Home > Dicas

Conheça maneiras fáceis de passar seus e-books para o iPhone e oiPad

Dicas permitem que você use o Automator ou outros serviços simples para transformar seus livros eletrônicos em arquivos ePub compatíveis com o app iBooks

Macworld / EUA

28/09/2011 às 16h07

Foto:

Quando você quer ler seus documentos em qualquer lugar que esteja, um bom caminho é o app iBooks, da Apple, para os aparelhos iOS. Para colocar um documento no seu iPhone ou iPad, salve-o como um documento PDF, arraste esse arquivo para sua biblioteca do iTunes, e então sincronize-o com seu aparelho iOS.

Infelizmente, quando você faz isso, pode perder algo durante a transferência, incluindo links ao vivo e arquivos de vídeo e áudio. Se quiser salvar uma versão mais interativa dos seus arquivos e páginas no iBooks, há uma alternativa. Crie uma versão ePub do seu documento.

O Lion oferece meios embutidos para fazer isso por meio da ação Texto para EPUB (Text to EPUB) do programa Automator. Você pode acessá-la ao criar um fluxo de trabalho de ação única no Automator ou ao instalar alguns serviços e acioná-los por meio de um menu contextual. Vamos começar pelo método do Automator.

Use o Automator para converter arquivos
Abra o Automator (em /Aplicativos), escolha Aplicativo (Application) na planilha que aparece, e clique em Selecionar (Choose). Na janela do Automator, escolha Texto (Text) no painel Biblioteca (Library) e então arraste o item Texto para arquivo EPUB (Texto to EPUB File) no painel Ações (Actions) para a área de trabalho.

Clique no botão Opções (Options) e habilite a opção Mostrar essa Ação quando o Fluxo de Trabalho Começar (Show This Action When the Workflow Runs). Selecione Arquivo, Salvar (File, Save) e então nomeie o fluxo de trabalho (por exemplo, Conversão para EPUB). Salve-o no Desktop como um aplicativo.

ibooksfacil01.jpg

 Ao converter um arquivo para ePub você não perde links, filme ou imagens

Agora crie um documento de texto e salve-o como um arquivo RTF (pode ser qualquer editor de texto ou app de processamento de texto que suporta RTF – incluindo o Microsoft Word e o TextEdit, da Apple). Quanto tiver terminado, salve o documento e então arraste o ícone do arquivo para o aplicativo de fluxo de trabalho que criou anteriormente. Uma janela Texto para Arquivo EPUB vai aparecer.

E é nessa janela que acontece a mágica. Simplesmente adicione a informação que o aplicativo pedir. Comece ao digitar o título para seu documento – esse é o nome que aparecerá no iBooks. Seu nome de autor será preenchido automaticamente com seu sobrenome de administrador (você pode mudar isso, se quiser). Digite um nome para seu arquivo no campo Salvar Como (esse pode ser um nome diferente do título), seguido pela extensão .epub (então vai ficar “Meulivro.epub”, por exemplo). Depois escolha um lugar para salvar seu arquivo a partir do menu pop-up Onde (Where).

Se você quiser adicionar uma imagem de capa para seu “livro”, apenas arraste um arquivo de imagem para o menu pop-up Imagem de Capa (Cover Image) – ou selecione Outro a partir do menu pop-up e navegue até a imagem que quiser usar. Você pode adicionar um arquivo de imagem, áudio ou vídeo ao início ou final do seu livro. Para fazer isso, clique no botão Adicionar (Add), navegue até o arquivo que quiser usar, e clique em Adicionar na planilha.

A partir do menu pop up Inserir Mídia (Place Media), escolha se quer adicionar mídia ao início ou ao final do livro (se você adicionar mais de um arquivo de mídia para um capítulo, o primeiro arquivo aparecerá onde você o direcionou – no começo ou no fim – e os arquivos seguintes aparecerão ao final do livro).

Clique em Continue e o aplicativo vai criar um arquivo ePub, pronto para ser sincronizado com seu aparelho iOS. Após ter sincronizado o arquivo, apenas abra o iBooks, localize seu livro recém-adicionado na lista de livros, e toque nele. A sua arte da capa aparecerá como a capa da obra no iBooks.; e qualquer arte, áudio, ou filmes que tiver adicionado também aparecerão; e todos os links web estarão lá. Toque em um deles e o navegador Safari abriá e te levará para a página associada.

ibooksfacil02.jpg

 Ajuste as configurações do seu documento (que logo será um e-book) nesta janela

Mas você não está limitado a uma única página. Uma maneira de adicionar múltiplos capítulos é selecionar todos e arrastá-los para o aplicativo que você criou. Eles aparecerão em ordem alfabética, por isso você deve dar títulos que permitam que eles sejam organizados de maneira fácil, como “Capítulo 1 – O início”, “Capítulo 2 – o meio” e “Capítulo 3 – final”, por exemplo. Se você também adicionar arquivos de mídia e colocá-los no começo dos capítulos, cada um desses capítulos começará com sua própria imagem, arquivo de áudio ou filme.

Baixe um serviço de fácil acesso para converter arquivos
Um modo alternativo permite que você faça isso sem precisar criar o fluxo de trabalho. Desta forma, você pode criar um livro no formato ePub usando um dos serviços descritos no site Automation.com do Mac OS X.

Os quatro serviços instaláveis (que podem ser baixados aqui) incluem Create EPUB Book With Contents Of Clipboard, Create EPUB Book With Selected Files, Create EPUB Book With Selected Text, e Create Formatted EPUB Book With Selected Text. Dê um clique duplo em cada um deles para instalá-los no local correto.

Você acionará o primeiro serviço usando o menu Serviços (Services) em um aplicativo. Então, por exemplo, enquanto estiver trabalhando no Pages, selecione um trecho de texto, copie-o, escolha Pages, Serviços, e então selecione o serviço a partir da lista. A janela Texto para arquivo EPUB então aparecerá. Aqui você pode adicionar elementos para o seu livro.

ibooksfacil03.jpg

Transforme vários arquivos em ePub usando um serviço do OS X que pode ser baixado

O app Create EPUB Book With Selected Files permite adicionar vários arquivos (cada um deles representando um único capítulo). Para usá-lo, selecione múltiplos arquivos de texto ou .rtf no Finder, dê um clique neles com o botão direito do mouse ou com o botão Control apertado, e selecione Serviços, Create EPUB Book With Selected Files a partir do menu contextual. Novamente, você verá a janela Texto para Arquivo EPUB. Configure-o como destacado acima.

Já o utilitário Create EPUB Book With Selected Text funciona em um documento. Selecione um trecho de texto, dê um clique com o botão direito do mouse e escolha esse comando para abrir a janela Texto para Arquivo EPUB. Note que o arquivo ePub resultante não terá links que podem ser abertos ou a formatação original do arquivo.

E, por fim, o Create Formatted EPUB Book with Selected Text  funciona da mesma maneira – selecione um texto, acione o comando, e abra a janela Texto para Arquivo EPUB. A diferença entre esse serviço e o mencionado anteriormente é que o livro ePub criado usará a formatação original do arquivo e links que podem ser abertos na web.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail