Home > Notícias

Conheça nosso Frankenbook, netbook com o Mac OS X

Cansado de esperar pelo lançamento do computador ultraportátil da Apple? Pois a Macworld americana "hackeou" o compacto Dell Mini 10V e instalou o sistema operacional da Apple. Confira o resultado

Macworld/EUA

07/08/2009 às 14h10

Foto:

Quem é fã do Mac OS X e precisa de um computador ultraportátil para ler e-mails ou navegar na Internet aguarda ansiosamente pela entrada da Apple na área dos netbooks (portáteis compactos e com baixo custo), rumor frequente nos últimos meses, e que a empresa nega.

O notebook mais compacto da Apple tem 12 polegadas – muito grande para tarefas tão simples. Cansados de esperar pela definição Apple, especialistas da Macworld americana resolveram criar seu um netbook com o Mac OS X (sistema operacional da Apple), que envolveu não apenas a troca de software, mas o upgrade (atualização) do equipamento. Conheça o processo para chegar a esse "Frankenbook".

O hardware
Depois de avaliar vários netbooks e o grau de compatibilidade com o Mac OS X, os editores da Macworld dos Estados Unidos escolheram usar o Dell Mini 10V, com tela de 10 polegadas com processador Atom 1.66GHz/667 MHz e disco rígido de 160 GB. Ele pesa 1,14 quilo e já vem com Windows.

dell1.jpg

Dell Mini 10v "hackeado": netbook com Mac OS X

Teclado
Com padrão americano, o teclado chega a ser 8% menor que um teclado de um notebook convencional e 11% menor que o modelo parecido, o Dell Vostro A90. Para maior conforto, é indicado comprar um mouse Bluetooth (tipo de conexão sem fio), já que o trackpad (controle presente no teclado que substitui o mouse) não se comporta da melhor maneira possível.

dell2.jpg

Teclado: apesar de compacto esse netbook tem todas as teclas nas localizações tradicionais

Atualizando a RAM
O Dell Mini 10V vem configurado com 1 GB de memória RAM, o que vale um upgrade, com pelo menos mais 1 GB. Como a Dell não oferecia uma versão com 2 GB, encomendamos um pente de memória de outro fabricante. Para modificar a memória, é preciso ter paciência. Como mostra a imagem abaixo, para chegar ao compartimento das memórias você precisará praticamente desmontar o noteboook, o que gastou cerca de 40 minutos, em nosso caso. É um processo lento, que exige muito cuidado para não quebrar os dispositivos que ficam presos nas peças de plástico do equipamento.

dell3.jpg

Upgrade de memória do Frankenbook: processo levou 40 minutos

Converter para OS X
A instalação do sistema também exige um trabalho extra. Em alguns casos será necessário fazer vários testes para encontrar o método que melhor se adapta para concluir a instalação. Com a RAM melhorada, carregamos a máquina com o Windows para garantir que tudo estava funcionava. Só para começar, o instalador do Mac OS X não funcionava.

Depois disso, minha placa AirPort não era identificada (e tinha sido visualizada no Windows!). Depois de reiniciar o equipamento algumas vezes, muitas atualizações de software e de cruzar os dedos, ele começou a funcionar. E quase tudo funcionou bem no Dell Mini 10V, com exceção do áudio, que ficou mudo e exigiu um drive extra. A câmera embutida foi compatível com o iSight, bem como o indicador de bateria, que funcionou bem. Todos os softwares trabalharam bem.

Conclusões
Conseguimos criar uma máquina muito compacta e leve que usa o Mac OS X. Para montar esse netbook, foram investidos 412 dólares (nos Estados Unidos), já incluídos 2 GB de memória, adquiridos separadamente. Isso é menos da metade do que custa o MacBook Air  (o notebook mais leve da Apple) usado. Isso sem falar que nosso Frankenbook traz três portas USB, leitor de cartão SD, porta VGA e Ethernet 10/100, recursos não disponíveis no MacBook Air.

Até que a Apple lance seu netbook ou mesmo tablet, este Dell com Mac OS X facilmente atende as necessidades de mobilidade dos especialistas de Macworld. Claro que um teste definitivo acontecerá durante uma viagem. E ele será submetido a ela em breve.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail