de multitarefa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail