Home > Notícias

Conheça as respostas para cinco dúvidas sobre o Windows XP SP3

Última grande atualização do sistema operacional mais popular do mundo e rival do Vista, chega para os usuários amanhã.

Redação do IDG Now!

27/04/2008 às 21h24

Windows_XP_sp3_150.jpg
Foto:

Windows_XP_sp3_150Ele é o sistema operacional mais popular do planeta, mas seu reinado está prestes a terminar. Ainda que esteja sob pressão para estender o prazo, a Microsoft já reafirmou que o suporte convencional do Windows XP termina em 30 de junho (embora o CEO da empresa, Steve Ballmer, tenha aventado a possibilidade de extensão).

Na última etapa formal do Windows XP, a Microsoft oferecerá para a comunidade em geral o Service Pack 3, última grande atualização do sistema operacional lançado em 2001, que teve seu mais recente pacote de modificações divulgado há quase quatro anos.

Leia mais:
> As cinco principais dúvidas sobre o Windows XP SP3
> Será que o SP1 vai consertar o Vista?
> Viagem no tempo: a história do Windows em 19 imagens

O IDG Now! reuniu as principais dúvidas que usuários, iniciantes ou experts, possam ter sobre o Service Pack 3 em um conjunto de perguntas e respostas bastante objetivas. Confira.

O que é o Service Pack 3?
Os Services Packs são a forma encontrada pela Microsoft para otimizar e introduzir novidades no sistema Windows enquanto a próxima versão do sistema operacional está em desenvolvimento.

Na terceira versão do SP para Windows XP, a Microsoft integrará todas as atualizações de segurança desde o lançamento do SP2 (em 2004), com algumas otimizações para o sistema.
++++
Windows_XP_sp3_150Qual o tamanho do Service Pack 3?
A Microsoft ainda não confirmou o tamanho do pacote de atualizações. Tradicionalmente, porém, o acúmulo de atualizações de segurança desde 2004 faz com que o Service Pack 3 potencialmente ultrapasse as centenas de MBs.

Se seu sistema estiver totalmente atualizado, o pacote deverá ser bem menos pesado.

Como eu consigo baixar o SP3?
A Microsoft já divulgou a versão final do SP3 para Windows XP para integradores e grandes clientes corporativos, o que faz com que redes torrent ou P2P já ofereçam dezenas de diferentes versões para o sistema.

Oficialmente, a Microsoft oferecerá o SP3 para toda sua base de usuários em 29 de abril. No primeiro momento, a atualização poderá ser feita apenas pelo download do pacote direto do site da Microsoft.

Leia mais:
> Viagem no tempo: a história do Windows em 19 imagens
> Como rodar o Windows no Mac - e sem abandonar o Leopard
> Microsoft libera o Vista SP1 em português
> Windows XP para portáteis terá suporte até 2010

A companhia afirmou que só colocará o SP3 no Windows Update, o que provavelmente levará à sua adoção em massa, em junho ou julho.

O que meu sistema precisa para instalar o SP3?
A Microsoft afirma que usuários com o Windows XP com o Service Pack 1 no PC conseguem instalar a nova atualização, embora aconselhe usuários a procurar o Service Pack 2 antes de procurar pelo mais recente pacote.

Tal qual o SP1 do Windows Vista, a companhia exige que o usuário tenha um sistema operacional com a mesma língua do pacote de serviços a ser instalado.

Isto signfica que seu Windows XP em português não conseguirá instalar o SP3 em inglês a ser divulgado nesta semana.
++++
Windows_XP_sp3_150Tenha um pouco mais de paciência. A Microsoft Brasil confirmou que o SP3 em português chega aos integrados brasileiros em 5 de maio e estará disponível nas redes MSDN e TechNet quatro dias depois.

Usuários finais terão acesso ao pacote finalizado, seja por download ou pelo Windows Update, apenas na primeira quinzena de junho.

O gerente de produto Windows da Microsoft Brasil, Ricardo Wagner, cita o dia 10 de junho, mas admite que ela "pode mudar".

Quais as principais novidades do SP3?
No quesito novidades, é possível considerar o Service Pack 2 como a última grande atualização do Windows XP.

Ao invés de introduzir novidades como firewall e novos suportes a redes sem fio,  o novo pacote de atualizações reúne todas as correções de segurança para o Windows XP junto a novidades pontuais no sistema operacional, majoritariamente ligadas a segurança.

O novo detector de “black holes” em roteadores alerta usuários sobre o descarte de pacotes de dados feitos pelos equipamentos de rede, enquanto a Network Access Protection (NAP), presente no Windows Vista, é uma plataforma de segurança de rede que define parâmetros para que diferentes máquinas tenham acesso à rede local.

Leia mais:
> As cinco principais dúvidas sobre o Windows XP SP3
> Viagem no tempo: a história do Windows em 19 imagens
> Como rodar o Windows no Mac - e sem abandonar o Leopard
> Sete perguntas sobre o SP3 do Windows XP

 Com a atualização, o Windows XP também detalhará com mais informações mudanças nas configurações de segurança do sistema. Já o Kernel Mode Cryptographic Module integra diferentes algoritmos de criptografia para melhorar a integração de drivers com o kernel do sistema operacional.

Por fim, o Windows XP SP3 não exige mais que o usuário digite seu código de acesso antes do término da instalação completa do sistema operacional, sistema também presente no Windows Vista para combater a proliferação de cópias piratas do Windows.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail