Home > Dicas

Conheça o equipamento necessário para ver TV no seu computador

Uma placa, externa ou interna, e software dedicado são suficientes para assistir TV no PC e até gravar a programação.

Fernando Petracioli, especial para a PC WORLD

18/07/2008 às 17h40

TV_captura_150.jpg
Foto:

Reportagem feita a partir de dúvida de leitor; saiba mais

tv_captura_150Ver TV no computador é quase tão simples como assistir num televisor comum. O único item extra necessário é uma placa de TV que deve ser instalada no PC. A grande maioria dessas placas são encaixadas na entrada PCI da placa-mãe, mas existem alguns modelos externos que podem ser ligados na USB.

> Clique aqui para ver preços de placas de TV, que variam de R$ 66 a 719, dependendo da marca

Uma vez que a placa for conectada corretamente, será preciso instalar os drivers que a acompanham na caixa do produto. Quando tudo estiver instalado perfeitamente, basta levar o sinal de televisão ao computador, através da placa.

placa_tv_ext

Placa de TV externa: liga-se ao computador pela entrada USB

Em geral, são oferecidas as entradas de antena por cabo coaxial (aquele branco que você também liga no televisor) e de S-Vídeo.

O cabo coaxial pode ser o mesmo da TV aberta, da televisão por assinatura, ou TV digital. Nesses dois últimos casos, é imprescindível que o cabo seja o que sai do decodificador ou set-top-box. Isso porque as placas de TV não conseguem decodificar o sinal nem da TV paga, nem da TV digital.

++++

A entrada S-Vídeo, por sua vez, é utilizada para capturar imagens provenientes de dispositivos como câmeras filmadoras, videocassetes e DVD players.

Uma alternativa para fazer o sinal da TV chegar ao PC por meio da placa são os cabos compostos RCA (aqueles três coloridos - vermelho, amarelo e branco), principalmente se o caso for de TV a cabo. Caso a placa de TV não tinha entrada para eles, pode-se utilizar um adaptador na entrada S-Vídeo, que se desmembra nas três conexões RCA.

placa_tv_int

Placa de TV interna: em geral trazem entradas do cabo coaxial e S-Vídeo na placa interna de TV
(a terce
ira entrada é um sintonizador de rádio FM)

Além da placa, que é responsável pela conversão do sinal de TV para um formato compatível com o PC, para sintonizar e assistir a programação você vai precisar de  um aplicativo específico, que geralmente acompanha a placa. Se não for o caso, faça o donwload dele no site do fabricante da placa.

Alguns desses softwares oferecem, além da simples sintonização, a possibilidade de gravar a programação, agendar gravações e até de pausá-la, sendo possível retomá-la a partir do mesmo ponto mais tarde.

++++

1-seg
O que foi dito até agora vale para os dispositivos tradicionais de captura de sinal de TV, seja ele externo ou interno.

Entretanto, existe uma maneira adicional de capturar o sinal de TV digital no PC sem passar, antes por um set-top-box. É o caso dos sintonizadores USB de TV digital específicos para dispositivos móveis.

Isso se torna possível por que eles utilizam uma fraçao do sinal da TV digital reservada exclusivamente para eles, denominado 1-seg.

O que acontece é que o sinal da TV digital foi dividido em 13 segmentos, e 12 deles foram dedicados exclusivamente para as transmissões de HDTV.

O segmento restante foi reservado para dispositivos móveis, como celulares, pocket TVs e laptops.

Os sintonizadores de TV digital para notebooks e PCs são parecidos com um pen drive e possuem uma antena responsável pela captação do sinal. Um único porém: com resolução menor, de apenas 320 x 240 pixels. Clique aqui para saber mais sobre os receptores de TV digital para dispositivos móveis.

tectoy_mobtv

Sintonizador USB do sinal 1-seg da TV digital

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail